Qual o problema de usar um Kernel não suportado?

Estou no mint 21 e como todo linux que usa kernel 5.15 pra trás, me dar dor de cabeça com o setup atual eu acabei instalando o kernel 5.18 e voltou a funcionar tudo direito. Qual o problema de usar kernel não suportado?

Um kernel (assim como qualquer outro pacote) não suportado pode ter problemas não presentes na versão oficial contida na distribuição.

Caso peça ajuda ou relate um erro, membros da comunidade (em especial os administradores da distribuição) geralmente vão pedir para você retirar o pacote não suportado antes de qualquer coisa.

Se você assumir responsabilidade por sua escolha, ou no mínimo testar com as configurações oficiais antes de pedir ajuda, não há problema algum, no entanto.

1 curtida

Na minha opinião nenhum… pode-se instalar por .deb do repositório mainline ou mesmo pelo programinha feito para ubuntu mainline…

Até porque pode-se instelar o kernel libre, caso seja um puritano

Pode compilar seu próprio kernel baixando do kernel org se tiver as manhas…

A maior diferença é que você está divergindo do padrão, divergir do padrão não é algo que só resulta em benefícios, às vezes pode te prejudicar.

É uma questão de estatística. O padrão tem mais probabilidades de funcionar bem. Em vez de ser apenas você usando esse mix exótico no seu hardware específico, são centenas ou milhares usando o kernel padrão e avaliando diversas possíveis interações com o restante da distro, seus módulos oficiais, automações, em diversos hardwares, etc.

Talvez nenhum problema, mas atente-se ao fato, de que por não ser suportado oficialmente, quem ficará encarregado de resolver possíveis bugs e/ou falhas de segurança futuras, será o usuário, já que os desenvolvedores só fornecem suporte à kernel’s oficiais… Basicamente você assumirá a responsabilidade de manutenção do mesmo…

1 curtida

No geral: bugs que nunca serão corrigidos e não ter suporte a drivers e dispositivos recentes, então desde que você tenha ciência que os problemas que você tem talvez já tenham sido corrigidos (e não cobre por eles obviamente) e seu ecossistema de Hardware funciona bem… Não tem lá muito problema

Entendi, eu não tenho muita experiencia mas quando utilizei manjaro com esse setup novo mudar o kernel resolveu tudo. Porem uma coisa estranha foi que com o ubuntu 22.04 no kernel 5.15 o computador não apresentou nada de problema. Vou me manter no kernel que esta aqui, mas tenho outra duvida antes de fechar aqui, sabe me dizer se caso a distro atualize por exemplo, da 21 pra 21.1 vai dar problema em kernels que não sejam suportados?

Não sei o suficiente da arquitetura do atualizador para ter certeza.

1 curtida

Estranho, o 5.15 é suportado.
Não entende.