Qual o comando para iniciar um programa numa determinada placa de vídeo?

Estou usando PopOS com uma 940mx, funcionando direito.

Porém no menu tem a opção “iniciar com a placa de vídeo integrada/dedicada” e queria saber qual o comando no terminal para fazer isso manualmente.

Ou seja, o comando para iniciar programa X na Nvidia e Y na Intel.

Você está utilizando o driver mais atual da Nvidia?

Eu faço isso deixando no modo PRIME e selecionando a placa da Nvidia com o botão direito no atalho do programa quando quiser usá-la.

Sim, mas quero saber o comando no terminal para isso, eu uso a Steam e o Firefox pelo firejail e prefiro iniciá-los pelo terminal.

Exemplo:

$ Iniciar-pela-nvidia firejail steam

$ Iniciar-pela-intel firejail firefox

$ Iniciar-pela-intel firejail vlc

$ Iniciar-pela-intel obs

$ Iniciar-pela-nvidia kdenlive

Quero saber o que eu coloco no lugar de “Iniciar-pela-placa

No caso específico das placas NVIDIA, a distros costumam fornecer um script chamado prime-run (empacotado junto com o driver) que inicia o programa pela placa Nvidia mesmo quando o resto da sessão está na placa integradada:

prime-run jogo_pesado

Ele costuma ser um arquivo de shellscript (exemplo do Arch Linux). Basta abri-lo com qualquer editor de texto se quiser saber como fazer esse roteio manualmente.

(parece que o cenário contrário, sessão Nvidia + app específico na integrada, não é suportado pela Nvidia, e eu não tenho um PC com esse arranjo por perto para testar gambiarras).


Para constar: com duas placas com drivers open-source (exemplo: iGPU Intel + dedicada AMD ou um setup Full AMD), a placa secundária/dedicada pode ser utilizada com DRI_PRIME=1 jogo_pesado

1 Curtida

Humm, o Pop-OS tem o comando:

sudo system76-power graphics hybrid
que deixa o sistema rodando na Intel e a Steam e programas considerados pesados pela Nvidia, o que acontece é que rodando pelo firejail o sistema reconhece como firejail, não steam, e assim; inicia pela placa integrada.

Vou tentar isso.

Na página support do PopOS, não se fala de prime-run, mas se mencionam as mesmas variáveis de ambiente que tem no script do Arch.

Se não tiver prime-run no PopOS, creio que jogar o do Arch em /usr/bin vai funcionar igualmente bem.

1 Curtida

Muito obrigado, o PopOS não tem o prime-run mesmo, mas a dica do arch funcionou.