Qual recurso você gostaria que o XFCE tivesse?

O XFCE é uma das interfaces mais solidas do mundo Linux, mas também é uma das que menos inova em recursos, talvez uma coisa seja consequência da outra, mas escrevemos um artigo sobre o que deve ser a próxima versão do XFCE (XFCE 4.16), onde os desenvolvedores apontam a intenção de trazer atualizações mais recorrentes, confira aqui: https://www.diolinux.com.br/2019/08/xfce-416-deve-sair-em-2020.html

Então fica a pergunta: Se você pudesse adicionar algo ao XFCE, o que seria?

6 Curtidas

Compatibilidade com os Temas GTK que o Gnome Shell ou o Cinnamon utilizam.

Se eu baixar 10 temas do Gnome Look/XFCE Look/Cinnamon Look ao menos 9 ou 10 vão funcionar muito bem no Gnome Shell e Cinnamon, mas dos mesmos 10, pelos meus testes menos da metade funcione bem e sem bugs no XFCE.

O motivo disso eu não faço idéia, mas é o uma das coisas que me afasta do XFCE (considerando que gosto de uma “perfumaria”). haha

E é claro que um blur (leia-se: chave do sussesso) é sempre bem vindo. haha

6 Curtidas

Gosto do Xfce do jeito que ele é. Acho que o mais importante é ir corrigindo eventuais bugs e aquele problema que algumas pessoas tem com tearing.

Em relação a recursos em si, acho que não queria nada novo. O que poderia ser adicionado ao projeto é um gerenciador de login. Atualmente eles costumam usar o lightdm, porém, eu, por experiência, já tive alguns problemas com o lightdm-gtk-greeter. Se o projeto conseguisse adicionar o próprio gerenciador de login seria bem legal. Por outro lado, isso tomaria mais tempo dos devs, que já não são muitos. :pensive:

2 Curtidas

Cara… complicada essa pergunta. XFCE é a minha DE e acho que não mudaria nada nela. Tô com o @Tuxraldo… Gosto dela do jeito que é.

1 Curtida

Eu gostaria que tivesse um compositor mais engrenado, com mais recursos e tear free por definitivo, de resto pra mim ta ótimo

1 Curtida

Algumas funcionalidades no Thunar, tipo, dividir a janela em dois, o F3. Nem uso, mas é uma boa funcionalidade
Quando aberto, aparece na bandeja do sistema o nome da pasta aberta e o nome “Gerenciador de Arquivos”. Tipo -> Downloads - Gerenciador de arquivos
Quando uma pasta é selecionada não há a informação de quantos arquivos existem dentro da mesma.
E a aparência que nomes das pastas ficam, o nome fica muito extenso. Não fica muito organizado
O menu precisa ser remodelado.

2 Curtidas

Parte do update atual é exatamente sobre isso

1 Curtida

Mas não resolve o problema completamente.

Ao criar seu próprio Display Manager, o XFCE ficaria completo! Espero que o pessoal trabalhe nesse sentido - na nova versão 4.16 - e nos dê de presente um DM enxuto e original, pois a interface merece ter seu próprio gerenciador de logins! :slightly_smiling_face:

1 Curtida

Blur
Porque sim, gosto de blur :stuck_out_tongue_winking_eye:
Mas, eu tambem gostaria de um menu diferente, tipo o do MATE ou do Cinnamon, pois eu não curto aquele menu do XFCE, além de uma repaginada na opção de mudar os temas, é muito feio aquilo :sweat_smile:

5 Curtidas

Cara, eu sou fã do menu Whisker! Queria que tivesse ele para LXDE e LXQt. Se existisse o whisker menu para kde… talvez eu começasse a gostar do kde.
Gosto pessoal é um negócio complicado!
hehehehe

5 Curtidas

Gostaria de ter as opções de atalho para gerenciar as janelas de aplicativos que nem no gnome, ainda sinto falta de enviar a janela de um aplicativo para o segundo monitor utilizando atalho.

O WiskerMenu incorporado ao projeto XFCE, trazendo ele por padrão no xfce4-panel - Acho que é desenvolvido por terceiros, me corrigam se eu estiver errado .
E se incorporado, incluir a opção de fixar atalhos em uma barra extra (Isso o deixaria semelhante ao do Windows 10) e uma maior escolha de posicionamento dos botões de Saida (que já incluiria a troca de usuário e bloqueio de tela) e Configurações.

E o tão aguardado “Visualização das miniaturas das janelas ao passar o mouse pelo botão do programa exibido no painel”.

Exibir o Desktop ao ficar com o cursor sobre o plugin de Exibir Desktop.

Como já dito: compatibilidade com temas GTK+, e até QT(se possível).

Opção de arredondamento da borda do painel (Existem multiplos gostos com mais opções).

Um menu com opção de tela cheia.

Integração com gerenciadores de arquivos para gerar atalhos ao arrastar e soltar um arquivo no painel.

Acho que falta uma forma mais intuitiva de ejetar um pendrive pela barra de tarefas igual é no windows.
Sei que essa função existe mas fica muito escondida o que é ruim para usuários leigos

Sim, o menu whisker é um projeto à parte do xfce. Mas vem instalado como padrão em alguma distros, como Xubuntu. Linux Mint, Peppermint, Manjaro, etc.
No menu whisker existe um item favoritos, nele vc pode adicionar os atalhos para as aplicações que vc desejar e, por padrão, ao abrir o whiskers, é essa opção favoritos que inicia selecionada, fazendo as vezes como essa barra extra sugerida por você, e mantendo a identidade do Menu.
De fato a adoção do Whisker como menu padrão, seria uma mudança bem vinda, mas não me incomoda em nada instalar nas distros que não o tem como menu padrão.

1 Curtida

Pois é mano :joy: :joy:

1 Curtida

Pois é. Eu gosto de ambientes mais simples e que você consiga “fuçar” se quiser. Por exemplo, se não instalar o “xfce-goodies” você pode instalar só os plugins do thunar e do xfce que você quiser. Eu gosto dessa facilidade e simplicidade de fazer as coisas. Basicamente, se não quer, não usa, simples assim.

Gosto do lxde também, mas ele agora vai ficar meio abandonado e, alguns recursos, são meio chatinhos de mexer. Como configurar o menu para abrir só com uma tecla (nunca consegui fazer isso). E algumas opções do PcManFM são meio limitadas, dá pra resolver isso mudando de gerenciador de arquivos (usando um outro gerenciador leve também, como o SpaceFM ou o próprio Thunar).

1 Curtida

Pois é… eu também nunca consegui configurar para abrir com a tecla super (windows), mas me acostumei a usar, no lubuntu, as teclas alt+f1 para abrir o menu. O PCManFM realmente é limitado.
Também prefiro os ambientes mais simples, mas tudo tem seus prós e seus contras…

1 Curtida

Na minha opinião falta integração com a agenda do Google no orage

Isso é porque é o openbox que controla isso, tinha até um utilitário que permitia editar os atalhos via GUI, salvo engano era o LXHotkeys

1 Curtida