Uso Linux há uns 4 anos e há um mês resolvi me aventurar pela primeira vez no Arch Linux. Ao ir lendo e assistindo tutoriais, fazendo testes e escolhendo meus pacotes de softwares, me peguei pensando no seguinte: Eu poderia dizer que estou criando minha própria distro?
Explico: se eu instalei o Arch (ou Ubuntu/Debian) no mínimo e instalei os pacotes dos programas que gosto pra criar o meu ambiente, eu não diria que eu criei uma distro, certo? Eu estou simplesmente usando a distro! Afinal, espera-se que eu vá instalar programas pra eu usar nestas distros. Mas e se eu criar um script que automatiza a instalação para criar esse ambiente, estaria eu criando uma distro-based? Basta isso para criar uma distro? Ou seja, basta eu pegar um Arch, ou Ubuntu minimal, gerar um script que instala os programas necessários e pronto, já posso dar um nome pra ela e dizer que sou o desenvolvedor da distro Tal baseada no Arch ou Ubuntu?
O que eu quero dizer é, qual a linha que define se estou apenas usando uma distro, ou se estou usando minha própria distro-based? Pq pra mim, pegar uma distro, juntar um monte de programas e criar uma ISO que instala conforme você configurou não deveria me dar o direito de dizer que esta é uma distro-based…
Um sistema operacional é um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo uma interface entre o computador e o usuário.
Isso significa que qualquer junção de programas que torne possível a utilização do computador por meio de uma interface que utilize linguagem humana é considerada um sistema operacional. Essa interface pode ocorrer de várias formas, como em CLI (Command Line Interface) ou GUI (Graphical User Interface).