Quando o novo manjaro sai

Alguém sabe quando o Manjaro KDE irá lançar uma nova versão ? alguma noticia sobre ?

Bem-vindo ao fórum!

O Manjaro, como sua raiz, o Arch, segue o modelo de atualizações Rolling Release. Isso significa que não existem versões pontuais como o Ubuntu (20.04 > 20.10 > 21.04 > …). O sistema operacional é atualizado continuamente. Por exemplo: quando uma nova versão do Plasma é lançada, quem usa o Kubuntu precisa esperar uma próxima versão para poder usá-la. Em distribuições Rolling Release, o ambiente gráfico é simplesmente atualizado. A rapidez com que a atualização chega depende da distro, mas em geral é mais rápido do que nas Fixed Release (pelo fato de não precisar esperar uma nova versão do sistema operacional).

Resumindo: o Manjaro não terá “nova versão”, todos os seus pacotes serão simplesmente atualizados.

2 curtidas

Ele tá perguntando quando sai uma nova ISO do Manjaro, eu acho.

Sendo a pergunta “Quando sai uma nova versão”, acredito que ele desconheça o conceito de lançamento contínuo e de que novas ISOs com as atualizações mais recentes são lançadas periodicamente.

Também pela equipe do Manjaro nomear novas ISOs com números de versão diferentes, isso pode confundir bastante.

1 curtida

Cara, faz uma semana que a versão 21 foi lançada.

Muito obrigado pela resposta. Estou instalando nesse momento e me falaram que precisava pegar a versão mais recente. Por isso a pergunta. Nunca usei linux

**ISO com as atualizações mais recentes

1 curtida

É

Então, generalizando, existem dois tipos de distribuição Linux.

Lançamento Fixo

Também conhecidas como Fixed release, são distribuições com versões fixas, como 1, 2, 5, etc. Atualizações de grandes partes do sistema, como o ambiente gráfico, são feitas de versão em versão. Exemplos: Debian, Ubuntu, Fedora, openSuSE Leap, etc.

Lançamento Contínuo

Também conhecidas como Rolling release, são distribuições sem versões fixas, onde as atualizações são feitas continuamente. Ou seja, não precisa esperar a próxima versão para usar um programa mais novo, assim que a distro quiser você pode atualizar. Exemplos: Arch, Manjaro, Solus, openSusE Tumbleweed, etc.


Não sei se fui claro, portanto deixarei este vídeo como sugestão:

Onde LTS = lançamento fixo e Rolling release = lançamento contínuo

1 curtida

Desculpe por inserir tantas informações logo de cara, mas o resumo é que o Manjaro não tem versões, é apenas atualizado continuamente.

O pessoal aí respondeu já, acabou de sair novas ISOs… agora é a “versão” 21 (ou seja, essas imagens vem com o mais atualizado até serem lançadas). Contudo, assim que o sistema é instalado, novas atualizações ficam disponíveis, e quanto mais tempo passa, maiores são essas atualizações.

Uma explicação importante é que o Manjaro, mesmo baseado em Arch, mantém repositórios próprios. E ela, mesmo sendo rolling release (de atualização contínua), não é bleeding edge (onde as atualizações são disponibilizadas assim que oferecidas, como no Arch). Quando saem essas atualizações, elas passam primeiro por 2 outros repositórios (unstable e testing) até irem ao repo estável, quando os usuários “comuns” podem baixá-las. Por isso, em geral elas vem a cada 15 a 20 dias, e em quantidade (1 GB é comum).

@Lucas_Maciel, se te interessar, temos um grupo no Telegram pra tirar dúvidas e apresentar novidades, é só chegar:

1 curtida

Outra dúvida comum é quando saem atualizações importantes nas interfaces gráficas - recentemente vieram o XFCE 4.16 e o KDE Plasma 5.21, e em breve chega o Gnome 40. O Manjaro, como faz algumas modificações sensíveis nas interfaces (customização, extensões etc.), demora um tantinho a oferecê-las. Provavelmente será dos últimos a receber o Gnome 40 - como foi com o 3.38. Mas quando vier, é bem certo que as modificações que faz estarão (quase) todas ajustadas. Por isso a demora…