Qual SO eu uso? Windows ou Ubuntu?

Olá meus caros amantes de linux, vim tirar uma dúvida que me perturba a mt tempo, eu trabalho em uma igreja fazendo as transmissões ao vivo e apresentações no telão usando Holyrics, Desde que o computador(Intel I5 9ª Geração, 8Gb de RAM, GTX 1650) foi comprado que eu formatei ele com windows 10, mas de uns tempos pra ca eu tenho pensado em colocar Ubuntu nele(eu criei uma paixão pela nova interface do ubuntu que colocaram na 18.04) mas eu to com um pé atrás sobre isso, tipo se vai dar certo entende, nesse computador os programas que eu masi uso são OBS Studio, Holyrics, Vivaldi, Camtasia studio, photoshop. Eu realmente quero usar Linux Ubuntu nele mas to com muitas dúvidas se vai valer a pena, alguém pode me ajudar, vai mesmo valer a pena usar ubuntu nessa maquina?

Olá Pedro Henrique.

Eu não sou expert no assunto, mas posso compartilhar a respeito de minha experiência na migração.

No momento estou migrando do Windows 8.1 para o Debian. Essa migração se deve pelo fato do Windows encerrar seu ciclo de atualizações de segurança em janeiro/2022, meu notebook não comportar o win10 e também porque sou um entusiasta do debian.

Eu iniciei essa migração usando o debian em uma máquina virtual e simulando todos os cenários possíveis que necessito para o uso, tanto no lado pessoal como no lado profissional.

Quando eu senti segurança nas aplicações que irei adotar no meu dia a dia e vi que o sistema me deixa seguro, eu instalei o Debian em dualboot com o Windows.

Hoje, 90% do meu tempo é no Debian, e deixarei o dualboot por um bom tempo. Isso porque caso eu tenha alguma situação urgente que o Debian não venha a me atender, recorro rapidamente ao Windows.

Como no seu caso você tem um “esquema” que tem segurança com o Windows, onde as coisas acontecem, sugiro fazer o mesmo, ir testando aos poucos todos os cenários que você necessita para ai sim, fazer a migração.

Mas tenha em mente que por mais esteja animado para mudar pra o Ubuntu, você precisa ter confiança e segurança de que o seu novo Sistema irá suprir todo o seu ambiente de trabalho.

No mais, desejo boa sorte e que você possa logo em breve estar 100% no mundo Linux.

1 curtida

O Holyrics é bem bugado na maioria das interface linux (não sei como está hoje em si, mas até o começo do ano não tava legal), só consegui me dar bem em uma interface uma época, que se não me engano foi o Cinamon do próprio Mint, nas outras o comportamento não foi legal.

Fora isso, se prepare para sofrer um pouquinho em questão dos arquivos que vem de outras pessoas de fora, como por exemplo um pregador com um slide feito no powerpoint, mas se instalar as fontes da MS já ajuda muito, mas sempre tem aquele ajustezinho que tu acaba tendo que fazer, o WPS meio que já da conta um pouco.

Sobre os outros programas, o OBS é super tranquilo de se instalar, o Vivaldi também, agora o camtasia e o PS não tem suporte pra linux, então se quiser realmente, vai ter que ser na base do Wine (que é chatinho pra instalar, se é que daria certo pro camtasia), já recomendo você instalar o Gimp (a cada dia, acredito muito na capacidade de superar o PS), e sobre o camtasia se for pra edição de video recomendo você pegar alguma das maravilhas que tem disponivel pra linux como o Olive Video Editor, Kdenlive, Davinci Resolve ou até mesmo seguir na minha linha que seria usar o blender (sou apaixonado, principalmente hj em dia que tá perfeito pra videos), agora se você está procurando o Camtasia pra gravação de tela, recomendo o próprio OBS mesmo.

1 curtida

Valeu pela dica mano

Eu vou ficar em Dual Boot por enquanto

Fiz isso. Ainda continuo em dualboot, mas recorrendo menos ao Win 10. Estou usando quase 100% das vezes o Ubuntu 20.04. Ensaiei cenários, antes na máquina virtual e depois no dualboot. Hj estou a um passo de desinstalar o win10 e permanecer só com o Ubuntu. Confirmo que esse procedimento é o mais válido.

1 curtida