Então pessoal, quero um notebook para faculdade de ciência da computação , ou seja programas um pouco pesados e programação e as vezes jogar também estou em dúvida entre
Samsung 350x por R$2650
Memória: 20GB DDR 4 2400Mz
Processador: Intel core i5 7200
Armazenamento: ssd nvme 256GB + 1TB HDD
PLACA DE VÍDEO NVIDIA GEFORCE mx110(equivalente à GTX 960) 2 GB DDR5
Em ótimo estado de conservação
Ou
Ideapad s145 por R$ 3000
I5 10 geração
8 G ram
1 Tb
E pode colocar ssd nvme
Bateria durando em média 4 horas
Essa situação de escolha sempre é complicada, sugiro fazer algumas pesquisas específicas tipo:
< MODELO> linux issues
< MODELO> linux problems
< MODELO> linux drivers
Para ver se mais pessoas reportaram problemas com os modelos que você está considerando, uma dica extra seria tentar pegar algo novo. Como você vai entrar na faculdade e vai precisar da máquina por algum tempo, uma máquina sem garantia pode te deixar na mão se algo der errado.
Com certeza, mas na medida do possível é sempre bom pensar no longo prazo. Dessas duas, para o fim que você sugeriu eu iria no Ideapad por ser de geração mais nova.
Mas verifique bem essa “bateria que dura 4h”, isso pode significar mais investimento em breve.
Processador → O i5 7200U é 2c/4t, enquanto o i5 10th é 4c/8t, o que será de boa ajuda, especialmente porque IDE’s estão demandando mais do processador do que memória em si, falo isso por causa do Visual Studio 2022, Rider e Intellij, ambos rodam tranquilo em uma máquina com 8Gb de memória, porém procedor é muito requisitado.
Placa gráfica → A MX110 não é equiparável a GTX 960 de desktop, ambas são Maxwell porém a MX é um chip mobilized, o que implica no TDP mais baixo e alguns cortes de recursos.
O ideapad dura realmente muito pouco dependendo do tipo de uso, eu por exemplo, quando jogo a bateria dura apenas 1 a 2 horas, porém com trabalhos normais, hibernando o sistema e situações assim, já chegou a durar 8 horas de bateria, claro que com algumas formas de economizar um pouco da mesma.
O meu Ideapad S145 funciona bem com distribuições linux. Já usei o Ubuntu 20.04 LTS, o Pop!_OS 20.04 LTS e atualmente (desde outubro do ano passado) uso o Arch Linux com Gnome.
O meu modelo é um Lenovo IdeaPad S145-15IWL, Core i7 81S9000EBR, 12GB de RAM, SSD 240GB, SSD 512GB M.2 NVMe, NVIDIA GeForce MX110.
Irei compartilhar as especificações do meu modelo para você @Tio_ALB comparar com a sua opção de compra e ver se os componentes são iguais. O Bluetooth funciona sem dificuldades com o kernel 5.15 e 5.16. Com kernels anteriores funcionava, mas era preciso fazer algumas configurações. Eu deixo o serviço do Bluetooth desativado por não usar esse dispositivo no dia a dia.
Um bom site para pesquisar modelos de hardware e sua compatibilidade com distribuições linux é o Hardware for Linux .
É absurdo o vendedor ter afirmado que a MX 110 é equivalente à GTX 960. A MX 110 é um chip gráfico mobile de entrada, com desempenho comparável ao da GeForce 920MX. O desempenho é muito mais baixo que o de uma GTX 960, são dois mundos completamente diferentes.
Se você busca executar programas pesados, certamente um processador 4/8 pode ser interessante. A memória irá depender da aplicação, 8GB ou 16GB já podem atender com sobra.
Nenhum dos equipamentos mencionados é boa opção para jogos. Para isso seria necessário buscar algo com um chip gráfico dedicado mais adequado.