Quando o Manjaro atualizará o GNOME para a versão 3.38?

Pelo Manjaro ser rolling e ter característica de oferecer tudo updated, não vi nada por ae sobre a atualização para o Gnome 3.38. Será que estão preparando para o Manjaro 20.2?

Desculpem a pergunta simples, mas deve ser uma pergunta que todos os Manjarianos devem estar fazendo rs

Pra começar, o Manjaro sempre demora a liberar as atualizações mais recentes (o que vc já deve saber - mas não custa lembrar). E acho que o 3.38 ainda nem saiu de fato, está ainda restrito ao Gnome OS. Mas imagino que no máximo 1 mês depois de sair o lançamento oficial as alterações cheguem ao Manjaro. No entanto, elas tem que ser feitas com cautela, pois afetam várias das extensões que já vem pré-instaladas no sistema. Imagino que, com isso, acabe demorando um tanto mais, pois serão necessários scripts de desintalação das extensões. O que seria legal era alguma forma da Manjaro avisar pelo próprio Pamac das alterações e como proceder com as extensões do Gnome, tanto as pré-instaladas quanto as que os usuários colocam via site
Opiniões, @msteles, @Capezotte e @swatquest?

Mais ou menos essa a filosofia do Manjaro. Sempre tem um período de espera de entre 2 semanas ou um mês depois que entra no repo do Arch pros Archeiros serem cobaias.

O Gnome 3.38 entrou nos repos do Arch nesse último 26 de setembro, vamos ter notícia dele no Manjaro mais ou menos entre 10 de outubro e 24 de outubro.

1 curtida

Até entendo que as distros tem um trabalho para adaptar a nova versão do Gnome para dentro de seu próprio biosistema, mas todo projeto tem planejamento. A equipe do Gnome lança cronogramas e versões instáveis para que os devs já possam conhecer e iniciar o processo de inserção em suas distros. É o que acontece com a distribuição do Android, mas tem marcas que acabam não conseguindo ser eficiente o suficiente para atualizar seus aparelhos num tempo razoável.

Certamente há teams de distros bem mais alinhados q outros. O Fedora lançou seu beta com o novo Gnome “quase” que instantaneamente q lançou a DE final. O Ubuntu acabou de lançar seu beta com o Gnome 3.38. Dae a pergunta se mantém. Qual é o cronograma de lançamentos do Manjaro, uma das mais populares e importantes distribuições linux? Se ainda não existe, devo concluir que existe falhas de planejamento.

Desculpe se pareci ser duro com a explanação kkk, mas sou um cara meio analítico mesmo kkkk

1 curtida

Fedora lançou o 3.38 na versão beta do novo sistema. Na estável, permanece sendo o 3.36. O Ubuntu vai ter o 3.38 na nova versão 20.10, que está ainda para ser lançada. Acho que em distros em versão funcional, só o Arch e derivados diretos. Acho que a tua preocupação tem sentido, mas as mudanças são substanciais. Então, numa distro RR, os cuidados devem ser intensos. Mas deve ter algo no Twitter deles, vou ver aqui…

Deve estar pra sair:

1 curtida

Ah, isso eu vi e só anuncia a nova versão do Gnome que faz parte do projeto Manjaro, mas nenhuma informação sobre previsão de implementação, data, versão, etc.

Sim, to sendo chato com isso, reconheço mesmo kkkk… mas é pq, pra mim é óbvio que qq projeto público comercial ou não precisa de plano estratégico, processos, cronograma e tudo isso q supõe-se que toda empresa precisa.

1 curtida

…me retratando, rsrs. Agora que notei em um parágrafo de um comentário de um dos desenvolvedores que prevê o lançamento em cerca de 1 mês, mas… ele adiciona uma janela de 2-6 semanas.

“I’m thinking we might be ready for a release in a month or so, but this involves some uncertainties that we don’t have much control over. So, 2-6 weeks?”

Ou seja, a melhor resposta é não faço ideia quando sai kkkk

1 curtida

Isso tem 2 semanas… acho que semana agora que começa sai…

No Arch em si o GNOME continua na versão 3.36.6 (só saiu a 3.38 no repositório testing). Devem estar corrigindo bugs.

Do jeito que o dev do Manjaro foi “assertivo” alí no prazo, eu nem arrisco a chutar rs

O que me dá mais conforto é saber que a maior parte do trampo vem pronto do Arch, o Manjaro só precisaria organizar isso com seu biosistema que não é tanta coisa vai… basicamente só o pamac rs.
Só espero que tenhamos um Galaxy 10

1 curtida

Não é só o PAMAC, tem o as extensões, creio que os headers do kernel, portar as paradas pros repos da Manjaro… não me parece tão simples, mas concordo que a resposta foi beeeeeem vaga

Eles demoram um pouco pra anunciar sim, maninho. Mas não se trata de sacanagem não: eles demoram pra portar todo o repositório do Manjaro e deixar tudo mais estável.

Como o Manjaro se tornou uma empresa muito recentemente, percebe-se um delay deles em comparação a outras instituições pra fazer tudo isso. Mas é normal… digamos que como empresa, o Manjaro ainda é uma “recém nascida”.

1 curtida

sim sim eu sei rs… mencionei o pamac pq ao meu ver seria o trampo mais robusto… mas admito que neste quesito meti só o bedelho pq nao sou dev, mas o que reclamo do Manjaro é mesmo baseado no lance administrativo q é o q mais manjo… especialmente o “1 mês e talvez mais 2 à 6 semanas” … isso foi de cair o cu da bunda kkkkkk

vendo por esse lado, dá pra dar um descontinho pra eles hehehe… mas se eles abrirem o olho, podem virar monstros, pq o Manjaro é um ótimo projeto e quem usa uma vez, não quer outro, mesmo tendo alguns defeitinhos rs.

2 curtidas

Eu tbm não sou dev, só curioso… mas nisso tô contigo, tbm acho meio lento… e Manjaro é Caverna do Dragão, vc testa distros mas não sai dele… quem sabe achamos a cura pro SDA?

2 curtidas

Eu acho que a encontrei :grin:

2 curtidas

Tá usando mais Manjaro não, @Xinux26?

1 curtida

Estou! :grin:
Acho que foi a minha cura para o SDA!

2 curtidas

Ah, sim… o meu problema atual é uma possível SDDe (tá dando uma vontade de voltar pro Cinnamon!!)
Aqui: Install Desktop Environments - Manjaro

1 curtida

Não será melhor instalar o Manjaro Cinnamon logo?

1 curtida