Qual suas expectativas/distros que você bota fé para 2020 no mundo linux?

Bom, primeiramente feliz ano novo pra geral aí.

Seguindo a onda do último vídeo do Dio, achei bacana isso e queria saber a opinião de vocês sobre isso, qual suas expectativas em relação ao linux para 2020 e/ou uma distro que vocês acham que merecem atenção.

Me: Espero me mudar totalmente para o mundo linux e me sossegar em uma única distro. E acho que uma distro (não sei se é a denominação correta) para se ficar de olho é no UnityXP. É um projeto que eu to achando legal e que a cada dia parece estar ficando melhor

E vocês, o que acham ?

4 curtidas

Deepin e Manjaro tem sido grandes nomes entre tantas opções. Acho que vão ser destaque nos próximos meses porque estes tem recebido muitas melhorias, e ambos os projetos são bem sólidos, os desenvolvedores sabem onde querem chegar e estão trabalhando bem nas novidades. São distros bem atraentes e muto bem polidas; de certo que vai atrair muita gente nova.

5 curtidas

Que snaps, appimages e flatpaks continuem evoluindo ao ponto do Linux tornar-se cada vez mais prático e estável evitando-se as quebras banais de sistemas.

Que o novo DDE do Deepin seja realmente bom e revolucionário.

Que a diversidade de softwares aumente significativamente.

Sobre distros em si imagino o desenvolvimento ainda maior de Manjaro e Deepin.

4 curtidas

Ao meu ver, o Manjaro e o Deepin são as Distros que merecem atenção.

3 curtidas

Manjaro e Deepin tendem a crescer bastante, Manjaro pelo crescimento do projeto, tanto em usuários quanto em esforços da equipe responsável. Já o Deepin será impulsionado pela adoção em massa na China.

2 curtidas

Minha expectativa é o Deepin. Sinto que nele irei me acomodar e deixar de saltar tantas distros.

3 curtidas

Acredito que seja o Deepin, a versão 20 promente um grande salto de design e usabilidade.
Outra distro que eu acredito que possa nos surpreender é o Manjaro, agora que é uma empresa, a distro alcançará um patamar mais empresarial podendo ficar lado a lado de distros voltadas para o mercado corporativo.

2 curtidas

Eu não pesquisei muito, mas por que a expectativa com o manjado está tão alta ? Eu testei a versão gnome dele e gostei, não me acostumei muito mas queria voltar a usar um dia ainda

1 curtida

Queria comentar de uma distro a qual lançou seu alpha no fim do ano passado e seu beta no dia 06/01/2020, ela se chama Project Trident e costumava ser baseada no TrueOS e agora passou a se basear no Void Linux. Tenho acompanhado seu desenvolvimento e o pessoal responsável parece muito animado com os novos ares que o Linux tem a oferecer, particularmente no que se refere a leveza do runit e do poder do xbps, ambas tecnologias oferecidas no Void. Fiquem ligados que essa distro vai dar o que falar!

1 curtida

Complementando meu comentário, Zorin OS parece que vai crescer também.

1 curtida

Espero um aumento no número de usuários Linux no geral, o que fará bem para todas as distros.

2 curtidas

Estou de olho no Ubuntu 20.04, Deepin 20, Elementary OS, Linux Mint. Além dessas, algumas distros mais desconhecidas como o Tails Linux, Void Linux e em especial o Project Trident, que está migrando da base TrueOS (FreeBSD) para o Void Linux :thinking: :slight_smile:

Vou continuar acreditando no Mint, acho que vem coisa boa por ai.

2 curtidas

Tava me esquecendo do Ubuntu 20.04 mesmo, quero ver como vai ficar

1 curtida