Qual desses Linux me abriria um maior leque para que eu aprendesse mais o gerenciamento de sistemas? Pretendo criar pequenos bancos de dados pra começar, como por exemplo, um servidor de dados.
Agradeço.
OpenSuse
E o foco da distro kkkk, mas e pq e mais pratico e tbm e seguro e estavel
Eu ja peguei servidores com Debian em estado péssimo usando só softwares de repositório e mesmo remendando e só problema, as outras são outro foco mas vai depender do projeto
Olá @Augusto_Junior, tudo bem contigo?
Independente da distro que estiver usando, minha sugestão é que você foque em fundamentos de sistemas, como permissões, armazenamento, redes e análise de problemas. Entender de gerenciamento de pacotes e instalação de programas em uma distro também tem sua utilidade, mas, não se limite a apenas uma no longo prazo.
Por fim, adicione na lista o estudo de “conteineres”, eles são onipresentes no mercado corporativo atualmente.
É muito difícil encontrar um parque de máquinas que seja homogêneo, sempre haverá um mix de soluções, seja por conta do legado ou de novas soluções pontuais que acabam sendo adotadas.
P. S. : talvez estudar materiais para a LPI acabe sendo um método bem eficiente.
O mundo corporativo usa RHEL e SUSE então acredito que Fedora e openSUSE sejam boas opções.
Nesse caso depende muito de quem esta gerenciando o servidor, não?
Nem sempre, na NASA(que e um exemplo) que equipe de T.I sempre teve um cuidado minucioso com o software teve incidentes de invasões e problemas… Hj e claro que migraram tudo pro Rockylinux, mas se os devs cometem erros grotescos como a falta de transparência nos pacotes e abandono de repositório no oldstable quem dirá que seja uma exclusividade com quem gerencia kkkk
É preciso levar em consideração duas coisas:
- Não existe um sistema completamente imune a ataques;
- Como os funcionários da NASA são seres humanos, eles também erram.
E eu não tenho dúvidas de que o servidor Debian problemático que você pegou foi mal administrado.
Pelo que eu fiquei sabendo, a NASA comprou apenas três licenças do Rocky Linux.
Fico grato pelas orientações. Instalei o OpenSuse por aqui. Vou começar devagarinho pra ir tomando nota de tudo. Um forte abraço.
Sempre que eu vejo Linux ser usado profissionalmente é com Red Hat (ou compatível) ou com Ubuntu.
Esse curso introdutório é bacana pra começar a estudar, nao sei como está hoje, mas antigamente era concedido um certificado honorário que você poderia formalizar depois, é focado nas distribuições principais, debian, Red Hat e suse a princípio, na época achei o conteúdo bom, eu fiz em 2014, esse curso é da Linux Foundation.
Nenhuma dessas. Ser SysAdmin não é sinônimo de saber lidar apenas com uma distribuição, mas sim com base de todas elas. Não adianta você aprender a usar YaST (openSUSE) sendo que 99% das tarefas são realizadas em CLI. Se você pretende fazer as certificações LPIC, estudar base Alma/Rocky Linux é mais recomendável, já que estão presentes em servidores de grande porte.
Oi :D, quais seriam as vantagens de usar Rocky Linux / Alma em servidores, é que nunca vi essa distro, por isso a pergunta. Desculpe-me pela leiguice.
Essas distribuições são parecidas com o Fedora, mas a diferença está no seu foco: uso corporativo. Em servidores ou ambientes onde falhas custam dinheiro/tempo, essas distribuições se destacam. Geralmente, após o lançamento delas, você receberá apenas correções ou patches de segurança, muito raramente a alteração de alguma versão de pacote. São semelhantes com as edições LTSC do Windows, 10 anos de suporte, nenhum software crítico é alterado, apenas corrigido.
No mercado de trabalho você não vai lidar somente com distros “populares” como Ubuntu, Debian, Red Hat… o que mais tem é sistema personalizado para atender determinadas funções ou necessidade como por exemplo PDVs de mercados, sistemas embarcados de refrigeração, por isso é de extrema importância um SysAdmin aprender sobre os fundamentos do sistema, o resto é detalhe.
Fiz um pacote há uns anos na 4Linux. O interessante é que nos dão somente Debian e CentOS. Já vi o Rocky e o Alma, mas não testei ainda.
Essas duas distribuições são a base do resto, então não existe uma razão lógica para aprender outras, se você parar para analisar. Alma/Rocky são continuações do CentOS, nada mudou de lá para cá.
Como ainda não tinha baixado nenhuma pra testar, não sabia se eram base CentOS.
Este tópico foi fechado automaticamente. Novas respostas não são mais permitidas.