Quais tecnologias vocês acham que vão tomar conta do desktop Linux? Serviços via nuvem? Vulkan? Essas coisas parecem ser inevitáveis né…
Na minha visão com base no que acontece atualmente (e as reclamações sobre como as coisas funcionam):
Atualizações do sistema
Os sistemas passarão a ter updates mais granulares, seja via OSTree ou via imagem com delta updates, isso é algo natural de se acontecer na minha opinião já que facilita pra quem desenvolve epra quem usa
Recursos customizados
Alguma forma de distribuir recursos (temas, ícones, wallpapers…) vai surgir e os pacotes nativos que extraem esse conteúdo no diretório / vão deixar de existir com o tempo, esse novo mecanismo de distribuição fará o download na Home, esses por sua vez serão distribuídos em forma de imagens e terão atualização diferencial
Formato de empacotamento padrão
AppImages vão continuar sua expansão (já que é praticamente o único formato de empacotamento que está crescendo no quesito adoção) e passarão a funcionar como recursos on-off (assim como os apps Android) e vão ser distribuídos junto com ícones, temas e etc… (tópico anterior)
Sandboxing
O sandboxing se tornara o meio padrão de se rodar comandos e aplicações no Linux
Flatpaks\Snaps
Flatpaks continuram estagnados como são hoje mas ganharão softwares “endêmicos” de mais ambientes desktop, já os snaps serão adotados por empresas que migrarem os seus softwares pra Linux, passaram a usar FUSE e só serão carregados quando o software for iniciado acabando com o problema do boot mais lento
Wayland
O Wayland terá baixa adoção até que surja um compositor que traga as funções chave do Xorg (discussões em fóruns e nós mail listings dos principais ambientes desktop apontam pra isso)
Um novo padrão
O Qt será o “toolkit padrão” do Linux ao invés do GTK, as sucessivas quebras de compatibilidade do GTK+ já fez muitos projetos migrarem pro Qt, serem inviabilizados, serem estagnados… enquanto isso o Qt fez a roda girar,sem contar que agora ele está compilando pra WebAssembly…
Essa é minha visão baseado no que acontecesse no mundo Linux, puramente pessoal, ao contrario do @fastos2016 que fez
Acho que o futuro do Desktop no geral, é virar algo de extremo nicho (nem para quem trabalha, será somente para aqueles que vão querer um desktop por querer mesmo) e o Linux vai seguir por essa via até onde der… Depois veremos o Linux continuar sua jornada nos servidores…
1 ano depois… deixa eu ver o que eu acertei e errei:
Nesse ponto nada ainda mudou, só o OpenSuse que adotou um mecanismo paralelo ao OSTree, porém focado em use cases muito específicos que não incluem computação pessoal
Ainda não surgiu, mas os usuários e artistas estão usando cada vez mais o git clone <repo> ~/.local/share
o que indica que se vier essa ferramenta hipotética provavelmente será bem acolhida
E foi praticamente o que eu disse, exceto pela parte da distribuição
É… ainda nada
Só os snaps não passaram a usar FUSE
É, foi bem isso mesmo, será o KWin a salvação?
Bom, mais apps Qt surgiram, GTK não caiu em uso, mas também não aumentos
2021 eu volto