Qual "melhor" serviço/cliente cloud (para Linux) para backup de arquivos?

Olá pessoal! Eu queria a opinião de vocês… Qual melhor serviço para fazer backups na nuvem no linux? Minha questão é a seguinte… é fazer uma cópia de segurança de arquivos pessoas, como fotos, documentos e etc que está em várias pastas no sistema, a ideia é fazer esses backups automaticamente. Hoje eu uso o Insync mas eu queria uma outra solução grátis para instalar em uma outra máquina. Neste caso não há a necessidade de ter uma interface gráfica.
No momento minha primeira opção é armazenar no Google Drive, porém qual cliente poderia fazer isso sem ser o Insync? O Odrive parece que não dá para selecionar várias pastas.

OI @Rogerio!

Indico apenas o Open Drive, se quiseres utilizar o Google DRive. Não há outra alternativa, a menos que tu queiras utilizar Ubuntu. Há duas alternativas de código aberto - NextCloud e OwnCloud.

No Odrive da para selecionar várias pastas … por exemplo… a pasta de fotos, videos, documentos … ou apenas dá para selecionar uma única pasta que vai ser compartilhada?

Vê se Open Drive (também conhecido como ODrive, mas não confunda com odrive) faz isto para ti.

EStou um pouco confuso, não sei de qual ODrive estás a te referir.

1 Curtida

Sim é este mesmo :grinning: é que pela imagem entendi que só dá para selecionar uma pasta

Oi, achei outra alternativa - overGrive, que é só para Linux, mas uma licença permanente custa uma vez apenas 5 dólares americanos, e não há subscrição. Ele oferece de backup e de selecionar várias pastas.

Ah, e odrive (logotipo rosa) permite que tu seleciones várias pastas, mas este aplicativo não é gratuito e pede a subscrição.

Esse overGrive parece ser bom … ta mais barato que o Insync

Olá @Rogerio eu uso o OneDrive da Microsoft com o projeto opensource do skilion e não tenho do que me queixar. Apesar de não ter uma interface gráfica para gerenciar as configurações tudo funcional muito bem.

Já usei essa solução tanto no Elementary OS quanto no Ubuntu 18.x/19.04 sem problemas, o armazenamento gratuito do OneDrive te dá 5GB.

Opa… não conhecia! vou ver esta possibilidade :+1:

Olá, eu recomendo o Mega que disponibiliza 50GB gratuitamente e possui aplicativo para Linux (disponível para 51 versões entre diferentes distros) no site oficial (https://mega.nz/start).

Faço uso do Mega há mais de 3 anos, acho que é um ótimo serviço, permite uma boa organização dos arquivos, é possível abrir arquivos de vídeos e visualizar fotos que estão nas pastas. Os 50GB são realmente gratuitos, armazeno fotos, vídeos, programas bem específicos de Windows, livros em PDF, etc. Já usei 21GB dos 50GB.

Minha preferência é o One Drive apenas pelo fato de estar ligado ao meu email secundário, além de ter conseguido 30GB gratuitos e permanente em uma promoção da Microsoft há uns anos atrás.

O motivo que me levou a usar o Mega é o fato de ser bem seguro (foi criado com foco em segurança na época) e, claro, os 50GB gratuitos. Também na época havia o aplicativo para Windows Phone que eu usava muito no celular para acessar os arquivos da faculdade. Tudo o que salvo no One Drive eu salvo no Mega, o qual funciona como segurança (sou bem precavido kkkk). Usei 22GB no One Drive e como disse acima, 21GB no Mega.

Eu uso e já recomendei algumas vezes o Mega. Não preciso de convidar amigos para ganhar ou manter os 50GB, não tem armazenamento temporário e nem limite de tamanho de arquivos para upload.

Obs .: Google Drive é horrível (na minha opinião). :unamused:

Dica : Para aproveitar melhor o espaço é bom comprimir os arquivos que não se usa muito e depois salvá-los na nuvem.

1 Curtida

Uma boa alternativa ao Google drive é o Mega, cliente muito bom. Uso hoje o ownCloud, mesmos recursos no cliente em servidor próprio.

4 Curtidas

Eu já conheço o Mega é claro e já testei o client dele (na verdade uso ele na minha máquina :smile: ) e vou dizer… gostei muito dele, porém confesso que ainda tenho alguns preconceitos sobre ele… minha segunda opção era o dropbox mas como ainda ninguém o recomendou, acredito que o mega seja uma alternativa ou Gdrive.

2 Curtidas