Qual o melhor linux para o meu pc?

A 18.04 tem muita diferença com relação a 18.04.2 ?

Obrigado pela recomendação, vou acompanhar o video.

1 curtida

Vc vai baixar a 18.04.2, que é uma atualização da 18.04

1 curtida

Desculpa a ignorância, mas esse chromium-vaapi seria um navegador ?

Isso mesmo :slight_smile:

Esta…
Ou se preferir, pode testar outras.

1 curtida

Sei como é (inclusive da parte do travamento do YouTube!), pois ainda mantenho um notebook antigo no qual tenho que me preocupar em instalar softwares mais leves e criar estratégias para consumir menos memória.

Lembra que eu lhe disse para se preocupar com os ambientes gráficos? É muito importante pensar no consumo de memória (tanto de RAM quanto da placa de vídeo) e processamento, especialmente para quem tem computador antigo. Quando a exigência de hardware, eu pessoalmente classifico os ambientes gráficos da seguinte maneira.

“Pesado”: GNOME, Cinnamon, KDE (desses eu creio que o KDE seja o mais leve)
Meio-termo: XFCE e MATE
Leve: LXDE, LXQt
Extremamente leve: OpenBox, FluxBox (basicamente eles são apenas gerenciadores de janelas, mas você pode usá-los sozinhos)

Tive esperança que seu computador suportaria bem o XFCE, mas parece que seu computador ainda precisa de algo mais leve. É igualzinho ao meu notebook antigo, ele também é fraco mesmo para os padrões do XFCE.

Entenda que se determinados ambientes gráficos são pesados pra você numa distribuição, ela provavelmente será tão pesada quanto numa outra distribuição, isto é, o consumo do computador exigido pelo XFCE (ou outro ambiente gráfico) será basicamente o mesmo tanto no Xubuntu quanto no Mageia XFCE. Mas é claro que otimizações podem ser feitas em diferentes distribuições, como fazer o sistema inicializar menos componentes para a memória (o que, por outro lado, resultará em menos funcionalidades para você) ou até mesmo os próprios mantenedores da distribuição aplicarem patches para otimização (não sei o quão comum é isso), mas de qualquer forma não dá para fazer milagre!

Sugiro fortemente que você use então uma distribuição com LXDE ou LXQt (o LXQt é o sucessor do LXDE, mas o LXDE ainda é usado no Lubuntu 18.04 LTS):

Você pode perguntar pra mim: “mas Rasolar, por que você não me indica logo distribuições com ambientes gráficos ainda mais leves que o LXDE/LXQt?”. Cara, embora ambientes gráficos como OpenBox exigem menos do computador, mas não sei se o ganho será tanto, portanto sugiro que você fique com o LXDE/LXQt, que apesar de limitados, ainda têm mais recursos que o simples gerenciadores de janelas. E francamente, às vezes o problema não é tanto o ambiente gráfico em si (apesar de toda memória e processamento poupados através da escolha de um ambiente gráfico mais leve sejam importantes), mas se você usa programas relativamente muito pesados, seus esforços vão por água abaixo.




Como eu disse, o ambiente gráfico é importante, mas você precisa ver todo o conjunto, então você também precisa usar programas leves. Aqui uma lista de programas leves, muitos dos quais eu uso até mesmo em máquinas mais potentes de tão bons que eles são:

Editor de texto simples: Leafpad
Editor de texto mais completo: Geany
Processador de texto: (apenas para documentos que você não pretenda compartilhar para usuários de Windows ou Mac) Abiword
Planilha eletrônica: (apenas para documentos que você não pretenda compartilhar para usuários de Windows ou Mac) Gnumeric
Suíte de escritório completa: não tem jeito, você terá que usar LibreOffice e WPS Office para este último abrir e editar documentos do Microsoft Office. A propósito, talvez você queira ver este tópico.
Reprodutor de música: DeaDBeeF
Reprodutor de vídeo: os famosos como SMPlayer, MPV e VLC estão de bom tamanho
Leitor de PDF, EPUB, DjVu e outros formatos: FBRreader
Leitor de PDF: qpdfview
Gerenciador de arquivos: se você achar o PCManFM (gerenciador de arquivos do LXDE/LXQt) muito limitado, use então o Thunar (gerenciador de arquivos do XFCE). Sim, você pode usar o gerenciador de arquivos de um ambiente gráfico em outro
(De)compressor de arquivos: xarchiver
Jogo de cartas como Paciência: pysolfc


Navegador:

Vejo que uma das suas queixas é na navegação na internet. Esse é um tópico interessante e muito importante, especialmente pra quem tem computador fraco. Tem uma coisa muito importante:

“Não existe navegador leve!”

Quando o navegador se vende como leve, ou é propaganda enganosa (ex: Midori) ou é demasiadamente limitado (ex: Dillo que não presta para navegar nem na internet da década de 90 ).

O problema não são navegadores pesados, mas a internet que está inchada. Muitos scripts rodando, muito conteúdo sendo carregado de outros sites e coisas do tipo. Mataram o Flash, mas colocaram muita merda no lugar.

Minha sugestão é, pegue um navegador atual que bata menos na sua máquina e observe também a questão do processamento (meu notebook antigo tem 4GB de RAM assim como o seu, então o problema dele era mais com o processador do que com memória RAM) e use um combo de extensões que ajude a deixar o seu navegador mais leve.

No meu caso eu uso (inclusive em computadores mais potentes) o Firefox com as seguintes extensões:

  • uMatrix
  • Disconnect ME (por incrível que pareça, esse sozinho já ajuda a dar uma aliviada no consumo de memória/processamento)

Você tem que poupar o máximo possível, eu por exemplo acesso muito o Reddit. Esse é um site que teve uma atualização de visual e esse novo visual visivelmente é bem mais pesado que sua versão antiga, felizmente a equipe do Reddit permite que a versão antiga seja acessada através do link Old Reddit.

Pro YouTube você também tem que buscar estratégias, não tenho esperanças que você consiga rodar vídeos fluidamente no seu navegador, então se ficar inviável para assistir a vídeos no YouTube, eu sugiro duas coisas:

  • Baixe-os, sugiro o ClipGrab, que por sinal tem em appimage, nem precisa instalar no seu sistema.
  • Assista a eles pelo celular (eu fazia muito isso)

.

.

.

.

Como você já deve ter entendido, o Kubuntu (Ubuntu que faz uso do KDE) ainda é pesado pra sua máquina, por mais que o KDE venha ficando cada vez mais leve a cada versão lançada.

3 curtidas

XFCE com o compositor desativado, vai para a categoria leve.

Appimage não instala no sistema? Ele é independente??? :thinking:

Um programa empacotado em appimage basicamente é um programa que teve todos seus pacotes empacotados num pacote só, ou seja, a ideia é que seu programa esteja num único arquivo em vez de estar fragmentado em vários arquivos/pacotes. É basicamente como acontece no MacOS.

Eu por exemplo tenho aqui o ClipGrab, só precisei baixar o arquivo appimage, dar permissão ao arquivo através do comando chmod a+x nome_do_programa.AppImage para que o executável possa ser rodado e então basta dar um duplo clique no arquivo para que o programa seja executado.

Mas pelo o que andei lendo, não tããããão independente assim. Muita coisa está empacotada lá, mas o appimage ainda necessita das runtimes presentes no sistema (mas até hoje nunca tive problemas) , por isso que seu tamanho é menor do que o mesmo programa na mesma versão empacotado num flatpak ou snap.

1 curtida

Quando testei o LXQT ele era mais pesado que o XFCE, e por íncrivel que pareça o KDE pesa apenas na GPU então não consigo considerar ele pesado…

Rapaz, tem certeza que o peso estava no ambiente gráfico? Isso é muito esquisito.

Será que não era algum software rodando por baixo?

Muito interessante o Appimage. Vou dar uma fuçada nos programas disponíveis.

1 curtida

Tinha testado no Fedora há um tempo atrás, por ele ser mais novo acho que isso deve ser comum

Galera muito obrigado pelas dicas, estou usando o Lubunto e achei muito bom o sistema, bem mais leve e fluido que os outros. Vou passar essas semanas testando com meus estudos e ver se da tudo certo.

Onde encontro para baixar ?

Testei com as seguintes extensões e ainda fica meio sobrecarregado, demora para iniciar etc. Mas vou testar o chromium que o amigo indicou para ver se da uma melhorada.

Uma coisa que deu errado foi que reiniciei o PC e o ícone do wi-fi duplicou alguém sabe arrumar ?

E toda vez que inicio o PC aparece uma mensagem
“O sistema detectou um problema no aplicativo”
Porém não diz qual APP

2 curtidas

Recomente ir instalando e testando até achar a que goste e de certo com o hardware. Tem um note antigo aqui com a config Core2duo T6400, 4GB, 120SSD, instalei o Manjaro e esta ok. Mas ja estou acostumado com o Manjaro, visto que no meu outro note tenho ele. Como tem um hardware limitado, alguns ambientes como Gnome, Cinnamon e Kde requerem um hardware mais poderoso, assim recomendo você ir testando XFCE, Mate, Openbox e outros até ver qual é melhor para você.

PS: Depois que conheci o XFCE não preciso de outro ambiente, em todos os pcs aqui estão instalados XFCE…rs

Pessoalmente eu acho ambiente/distro uma escolha pessoal, vc tem que ir testando até ver qual vc gosta.

1 curtida

Eu não sei o que tem no XFCE mas também não consigo largar ele :rofl::rofl::rofl::rofl::rofl:

1 curtida

Quando eu testei o LXQt tive a impressão de que ele, em desempenho, está muito mais para o XFCE do que para o LXDE. Inclusive no visual.
Como já disse antes, tenho um netbook desses, HP dm-1, e roda muito bem com o Lubuntu 18.04.2 com LXDE.

1 curtida

Essas extensões aliviam parte do peso, mas não fazem milagre, por exemplo você não vai rodar os vídeos do YouTube de forma fluida de jeito nenhum, mas você pode tornar a situação menos desconfortável. De uma forma ou de outra. é melhor usar o navegador com essas extensões do que sem elas.

.

Verifique se o ícone de Wi-Fi extra não é um widget/applet extra isolado enquanto o outro ícone do Wi-Fi é da própria Área de Notificação.

.

Bizarro. Tente atualizar o sistema completamente.

sudo apt-get update && apt-get upgrade

E depois rode o comando abaixo, cujo objetivo é baixar alguma dependência que esteja faltando.

sudo apt install -f

1 curtida

Estou utilizando o YouTube TV e melhorou 90%

É o app Notificador de Atualizações, eu desliguei o inicio automático dele e parou de aparecer quando inicia o pc. Porém sempre que tento atualizar o sistema da um erro de conexão.

Quando executei esse comando que você citou apareceu isso no terminal:

Bloco de Citação
felipe@Felipe-PC:~$ sudo apt-get update && apt-get upgrade
Ign:1 cdrom://Lubuntu 18.04.2 LTS Bionic Beaver - Release amd64 (20190210) bionic InRelease
Err:2 cdrom://Lubuntu 18.04.2 LTS Bionic Beaver - Release amd64 (20190210) bionic Release
Por favor, use o apt-cdrom para fazer com que este CD-ROM seja reconhecido pelo APT. O apt-get update não pode ser usado para adicionar novos CD-ROMs
Atingido:3 http:// archive.canonical .com/ubuntu bionic InRelease
Atingido:4 http:// br. archive.ubuntu .com/ubuntu bionic InRelease
Obter:5 http:// br. archive. ubuntu. com/ubuntu bionic-updates InRelease [88,7 kB]
Atingido:6 http:// br. archive.ubuntu. com/ubuntu bionic-backports InRelease
Atingido:7 http:// br. archive. ubuntu. com/ubuntu bionic-security InRelease
Lendo listas de pacotes… Pronto
E: The repository ‘cdrom://Lubuntu 18.04.2 LTS Bionic Beaver - Release amd64 (20190210) bionic Release’ does not have a Release file.
N: Updating from such a repository can’t be done securely, and is therefore disabled by default.
N: See apt-secure(8) manpage for repository creation and user configuration details.

Parece que você bagunçou com seus repositórios. Veja se você tem algum programa com interface gráfica com o qual você possa mexer com os repositórios, a exemplo do Synaptic.

Desmarque qualquer repositório que seja relacionado a CD-ROM.

Então tente atualizar o sistema e verificar por pacotes que faltam através dos comandos que te passei.

sudo apt-get update && apt-get upgrade

sudo apt install -f