Alguns anos atrás eu já testei e usei Tails e Kali, porém há alguns dias atrás eu ainda usava o windows 10 como base no meu computador, devidamente ao fim do suporte da Microsoft eu já testei o WIndows 11 e eu não gostei, então eu migrei para o bazzite, instalei e tudo certo até o momento, mas no quesito uso casual qual seria a melhor distro? em distro nichadas qual seria a melhor? (Ex: Qubeos).
Eu acho que isso é questão muito pessoal, eu uso mint devido a estabilidade e funcionar bem. No caso eu uso no notebook, quando eu tiver um Pc eu pretendo usar o bazzite.
Depende de qual seria o uso casual feito e qual o uso nichado que será feito.
casual para uso cotidiano: games, e-mail, rede social, etc
Nichado: programar, privacidade, segurança, redes, ou qualquer distro ultra especifica como caine
até o momento uso o bazzite para games, estou gostando muito
Não existe exatamente um melhor, mas, melhores dada a diversidade de distros, posto isso, o que pode ter dentro de suas preferência e usos é o sistema “perfeito” para ti, mas, isso também como frisado, depende de questões pessoais. Um sistema para uso casual (de propósito geral) e um para nicho seriam justamente coisas opostas, mas, dependo da distro, poderia sendo configurada, servir ao propósito oposto também.
Exemplos de distros populares para o uso geral: Zorin, Mint, Ubuntu, Pop!_OS, etc. Para jogos, o PikaOS tem sido muito elogiado pelo fato de ser de uso muito agradável e ter um funcionamento “azeitado”.
Linux é um mundo.
Segurança, Forense e Pentest
Sistemas recheados de ferramentas para testes de invasão, análise de redes ou investigação digital.
Parrot OS Security: O principal rival do Kali. É baseado em Debian, mas costuma ser um pouco mais leve e traz um visual mais amigável de fábrica.
BlackArch Linux: Baseado em Arch, voltado para usuários avançados. Vem com mais de 2.800 ferramentas de segurança pré-instaladas.
CAINE (Computer Aided Investigative Environment): Focado exclusivamente em forense digital. Ele monta discos em modo “apenas leitura” por padrão para garantir que nenhuma evidência seja alterada durante a investigação.
DEFT Linux: Outra distro italiana famosa voltada para resposta a incidentes e computação forense.
-
Privacidade e Anonimato Extremo
Sistemas projetados para não deixar rastros, blindar seus dados e evitar vigilância em massa.
Whonix: Funciona em par (duas máquinas virtuais). Uma faz o papel de Gateway (passa tudo pela rede Tor) e a outra é a sua área de trabalho isolada. É uma das formas mais seguras de navegar anonimamente.
Kodachi: Baseado em Debian, focado em privacidade ativa. Ele criptografa todo o sistema na RAM e vem com VPN, Tor e ferramentas para limpar metadados de arquivos prontas para uso.
PureOS: Desenvolvido pela Purism, focado em software 100% livre e privacidade. É auditado para garantir que não haja rastreamento de empresas.
-
Produção Multimídia (Áudio, Vídeo e Design)
Distros que vêm com kernels de baixa latência (essencial para áudio não atrasar) e os melhores programas de edição já configurados.
Ubuntu Studio: A mais famosa do nicho. Vem pronta com ferramentas para edição de vídeo (Kdenlive, Blender), áudio (Ardour) e design gráfico (GIMP, Inkscape).
AV Linux: Uma distro ultra otimizada para produção de áudio e vídeo em computadores mais antigos, usando uma interface bem leve (XFCE).
Fedora Jam: Uma “spin” (versão alternativa) do Fedora voltada especificamente para músicos e produtores de áudio.
-
Ressurreição de PCs Antigos
Feitas puramente para rodar em computadores com hardware muito defasado (pouca memória RAM e processadores antigos).
Puppy Linux: O sistema inteiro roda direto na memória RAM. É incrivelmente leve (a ISO tem menos de 400MB) e faz PCs da década passada voarem.
AntiX: Baseado em Debian estável, não usa o gerenciador de sistema `systemd` para economizar cada megabyte de RAM possível. Perfeito para notebooks velhos.
Bodhi Linux: Usa uma interface própria chamada Moksha (derivada do Enlightenment). É minimalista, bonita e consome menos de 300MB de RAM ao iniciar.
-
Emulação e Consoles Retrô
Sistemas que transformam o computador ou o Raspberry Pi em um videogame antigo assim que você liga o aparelho.
Batocera.linux: Uma das melhores interfaces para emulação. É só colocar num pendrive, iniciar o PC por ele e jogar do Atari ao PS3.
Lakka: A distro oficial do ecossistema RetroArch. É extremamente limpa e usa uma interface que lembra muito o menu do PlayStation 3.
-
Ciência, Engenharia e Educação
Sistemas customizados com softwares matemáticos, estatísticos e de simulação física.
Fedora Astronomy: Uma versão do Fedora recheada de ferramentas para astrônomos amadores e profissionais controlarem telescópios e analisarem imagens do espaço.
Sugar on a Stick (SoaS): Uma distro educacional voltada para crianças, com uma interface totalmente pensada para aprendizado lúdico e jogos matemáticos.
Para uso casual, os colegas responderam muito bem acima. ![]()
Testei Arch com hyprland… achei bem interessante para quem gosta de controle total, customização e configuração…