Qual opção é melhor? Proton ou Steam Linux Runtime?

Há um bom tempo não tinha mais usado a Steam, porém esses dias fui todo esperançoso tentar instalar o Brawhalla (não tem porte para Linux) pra ver se rodava pelo Lutris, porém antes disso eu fui ver a questão do Proton e etc, na hora de “ativar” ele eu vi que agora se tem mais uma opção o “Steam Linux Runtime”? Qual é a melhor opção a ser escolhida? Devo tentar com os dois?

Na verdade o próton é uma camada de compatibilidade da própria Steam pra rodar jogos Windows. Quanto a sua dúvida eu não sei explicar muito bem, mas de qualquer forma você pode acessar o protondb e lá pesquisar pelo jogo que quer instalar e ver se é compatível com o próton e em qual versão ele está rodando.
Aqui o link do site protondb: https://www.protondb.com/

1 Curtida

Pelo que entendi, o Steam Linux Runtime é o cliente Steam para desenvolvedores, onde podem e acontecerão bugs e tals. Todos os jogos rodam através de um container e não é utilizado o Proton.
Resumindo, se seu lance é jogar, escolha Proton!

2 Curtidas

Proton é pra rodar jogos do Windows.
Steam Linux Runtime é pra rodar jogos nativos em versões específicas do sistema.

Ou seja, o SLR serve pra garantir que um jogo vai continuar funcionando mesmo que as libs do sistema sejam atualizadas pra uma versão incompatível com o jogo.

Exemplo: O jogo roda com a libX_1, se o sistema atualizar pra libX_2, o jogo pode parar de funcionar, nesse caso o SLR garante que o jogo vai rodar com a libX_1 mesmo que no sistema esteja instalada a libX_2.

6 Curtidas