Qual o "office" favorito de vocês?

• Libreoffice
  • Openoffice
  • Softmaker Freeoffice
  • Onlyoffice
  • WPS office
  • Microsoft Office
  • Google Docs/Planílias/Apresentações
  • Outro

0 votantes

1 Curtida

Coloquei um voto no Ms Office porque eu uso so versão online kkk mas quando fico sem internet eu tenho o libre como reserva

não diria que tenho um preferido, atualmente o libre é o que me atende muito bem

Pra qualquer coisa minha que eu não vá precisar colaborar com ninguém, eu uso o Libre.

Claro que estamos no mundo em que a suíte Office mais utilizada é a que salva em DOCX Transitional, então tenho o Office 2007/2013 instalado via Wine por via das dúvidas.

2 Curtidas

Faço todos os meus projetos no LibreOffice sempre usando o formato livre ODF.

Só deixo o Microsoft Office instalado no meu computador para um eventual caso que eu tenha que abrir um arquivo criado na suíte de escritório da Microsoft, embora o WPS Office esteja bem competente nessa tarefa.

2 Curtidas

Estou usando o Free Office no Manjaro, mas sinceramente to gostando muito dele não. Vou aproveitar a atualização do Libre Office e colocá-lo de volta

1 Curtida

Cara, eu estou usando muito o Google Docs, Planilhas. Mas meu medo é acabar isso um dia! kkk Então em paralelo eu uso o LibreOficce.

Por mais que o LibreOffice tenha problemas de compatibilidade com arquivos criados no MS Office, o que é compreensivo, é um aplicativo excepcional que realmente “brilha” quando se está trabalhando em um projeto independente de algum formato padrão de outra suite office.

Aliás, uma dica para quem é universitário ou estudante: o formato ODT é o padrão imposto pela ABNT e o padrão internacional imposto pela ISO, então saiba que você tem total direito de salvar seus projetos no formato .odt

9 Curtidas

Só eu que tenho um desempenho bem melhor no OpenOffice comparado com o libreoffice?

1 Curtida

Não sabia dessa determinação da ABNT.
No ambiente acadêmico não é comentado, e não no serviço público então…

Acho que o serviço público em geral deveria investir mais em soluções open source.

Comecei uns projetos loucões e justamente vou testar o desempenho de ambos agora! Em alguns dias poderei dizer o que achei :smiley:

2 Curtidas

Ao menos para mim problema não é que o OpenOffice é lento (inclusive, sem os popups de “configuração Wine sendo atualizada”, o Word 2007 inicia um pouco mais rápido que o LO aqui).

O problema é que o OpenOffice:

• tem um desenvolvimento muito mais lento: há uma nova versão por ano e é praticamente garantido que todas as novidades dela já foram copiadas pelas várias versões do LO lançadas ao longo do ano, já que eles compartilham muito código;
  • tem o apoio de bem menos distros - exemplo, aqui no Arch Linux para usar o Apache OpenOffice tenho que compilar ele sozinho.

Mesmo assim, ansioso para ver os resultados do @L.S. Talvez até indique divergências entre a implementação do ODF por parte de cada uma.

A ABNT inclusive votou contra sancionar os DOCX, XLSX e PPTX como padrão internacional na época que a decisão foi feita. Acabou que a maioria dos países preferiu mesmo apoiar esse “padrão” que nem mesmo os produtos Microsoft Office mais utilizados conseguem implementar direito.

1 Curtida

Uso o LibreOffice, atende bem as minhas demandas (que não são muitas, então né) :v:

Uso o LibreOffice a muitos anos. Ele me atende perfeitamente.
Lembro que quando comecei a usar Linux era um problema, não tinha, ou pelo menos eu nunca encontrei, nenhuma suíte de escritório. A primeira que eu utilizei foi o StarOffice que estava no começo do desenvolvimento.

Essa hegemonia do MS Office é um problema praticamente sem solução pois quase ninguém faz nada pra mudar isso. Palmas pra MS que fez direitinho o dever de casa. rsrsrs
Dei aulas durante dois anos num projeto social, quando comecei, o curso era todo baseado no MS Office, o que eu achei um absurdo, principalmente em se tratando de um projeto social. Acabei alterando todo o esquema e mudei tudo para código livre, tudo o que era ensinado era baseado em código livre, dei aulas inclusive sobre esse assunto, ensinando tudo a esse respeito. Estava indo tudo muito bem, porém, por motivos pessoais, tive que sair. Aí entrou outro professor e voltou tudo pra MS Office.

2 Curtidas

O “problema” do Libre, se é que podemos chamar de problema, é que quando fazemos um documento nele, e enviamos para alguém que usa a suíte da Microsoft, a confusão de compatibilidade tá armada.
Sempre irá apresentar algum errinho no documento.

Uma pena essa padronização de documentos com base nos produtos da Microsoft.

1 Curtida

Também temos que levar em conta os erros de formatação, porque a maioria das pessoas não sabem como escrever um documento corretamente e para isso não existe programa que seja compatível.

Lembro-me de um projeto que estava realizando com outras 2 pessoas, sendo eu usuário de LibreOffice, outra usuária de WPS Office e a última usuária de MS Office. Obviamente, tínhamos que produzir uma documentação para o projeto e acabou que não tivemos problemas com compatibilidade justamente por sermos capazes de produzir um documento descente e olha que durante o processo de produção, a documentação sofreu com uma quantidade absurda de conversões de formato.

2 Curtidas

Coloquei libreoffice. Acho ele muito bom, mas em questão de usabilidade o da Microsoft é mais fácil…
O libreoffice está trabalhando nisso, mas deve demorar um pouco.

1 Curtida

Não acho o Libre difícil. Acho que é a questão é a compatibilidade com as demais suítes office. Como a da Microsoft é a mais usada pelas pessoas no geral, acaba virando um padrão e dificultando um pouco a vida de quem usa as demais.

Na minha experiência, as que possui um maior grau de compatibilidade é o Free Office e o WPS Office.

1 Curtida

será que o microsoft office é mais fácil ou todos só estamos mais habituados com ele? eu por exemplo cresci usando MS office então eu vejo ele como mais fácil. Acredito que só uma questão de tempo mesmo.

oq vc acha?

1 Curtida