Qual o melhor linux para o meu pc?

Sei como é (inclusive da parte do travamento do YouTube!), pois ainda mantenho um notebook antigo no qual tenho que me preocupar em instalar softwares mais leves e criar estratégias para consumir menos memória.

Lembra que eu lhe disse para se preocupar com os ambientes gráficos? É muito importante pensar no consumo de memória (tanto de RAM quanto da placa de vídeo) e processamento, especialmente para quem tem computador antigo. Quando a exigência de hardware, eu pessoalmente classifico os ambientes gráficos da seguinte maneira.

“Pesado”: GNOME, Cinnamon, KDE (desses eu creio que o KDE seja o mais leve)
Meio-termo: XFCE e MATE
Leve: LXDE, LXQt
Extremamente leve: OpenBox, FluxBox (basicamente eles são apenas gerenciadores de janelas, mas você pode usá-los sozinhos)

Tive esperança que seu computador suportaria bem o XFCE, mas parece que seu computador ainda precisa de algo mais leve. É igualzinho ao meu notebook antigo, ele também é fraco mesmo para os padrões do XFCE.

Entenda que se determinados ambientes gráficos são pesados pra você numa distribuição, ela provavelmente será tão pesada quanto numa outra distribuição, isto é, o consumo do computador exigido pelo XFCE (ou outro ambiente gráfico) será basicamente o mesmo tanto no Xubuntu quanto no Mageia XFCE. Mas é claro que otimizações podem ser feitas em diferentes distribuições, como fazer o sistema inicializar menos componentes para a memória (o que, por outro lado, resultará em menos funcionalidades para você) ou até mesmo os próprios mantenedores da distribuição aplicarem patches para otimização (não sei o quão comum é isso), mas de qualquer forma não dá para fazer milagre!

Sugiro fortemente que você use então uma distribuição com LXDE ou LXQt (o LXQt é o sucessor do LXDE, mas o LXDE ainda é usado no Lubuntu 18.04 LTS):

Você pode perguntar pra mim: “mas Rasolar, por que você não me indica logo distribuições com ambientes gráficos ainda mais leves que o LXDE/LXQt?”. Cara, embora ambientes gráficos como OpenBox exigem menos do computador, mas não sei se o ganho será tanto, portanto sugiro que você fique com o LXDE/LXQt, que apesar de limitados, ainda têm mais recursos que o simples gerenciadores de janelas. E francamente, às vezes o problema não é tanto o ambiente gráfico em si (apesar de toda memória e processamento poupados através da escolha de um ambiente gráfico mais leve sejam importantes), mas se você usa programas relativamente muito pesados, seus esforços vão por água abaixo.

Como eu disse, o ambiente gráfico é importante, mas você precisa ver todo o conjunto, então você também precisa usar programas leves. Aqui uma lista de programas leves, muitos dos quais eu uso até mesmo em máquinas mais potentes de tão bons que eles são:

Editor de texto simples: Leafpad
Editor de texto mais completo: Geany
Processador de texto: (apenas para documentos que você não pretenda compartilhar para usuários de Windows ou Mac) Abiword
Planilha eletrônica: (apenas para documentos que você não pretenda compartilhar para usuários de Windows ou Mac) Gnumeric
Suíte de escritório completa: não tem jeito, você terá que usar LibreOffice e WPS Office para este último abrir e editar documentos do Microsoft Office. A propósito, talvez você queira ver este tópico.
Reprodutor de música: DeaDBeeF
Reprodutor de vídeo: os famosos como SMPlayer, MPV e VLC estão de bom tamanho
Leitor de PDF, EPUB, DjVu e outros formatos: FBRreader
Leitor de PDF: qpdfview
Gerenciador de arquivos: se você achar o PCManFM (gerenciador de arquivos do LXDE/LXQt) muito limitado, use então o Thunar (gerenciador de arquivos do XFCE). Sim, você pode usar o gerenciador de arquivos de um ambiente gráfico em outro
(De)compressor de arquivos: xarchiver
Jogo de cartas como Paciência: pysolfc

Navegador:

Vejo que uma das suas queixas é na navegação na internet. Esse é um tópico interessante e muito importante, especialmente pra quem tem computador fraco. Tem uma coisa muito importante:

“Não existe navegador leve!”

Quando o navegador se vende como leve, ou é propaganda enganosa (ex: Midori) ou é demasiadamente limitado (ex: Dillo que não presta para navegar nem na internet da década de 90 ).

O problema não são navegadores pesados, mas a internet que está inchada. Muitos scripts rodando, muito conteúdo sendo carregado de outros sites e coisas do tipo. Mataram o Flash, mas colocaram muita merda no lugar.

Minha sugestão é, pegue um navegador atual que bata menos na sua máquina e observe também a questão do processamento (meu notebook antigo tem 4GB de RAM assim como o seu, então o problema dele era mais com o processador do que com memória RAM) e use um combo de extensões que ajude a deixar o seu navegador mais leve.

No meu caso eu uso (inclusive em computadores mais potentes) o Firefox com as seguintes extensões:

• uMatrix
  • Disconnect ME (por incrível que pareça, esse sozinho já ajuda a dar uma aliviada no consumo de memória/processamento)

Você tem que poupar o máximo possível, eu por exemplo acesso muito o Reddit. Esse é um site que teve uma atualização de visual e esse novo visual visivelmente é bem mais pesado que sua versão antiga, felizmente a equipe do Reddit permite que a versão antiga seja acessada através do link Old Reddit.

Pro YouTube você também tem que buscar estratégias, não tenho esperanças que você consiga rodar vídeos fluidamente no seu navegador, então se ficar inviável para assistir a vídeos no YouTube, eu sugiro duas coisas:

• Baixe-os, sugiro o ClipGrab, que por sinal tem em appimage, nem precisa instalar no seu sistema.
  • Assista a eles pelo celular (eu fazia muito isso)

.

.

.

.

Como você já deve ter entendido, o Kubuntu (Ubuntu que faz uso do KDE) ainda é pesado pra sua máquina, por mais que o KDE venha ficando cada vez mais leve a cada versão lançada.

3 curtidas