Qual o nome dessa peça/cabo/conector?

Fui tentar retirar o HD do notebook e acabei por remover quebrar essa conexão, porém nem sei o nome para poder ver se encontro outra na internet. A parte final lá se encaixa com a porta SATA e de energia do HD.

É um conector, cabo Flat Hd Sata para notebook

Deu mole cara, te avisei que não era problema na bateria do note, acabou abrindo sem precisão.
:pensive:

4 curtidas

A fita branca que está com a mão conheço por Cabo flat
Aquela peça preta não sei te dizer o nome

1 curtida

Nem me diga… já comecei o dia passando raiva.
Agora vou ver se procuro comprar esse conector.

quebrou o conectou ou apenas desencaixou o cabo flat?

Se for comprar outro, procure pelo cabo do modelo do seu notebook. Não é padrão com SATA e PATA (IDE)

1 curtida

Desconectou o cabo do adaptador, talvez até tenha como recolocar, mas eu não sei se tenho capacitação pra isso e as oficinas de manutenção de eletrônica daqui eu não confio muito. Já dei umas olhadas por aí e me assustei com o preço.

Olhando pela foto parece que apenas desencaixou. Tentar reconectar. Porque se comprar novo vai ter que conectar da mesma forma

Verdade! se for só reencaixar o @RamonVSBR vai ganhar o dia :smile:

1 curtida

Bom… eis a situação:


O problema é que parece que é conectado com cola quente um troço desses kkkkkk

Na verdade, eu vou deixar de perder… o dinheiro :joy::joy:

Vou ver se consigo resolver a situação por aqui, se não levo em alguma loja de assistência técnica.

cabo flat é preso por travas. Podendo ser travas laterais que você pode trazer para trás para liberar ou travas tipo “trave”, que você pode levantar para encaixar o cabo flat. Se for tipo trave, depois de levantar e encaixar o cabo, baixe-a para travar. Se for travas laterais, depois de encaixar o cabo, empurre-as de volta para o lugar para travar o cabo. Certamente vc vai achar algum vídeo demonstrando esses procedimentos. coisa simples, mas atente para a ferramenta que for usar (evite metal, principalmente cortante) e também para a força que for empregar. são sistemas delicados.

3 curtidas

Bom… fui nas assistências técnicas daqui e de uma cidade vizinha, todos disseram que não teria como e que já haviam tido problema com o mesmo notebook. A partir daí fui pra segunda opção, pedi pela internet uma case para transformar o HD de Notebook em HD Externo, na qual escolhi um com USB 3.0 pois apesar de externo ele vai rodar o OS da minha máquina. Espero conseguir uma boa performace já que pelo que pesquisei o SATA 3 a velocidade é de 6GB/s e o USB 3.0 é de 4.8GB/s muito mais que os 480MB/s dp USB 2.0.
Quando chegar eu adiciono um comentário aqui sobre como ficou.

Agradeço a ajuda de todos!

1 curtida

E qual foi o desfecho? Foi realmente necessária a troca?

1 curtida

Ah, acabei esquecendo pela correria de ultimamente. Mas foi o que eu falei, comprei uma case USB 3.0 para o HD do notebook e rodo o sistema pela porta USB. Não notei perda de desempenho (ainda, pois recebi ontem o produto e não testei direito) mas o mal é perder uma porta USB, um cuidado a mais no transporte quando o notebook estiver funcionando e andar com um cabo a mais. Porém estou contente :smile:.

1 curtida

Se resolveu o seu problema, então está tudo certo.

2 curtidas

Acabei de desmontar um note aqui para pegar algumas peças, pensei que poderia ter esse cabo para te arrumar, mas não foi dessa vez.

De qualquer forma, pode ser uma boa reviver esse tópico, vai que alguém tenha sobrando em casa

1 curtida

Olha no OLX e no Marketplace, volta e meia tem peças pra vender, vai que…

1 curtida

@thespation agradeço por ter tentando conseguir o cabo.


Eu acabei colando (com dupla-face) o HD a tampa do notebook, daí tirando o fato de ficar ocupando uma porta USB nem faz tanta diferença mais. Além disso ele agora está com minha mãe e como ela não utiliza com frequência e somente usa em casa, meio que não faz muito diferença.

O que me preocupa é o HD ficar muitas vezes por muito tempo na vertical ou ortogonal, porém… vida que segue :sweat_smile:

2 curtidas

A princípio não vejo problemas do HD ficar na vertical ou na horizontal.

O problema mesmo é se ficar girando o HD em torno de outro sentido que não seja o de rotação do disco. Pelas leis do momento de inércia uma rotação nesse outro sentido gera uma reação bastante intensa nos mancais, pois o disco está girando bem rápido.

Como o HD esta colado na tampa, o ideal é abrir e fechar sempre vagarosamente. Notebooks também é ideal evitar muita movimentação brusca, mesmo após desligar pois o disco continua rodando em alta velocidade nos segundos posteriores.

O mesmo vale pros hds externos. Quando liga, deve-se deixar o mais parado possível. Se colocar na vertical e ele cair, estando girando, vai gerar um esforço gigantesco no mancal, mesmo que não danifique as cabeças. Eu tinha um hd que fazia até um barulho estranho quando girava ele mesmo devagar, provavelmente resultado de desgaste.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.