Qual período de atualização do Zorin?

Olá pessoal,

Instalei o Zorin 15.2 e tenho gostado bastante da distro mas ele ainda está com a base Ubuntu Bionic e não achei pela internet nenhuma data sobre a atualização pro Focal Fossa ou pelo menos alguma informação de quanto em quanto tempo sai uma rolling release dessa distro.

Alguém sabe os períodos de atualização do zorin?

PS: Aproveitando o tópico, o que acontece com uma distro que mantém sua base em uma lts “fora da validade”? Seus pacotes param de receber novas atualizações ?

o que acontece com uma distro que mantém sua base em uma lts “fora da validade”? Seus pacotes param de receber novas atualizações?

fonte: Ubuntu release cycle | Ubuntu

olhando no gráfico, o ubuntu 18.04 LTS recebeu atualizações de manutenção e de compatibilidade com hardware até o início desse ano de 2020, depois disso ele vai receber updates de manutenção pelo menos até 2023. Esse tweet do Zorin confirma isso

então a resposta para sua pergunta é não, pelo menos até 2023

não achei pela internet nenhuma data sobre a atualização pro Focal Fossa

Zorin 16 baseado no Ubuntu 20.04 LTS vai vir perto do fim do ano

2 Curtidas

Muito bom esse gráfico das lts, a vida util dessas versões vão longe de mais, achava que encerrava em 2 anos e ponto final.

Vou seguir esse perfil do zorin no twitter, não conhecia.

Mas se puder me esclarecer só mais uma coisa, o que seria “update de manutenção” após o encerramento de 2 anos da lts? Minha maior preocupação seriam pacote desatualizados, por exemplo sair um libreoffice 7 e eu ficar preso em um libreoffice 6.

Manutenção seria apenas segurança ou inclui updates de pacotes tbm ?

Pelo que eu entendi lendo aqui, e olhando o gráfico no post anterior, os pacotes apt serão atualizados normalmente até 2023, então você não ficaria preso num libre office 6 se saísse um libre office 7.

1 Curtida

Zorin tem fama de demorar muito pra lançar novas versões, então quando a LTS já estiver “antiga”, eles vão lançar a nova versão. Mesma coisa ocorre com elementaryOS.

Pop!_OS no entanto foi mais rápida. Mint em breve vai lançar uma nova versão baseada no 20.04 LTS.

A realidade é que a versão LTS do Ubuntu e suas flavors recebem atenção por um período bem curto antes do lançamento (aliás, as versões intermediárias também), são cerca de 6 meses entre a definição da versão dos programas e as correções de bugs e melhorias, por isso, quando ocorre o lançamento oficial, muita coisa ainda precisa ser feita.
Como o Zorin espera pelo menos 6 meses para lançar uma nova versão, muitos problemas já foram corrigidos, lhe trazendo um pouco mais de estabilidade.

A título de curiosidade: como o Debian leva 2 anos entre uma versão e outra, cada lançamento trás uma estabilidade incrível, não sendo necessário saírem tantas correções em tão pouco tempo.