Qual o melhor substituto de CD's hoje em dia?

Me lembro muito bem daquelas pilhas de cd vendendo nos mercados…
Bem como tenho vários aquivos ainda guardados em CD’s e os bons tempos não vão voltar, qual seria a melhor opção para guardar arquivos como fotos hoje em dia?

1 curtida

Você ainda pode utilizar CDs, DVDs e Blu-Rays (eu ainda os uso para backup de programas). Paralelamente para quem gosta de armazenamento off-line como eu, deve se utilizar ainda HDs e SSDs externos e pendrives, além de claro salvar arquivos muito importantes ou raros em vários serviços de nuvem.
Tem também mídias de armazenamento profissional, mas ai, a brincadeira fica $éria e $algada.

1 curtida

HD Externo (para armazenameno offline) e armazenamento online (Google Drive, MEGA, 4Shared ou um serviço pago mais profissional).

Antes do HD externo eu tinha alguns pendrives de 16GB, mas corrompeu tudo e peguei trauma de pendrives.

É em torno de R$300 um HD Externo de 1TB, vale muito a pena. Tenho um e penso em comprar outro para guardar os animes e filmes em alta resolução que baixo.

2 curtidas

Se eu tivesse que usar algum eu usaria pendrive, hoje em dia não tenho tanta necessidade, pois não tenho nada assim para armazenar além de códigos e documentação, mas elas acabam ficando em nuvem para compartilhamento com a equipe. Fora isso, sempre que preciso de algo eu deixo no meu telefone, porque é onde sempre vou ter acesso.

1 curtida

A melhor opção é ter sempre 2 cópias, de preferência em locais físicos distintos.

Para grande quantidades de dados, eu usaria os hd’s mesmo. HD de 160/320 gb é bem baratex. Deixa uma cópia dos arquivos no seu computador, e faz backup a cada 1/3 meses nesse hd, deixando de preferencia na casa de outra pessoa.

Mas nos casos das minhas fotos, também faço uma terceira copia em dvd-s. É uma quantidade relativamente pequena de dados e muito importante!

Outra opção é usar a nuvem, mas eu não me sinto confortável com isso pois seria muito tráfego. E se eu fosse usar, deixaria os arquivos criptografados.

Nesses 10 anos guardando minhas fotos digitais, já tive dois HD’s que ficaram danificados e o que me salvou foi o segundo backup.

2 curtidas

Como a galera mencionou acima: Pendrive, Cartão SD, HD, SSD, armazenamento em nuvem, etc. :thinking:

Eu normalmente salvo em Pendrives, cartão SD, HD e armazenamento em nuvem :slight_smile:

2 curtidas

Fotos eu costumo sempre excluir e selecionar bem as que quero manter, ou seja acabo não tendo muitas, daí salvo no MEGA.
Agora com filmes, séries, animes, etc… daí já é outra história… se você não analisar a questão financeira o SSD é a melhor opção, mas um HD externo também é interessante por um armazenamento maior e menor preço.

3 curtidas

Não recomendo guardar nada em CD ou DVD graváveis. Aparentemente, posso tá errado, as trilhas dessas mídias não são confiáveis e acho que elas vão sumindo com o tempo, ou algo por aí. Falo isso porque percebo a dificuldade dos dispositivos em lê-los, e com o passar do tempo parece piorar.
Provavelmente isso foi ou é prática da industria devido a pirataria…