Qual recurso você gostaria que o XFCE tivesse?

Antes do 4.14 era o uso pelo compositor para eliminar o tearing, agora que já tem, acho que próximo passo é trabalhar em implementar Wayland, mas isso eu sei, que vai levar muito tempo ou talvez nem aconteça! Então uma das DE’s que só espero que continue simples e estável…

3 curtidas

Dada as limitações do Wayland é bem provável que realmente o XFCE não consiga, teve um compositor (o sway) conseguiu através de um workarround corrigir alguns dos problemas do Wayland mas implementar isso no XFWM seria bem doloroso e não resolveria totalmente o problema

Mesmo pelo LXHotkeys não dá para deixar apenas uma tecla como atalho. Já tentei por ele também. Quando você manda ele fazer alguma coisa com apenas um atalho, dá erro e não salva. Já pesquisei na internet várias vezes, parece que é uma limitação mesmo.

Meu nível de noobice não me permite palpitar sobre isso. Usava o mint cinnamon e só agora mudei para o XFCE e não senti falta de nada por enquanto.

1 curtida

uma coisa bem besta: um botão de “marcar como executável” em .jar

Uma interface para proxy, um jeito de compartilhar arquivos pelo samba de maneira facil kkkk o compton como wm padrao

Fixar programas nos paineis e abri-los na mesma instância, como era no Unity, por exemplo. Atualmente utilizo o Dockbarx pra isso, mas uma opção nativa no XFCE seria bem vinda.

1 curtida

Sobre os temas, tem alguns motivos:

O XFCE ainda estava em transição ao GTK3, então talvez agora no XFCE 4.14 eles funcionem corretamente.

Outro problema são que alguns temas são feitos sem 100% de suporte ao XFCE. Alguns temas carecem de suporte adequado ao XFWM4 (Gerenciador de Janelas). Alguns temas do XFCE Look são antigos e suportam apenas o GTK2, que era usado no XFCE até pouco tempo e etc.

Espero que agora os temas antigos e novos possam se adequar e suportar corretamente o XFCE 4.14, para que esses problemas sejam passado. Sobre o blur, concordo que seria uma ótima adição.

1 curtida
  • Acho o Xfce4 muito bom. Apesar de alguns temas não serem compatíveis, é uma boa interface. Contudo acho que Thunar falha em não salvar a classificação das pastas.

  • A configuração da área de trabalho pode ser consertada com uma configuração css no gtk3, mas poderia vir com mais opções e não ficar dependentes de temas.

  • Mais opções de programas. Muitas vezes mesmo usando Xfce4, o usuário baixa alguns pacotes do Gnome pois o do Xfce4 pode ser fraco ou não existe, alguns exemplos: file-roller, baobab, gnome-characters, simple-scan, gnome-keyring, evince, e etc.

Tem como instalar aquele recurso do KDE de buscar o aplicativo digitando direto na área de trabalho? Voltei a usar o xfce no MX Linux (pelo menos por uma semana), mas o costume do Fedora KDE tá me atrapalhando. É possível instalar esse recurso?

Um outro recurso que eu acharia interessante, ainda no menu Whisker, seria ele ter o mesmo recurso do xfce4-settings da abrir no póprio menu e poder manipular as configurações, como poder até agregar os de plugins extras, como exatamente o xfce4-settings faz.

Outro também seria o Whisker poder interagir com scripts em sua pesquisa.

Ele meio que faz isso através de botões de ação

Funcionalidade nativa para usar o Google Drive pelo Thunar, assim como há no GNOME pelo GNOME Online Accounts.

2 curtidas

Então. Ele na verdade só lança a pesquisa auto completando a tag e enviando pro app abrir e pesquisar - nesse momento ele fecha.

O que quero dizer mesmo, seria dele enviar a entrada para o script, e com a restosta do mesmo, já apresentar a resposta no próprio Whisker mas sem ele fechar.

Seria como se o Whisker fosse feito com um Webview que servisse como lancador, mas que também lêsse outras páginas que fossem geradas por scripts externos e exibisse a resposta.

Se ele se tornasse nativo assim, ai vc ia ver um Launcher de poder pra o XFCE!

O Xfce precisa de um calendário mais chamativo e customizável. E de uma tremenda caprichada em seu visual no “padrão de fábrica”, que é embaraçosamente ruim, e bem sabemos que o Xfce pode proporcionar um ambiente lindo, vide Zorin Lite, Chalet OS, Tiger OS e Modicia OS.

3 curtidas

Já passou da hora do xfce possuir uma loja de aplicativos nativa, como gnome software e discover do plasma, outra coisa, algo que tem nativamente no gnome e não tem no xfce e também no plasma, são as contas online sincronizadas com o gerenciador de arquivos, isso é ótimo e faz muito tempo que temos no gnome, o plasma tem o pacote “kio gdrive” pra baixar mas é super instável, vira e mexe nao está funcionando.

3 curtidas

O XFCE carece de alguns apps básicos, como calculadora, calendário, gerenciador de arquivos compactados, leitor de PDF, etc… e nós temos que instalar esses apps de outros ambientes de desktop, como o GNOME. Também acho que seria interessante o projeto ter uma loja de aplicativos. E outra coisa que eu gostaria era o Xfwm4 ter um modo overview, como o GNOME e como o Plasma implementou recentemente, onde podemos ter uma visão geral de todas as janelas e áreas de trabalho.

3 curtidas