Seguindo a onda do último vídeo do Dio, achei bacana isso e queria saber a opinião de vocês sobre isso, qual suas expectativas em relação ao linux para 2020 e/ou uma distro que vocês acham que merecem atenção.
Me: Espero me mudar totalmente para o mundo linux e me sossegar em uma única distro. E acho que uma distro (não sei se é a denominação correta) para se ficar de olho é no UnityXP. É um projeto que eu to achando legal e que a cada dia parece estar ficando melhor
Deepin e Manjaro tem sido grandes nomes entre tantas opções. Acho que vão ser destaque nos próximos meses porque estes tem recebido muitas melhorias, e ambos os projetos são bem sólidos, os desenvolvedores sabem onde querem chegar e estão trabalhando bem nas novidades. São distros bem atraentes e muto bem polidas; de certo que vai atrair muita gente nova.
Que snaps, appimages e flatpaks continuem evoluindo ao ponto do Linux tornar-se cada vez mais prático e estável evitando-se as quebras banais de sistemas.
Que o novo DDE do Deepin seja realmente bom e revolucionário.
Que a diversidade de softwares aumente significativamente.
Sobre distros em si imagino o desenvolvimento ainda maior de Manjaro e Deepin.
Manjaro e Deepin tendem a crescer bastante, Manjaro pelo crescimento do projeto, tanto em usuários quanto em esforços da equipe responsável. Já o Deepin será impulsionado pela adoção em massa na China.
Acredito que seja o Deepin, a versão 20 promente um grande salto de design e usabilidade.
Outra distro que eu acredito que possa nos surpreender é o Manjaro, agora que é uma empresa, a distro alcançará um patamar mais empresarial podendo ficar lado a lado de distros voltadas para o mercado corporativo.
Eu não pesquisei muito, mas por que a expectativa com o manjado está tão alta ? Eu testei a versão gnome dele e gostei, não me acostumei muito mas queria voltar a usar um dia ainda
Queria comentar de uma distro a qual lançou seu alpha no fim do ano passado e seu beta no dia 06/01/2020, ela se chama Project Trident e costumava ser baseada no TrueOS e agora passou a se basear no Void Linux. Tenho acompanhado seu desenvolvimento e o pessoal responsável parece muito animado com os novos ares que o Linux tem a oferecer, particularmente no que se refere a leveza do runit e do poder do xbps, ambas tecnologias oferecidas no Void. Fiquem ligados que essa distro vai dar o que falar!
Estou de olho no Ubuntu 20.04, Deepin 20, Elementary OS, Linux Mint. Além dessas, algumas distros mais desconhecidas como o Tails Linux, Void Linux e em especial o Project Trident, que está migrando da base TrueOS (FreeBSD) para o Void Linux