Qual o melhor desktop na sua opinião?

Estou gostando muito do kde.

Eu uso no formato windows-like mesmo. Me serve bem.

Eu testo, testo, testo, e sempre acabo voltando para p gnome.

Gnome me irrita porque é pouco customizável, mas o wofflow deles é imbatível.

Para mim, faz muito sentido ter workspaces dinâmicos, não minimizar as coisas, não ter dock visível. Tudo sai da minha frente e me deixa trabalhar.

Mas aí eu canso porque o tema claro machuca os olhos e o tema escuro não dá para enxergar nada e se você tenta trocar as cores é uma trabalheira, e eu troco se DE. Mas em 2 semanas volto para o gnome.

E eu voltando para o Openbox, depois de meses :eyes:

muito porreiro, qual é a DE que usas por detrás do Openbox ?

Estou usando o Openbox puro. Digo, sem ter uma DE.

Mas, tem alguns componentes que coloquei, como o feh para o Wallpaper e a Polybar para a barra.

Eu sou usuário do KDE Plasma, mas não acho ele perfeito também. Tem que melhorar muito o tema, principalmente o tema escuro, acho muito sem cor e muito fino e chapado.

Cara, quer coisa mais linda que um Openbox? Tenho uma iso do Busenlabs me coçando pra instalar. Sou órfão do Archlabs. Distro boa não tinha igual.

Aí é gosto pessoal de cada um, fora perfil de uso. Mas, sendo objetivo, para mim é disparado o KDE Plasma por conta de sua versatilidade, customização e se manter à proposta tradicional de uso de computadores desde sempre, menções honrosas para o Trinity por manter viva a nostalgia KDE do passado e o Deepin por sua estética “Mac OS Livre”.

Para mim, não existe um “melhor absoluto”, mas sim o melhor para o seu objetivo e fluxo de trabalho:

• KDE Plasma: É o campeão se você busca customização, controle total e recursos nativos. Hoje em dia o Plasma está muito leve, maduro no Wayland e com excelente suporte para quem joga (VRR, HDR, etc.). Dá para transformar a interface no que você quiser sem depender de extensões de terceiros.
  • GNOME: É imbatível em foco e produtividade com gestos de touchpad/workspaces dinâmicos. Para quem usa notebook ou gosta de um fluxo limpo sem distrações, é uma delícia de usar (desde que você aceite a “filosofia GNOME” e não tente transformá-lo num Windows à força).
  • Cinnamon / XFCE: Os reis da previsibilidade e estabilidade. Funcionam perfeitamente no paradigma tradicional de desktop, são leves e não quebram seus temas/extensões a cada grande atualização.

Se fosse para escolher um para o meu uso diário hoje: [Coloque aqui o seu favorito, ex: KDE Plasma / GNOME / Cinnamon], justamente pelo equilíbrio que ele entrega na minha rotina.

Já tentei usar alguns outros Openbox, mas aquele que mais me agradou foi o do Archcraft.

Tanto que o meu Openbox foi feito em cima das configurações do Archcraft

Quanto ao Gnome, sempre fui da opinião que desde a versão 3, ele é perfeito para ambientes centrados na experiência do toque direto em tela (touchscreen), seu comportamento, disposição, tamanho de ícones, etc., tal qual o Unity e COSMIC, parece pedir, implorar, para ser usado tal qual um tablet, smartphone ou terminal de autoatendimento, sempre me pareceu meio deslocado na experiência “teclado e mouse”.

Para mim, o Gnome tem um Workflow muito fluído, MAS ele peca pela falta de algumas coisas que, pra mim, são básicas. Como um Gerenciador de Área de Transferência e o indicador de Tempo Restante da Bateria. E essas coisas, dependem de extensões que quebram a cada seis meses.

E por outro lado, o KDE tem tudo. É um ambiente realmente muito completo e que me agrada, mas eu acabei deixando de usar o KDE por achar os temas em GTK mais bonitos.

Gtk realmente é mais bonito.

Kde é mais completo.
Contudo dá para deixar parecido com o gnome.

Deveras interessante.

Estou usando o XFCE, mas acho ele meio… paia

Vou ver como esse funciona, vai ser um aprendizado*

O XFCE é um bom ambiente. Eu também gosto dele. Mas, acabei me acostumando mais com o Openbox, afinal consigo fazer algumas coisinhas que não consigo no XFCE.

Eu to usando o Hyprland desde Dezembro e depois que ele clicou foi simplesmente muito bom. Hoje em dia se for instalar um sistema novo pra mim eu iria de Hypr sem pensar duas vezes

Já experimentei vários … !

Mas o que tou a utilizar há cerca de 2 anos é XFCE pela sua leveza, compatibilidade com o X11 / Xorg … !

O XFCE é um verdadeiro tanque de guerra! Essa estabilidade dele com o X11/Xorg é imbatível, principalmente para quem trabalha e não pode perder tempo com bugs visuais ou instabilidades repentinas. Além disso, com um bom tema e alguns ajustes de painel, ele fica bem moderno sem abrir mão de consumir quase nada de RAM. :rocket:

Nossa ficou perfeito essa customização. Que menu é esse?