Qual mesa digitalizadora escolher para linux?

Estou pensando em comprar uma mesa digitalizadora, mas não sei qual utilizar que tenha um driver descente e que funcione bem, alguém recomenda uma mesa especifica que vai funcionar com certeza ou alguma dica sobre esse tipo de tecnologia no linux?

Vai de Wacom que é sem erro. Várias interfaces gráficas como GNOME e Plasma já dão suporte para mesas Wacom direto do menu de configurações. Agora sobre um modelo específico, não saberia recomendar uma, já que eu não tenho muito contato com elas.

2 curtidas

Entendo, tava pensando em comprar a one by wacom, é a mais comum, sabe informar se xfce também tem suporte facilitado igual gnome e plasma? Não estou me lembrando do menu e estou usando windows agora no trabalho kk

Se não me engano, não existe configuração fácil de tablets Wacom nas configurações do XFCE. Mas o Plasma vem se tornando um pouco mais leve em recursos em relação as outras interfaces gráficas. Dependendo da configuração, chega bem próximo do que o XFCE faz. Eu posso dar umas dicas, caso queira testar o Plasma. Vale a pena dar uma conferida, ainda mais porque o Plasma 5.17 está para ser lançado, e esse está mais amigável para touch

A eu não gosto do plasma, primeiro por causa do qt e segundo que ele sempre buga no meu sistema e terceiro que acho que a personalização fica estranha pelo menos pra mim, então prefiro usar xfce kkk

Gozado que comigo é o oposto. O Gnome é o que mais buga comigo.
Enfim, gosto não se discute. Mas fica aí a dica. Provavelmente deve existir alguma janela de configurações exclusiva para Wacom que eu desconheça. Mas das interfaces com suporte para touch e Wacom, só essas duas que eu conheça.

1 curtida

Gostei de ler isso, porque comprei uma mesa Wacom semana passada (ainda estou esperando chegar…) e uso o Kubuntu 18.04.

Eu não tenho uma mesa Wacom (ainda) para testar aqui mas… sim. Tem a parte de configurar a mesa aqui. Há um tempo atrás estava especificando Wacom. Provavelmente agora deve ser mais abrangente.


Também tem alguns atalhos já definidos para mesas Wacom

Uso o KDE no Kubuntu 18.04 e nunca tive problemas com esse ambiente gráfico. Você usou o KDE onde (me refiro à distro e sua respectiva versão)? Você havia adicionado repositórios extras ao sistema (pode ser que um repositório adicione pacotes que quebrem o ambiente gráfico…)?

Aqui eu o deixei como quero, com o visual do GNOME 2 clássico.

Rapaz, assim tu me deixa nostálgico. XD

Ja usei manjaro kde e ubuntu kde, não usava repositório de terceiro, simplesmente, não acho legal não

No meu não aparece isso:

Deve ser porque uso o Kubuntu 18.04 LTS, portanto uso uma versão mais antiga do KDE. Entretanto meu sistema já tem pré-instalado os pacotes libwacom, portanto espero que, pelo menos, a mesa seja reconhecida.

Se a mesa for reconhecida e estiver respondendo adequadamente (usarei a mesa para desenho), ficarei tranquilo, caso contrário terei que instalar o KDE Neon (acho que terei que abrir um tópico sobre esse sistema para caso eu necessite dele :slightly_smiling_face:).

Eu uso openSUSE Tumbleweed com repositórios do KDE ativados, então recebo os mais recentes assim que saem os estáveis. Mais ou menos o que o KDE Neon faz só que com openSUSE Tumbleweed no lugar do Ubuntu. Se quizer testar, dá uma olhada no openSUSE Krypton, que é a mesma coisa que o Tumbleweed só que com os repositórios do KDE já ativados. Também tem o openSUSE Argon que usa o Leap

1 curtida

Iae pessoal, beleza?
Eu não quis abrir outro tópico para pedir ajuda, então resolvi por aqui.
Eu tenho uma wacom bamboo de 1ª geração (ctl-460). Instalei o Mint 19.2 recentemente (vim do win10), nas primeiras semanas funcionou liso. Mas hoje quando precisei usar ela não funcionou mais. O app para configuração reconhece ela, mas quando “risco” não faz nada no gimp, por exemplo, nem mexe o ponteiro do mouse.
Ontem tive que instalar oracle java um pouco mais antigo pra rodar um app do trabalho, não sei se isso tem haver.
Se alguém tiver alguma ideia do que fazer, agradeço.

Valeu!

Melhor abrir outro tópico, afinal agora é troubleshooting, não um tópico para pedir sugestões

1 curtida

Eu uso uma ctl 480, testei com o cinnamon, ubuntu, kde neon, matte e n tive problemas, no kde vc tem que ir no discover, e procurar por “módulo de tablete wacom” ou algo assim, instale isso e ele ja tera a interface para configuração tanto da mesa, quanto da caneta

Acabei esquecendo desse tópico… mas então, eu peguei uma mesa de um amigo para testar, até funciona, mas a parte de pressão para aumentar a espessura do traço não consegui de jeito nenhum, de resto, só mudar os botões nas configurações do KDE mesmo, mas sei lá, acho que não é pra mim, não vou comprar não kkk

1 curtida

Usei kde neon e ate mesmo no ubuntu/debian ( que uso atualmente )
, A configuração de pressão funcionaram perfeitamente, tbm tem a ver com o controle da sua mão.

Qual mesa vc testou?

Eu tenho uma mesa digitalizadora XP-Pen Star G640 e posso lhe dizer que ela é MUITO boa, facil de usar e de configurar! A XP-PEN oferece um driver Linux diretamente.

2 curtidas

Em Maio/20 comprei uma Wacom CTL4100 e não me arrependi. Ela é incrível e não precisei instalar nenhum drive. Ela foi reconhecida tranquilamente. Como sou professor de Matemática, utilizo o Xournal, Xournalpp e o OpenBoard. Eles são perfeitos. A sensibilidade e precisão da caneta são incríveis.