Atualmente sou usuário do Linux Mint-19.3 cinnamon, porém, algumas vezes estou reparando que ele está apresentando algumas engasgadas com erros de “x aplicativo parou de funcionar” e isso está me incomodando muito, então gostaria de saber de vocês, qual distro vocês me indicam que apresentam um desempenho superior ao Mint aliada a uma boa interface gráfica também, sou usuário intermediário, Arch Linux não considero como opção, meu notebook é razoável.
8 GB de RAM DDR4 2400hz 1 TB de HD i7 - 7500U Nvidia GeForce 940-MX de 2GB
O erro que você descreveu não parece ter muita relação com a interface gráfica. Eu utilizo (e muitos outros) o Mint há muitos anos e não sofro desse problema, mesmo com máquinas inferiores à sua.
Vamos para algumas perguntas para tentar desvendar isso:
Existe um programa específico em que esse erro acontece, ou acontece em todos?
Você está usando algum PPA?
Você modificou o Kernel?
O seu sistema está atualizado, e utilizando o driver correto da Nvidia (435, para o Mint 19.3)?
Opa, Xinux26
muito obrigado pela receptividade, vou observar com carinho esta opção dada, que inclusive o Kubuntu lançou a versão 20.04 recentemente, me interessou bastante.
Opa, Franklin
muito obrigado pela disposição em me ajudar, Arch Linux é uma distro muito boa, eu a usava até pouco tempo atrás em meu outro notebook [inclusive pra quem desejar adentrar neste muito Arch é excelente pra seu desenvolvimento computacional] mas no momento estou querendo algo mais combinadinho com interface gráfica e desempenho, um Operating System digamos que bonito e rápido kkkkkkk.
Até pensei em realizar o hackintosh em meu computador, Lenovo Ideapad 320 15IKB, pois o OS Mojave me desperta muita cobiça, porém, a Apple delimita tanto para usuários que não são da Mac que demandaria muito esforço, como trocar placa Wifi/Bluetooth, abdicar da placa de vídeo, etc…
Olá, @brunonzanette, muito obrigado, agradeço seu engajamento em querer me ajudar.
Concordo, não acho que seja algo voluto a interface gráfica, o erro acontece as vezes quando estou usando o Nemo, transferindo alguns arquivos para uma memória flash, seja um Pen Drive, HD externo ou até mesmo meu Celular, o Vivaldi, Spotify, Celluloid as vezes engasgam também. Vamos lá:
Uso alguns PPA, algumas ‘extensões’ necessárias pra execuções de outros aplicativos, próprios aplicativos, que me fogem o nome por agora
Não, nunca modifiquei o Kernel, o sistema é ‘puro’ kkkk
Sim, uso o driver da própria Nvidia, porém, pela disposição de arrefecimento do meu notebook ser ‘ridícula’ e ainda não ter a opção on-demand de usar o driver, acabei por desabilitar pois aquecia muito e agora uso apenas a on-board, será que isso possa ter influência no desempenho do sistema?
Não obstante a isso, gostaria, se possível de dicas sobre distros que apresentam bom desempenho mas não deixem de lado a interface gráfica, inclusive, estava até pensando em realizar hackintosh, mas desisti pois dá muito trabalho, mais uma vez, obrigado, aguardo seu retorno para trocarmos mais ideias.
Aí você disse algo bastante comum para mim. haha
No meu notebook acontece exatamente a mesma coisa, basicamente porque o HD é uma porcaria. Nunca fui atrás de resolver isso porque acho que não existe mágica nesse caso. Eu uso as mesmas distros há muitos anos e nunca tive problemas com elas em outros computadores, e também não tenho nesse. Essas engasgadas ao se fazer uma cópia muito grande de arquivos acaba sendo normal de acordo com a qualidade do HD, mas sempre acontece algumas.
Só pra tirar a prova real, eu vou fazer um teste usando o Windows, no meu notebook. Como eu raramente uso ele, eu não percebo tanto essas coisa lá, mas aposto que irá acontecer o mesmo. Depois eu comento aqui o resultado.
Recentemente comprei um SSD, o Samsung 860-EVO mas ele vem da China, provavelmente vai demorar muito ainda pra chegar kkk.
Enfim, hoje tive o pior travamento de todos, estava fazendo downloads pelo jDownloader, usando o Telegram e o Firefox e simplesmente congelou tudo, mouse não mexia, tela não aumenta/diminua o bilho, única coisa que fiz foi acessar o CTRL+AT+1 pra tentar resolver e não consegui , tiver que desligar o notebook diretamente pelo botão e isso me espanta muito, porque nem no Windows 10, que é conhecido por ter aquele errou de disco de 100% isso me acontecia, preciso o quanto antes de trocar de distro kkkkk.
Antes usava o Arch Linux, agora tô no Mint e gostei muito, da interface gráfica, facilidade, etc, talvez eu volte posteriormente em uma nova atualização…você tem alguma distro pra me indicar?
Isso as vezes acontece comigo, especialmente no Mint, mas é só esperar um pouco que volta normalmente. Provavelmente você tava baixando muita coisa em velocidades bem altas, e isso fez o seu HD engasgar. Nesses últimos dias eu tenho usado o Ubuntu 20.04, e isso parece ter diminuído bastante, provavelmente por alguma modificação do Kernel. Porém, também notei que demora bem mais para a cópia realmente “acabar”. Isso acontece quando o sistema recebe a notificação que a escrita foi feita, mas na verdade o HD ainda está lidando com isso. No Gnome é fácil perceber isso porque o ícone não desaparece, e pelo terminal o comando sync (para sincronizar todas as escritas/leituras de discos) demora para finalizar, quando normalmente é quase instantâneo.
Eu fiz os testes com o Windows, e não consegui travá-lo, mas percebi que as velocidades de cópias são bem mais baixas que no Mint/Ubuntu. Também não consegui travar o Mint/Ubuntu nestes testes, mas é bem perceptível que o sistema fica diferente enquanto as leituras/escritas estão sendo feitas no HD em velocidades altas.
Confesso que o que você acabou de relatar me assustou muito, pois eu estou deixando o Windows para entrar no Linux, uso muitos programas gráficos, estava considerando o Mint, mas com esse relato…
Não tem porque se assustar. O Mint é uma excelente distro, mas não tem superpoderes. Querer que o HW faça mais do que ele consegue não faz sentido. Eu utilizo o Mint para tudo (incluindo trabalhar) há anos, o Dio já fez diversos vídeos e cursos sobre edição de áudio e imagem usando o Mint, e eu poderia ficar um bom tempo citando casos de uso de sucesso aqui.
Porém, se eu coloco o Steam para baixar um jogo utilizando toda a banda (atualmente consigo baixar em torno de 25MB/s), enquanto copio arquivos e faço outras coisas, o PC vai ficar lento, porque meu PC não suporta isso. Se eu tivesse um SSD com certeza isso não aconteceria.
Eu já percebi por exemplo que o Windows restringe a velocidade de download no Steam, simplesmente porque não consegue processar tanto coisa com o meu HW. No Mint fica no máximo da conexão, mas o sistema fica mais lento. Eu vou tirar uma foto do Steam nas duas situações para ilustrar isso.
Além disso, neste fórum são relatados alguns problemas, normalmente com um uso específico e/ou com um HW específico, e não os de outros milhares de usuários que usam esses mesmos sistemas todos os dias sem problemas. Por isso a recomendação é sempre: Teste e veja por você mesmo.
Se você utiliza softwares que exigem muito do HW no Windows e eles funcionam bem no seu HW, é porque muito provavelmente o seu HW é bom, e que esses mesmos softwares vão trabalhar tão bem quanto no Mint ou outras distros.
Edit:
Um exemplo de caso de sucesso com um software de edição de vídeo no Mint:
@MetalOmega, é exatamente isso que o @brunonzanette escreveu, sem tirar nem pôr!
Inclusive, uma curiosidade interessante:
Até 2022 o governo da China pretende fazer com que não se use mais Windows e sim o Linux Deepin ou Kylin, que são duas distros chinesas, Linux é o futuro.
Pois é, chega ser até engraçado, a cópia/leitura de arquivos no Linux é bem mais rápida que no Windows, porém o desempenho em relação a continuação de atividades deixando a transferência em segundo plano acaba sendo prejudicado, parece que até o Linux pede um SSD kkkk.
Inclusive hoje houve atualização do Kernel, eu as instalei, mas ainda não reiniciei sistema, o Samba também atualizou, pode ser que haja correção nestes bugs.
Eu tinha lido que a China tava desenvolvendo o Unified Operating System (UOS) que é baseado no Deepin, porém, tem vários pacotes proprietários no código, esse sistema que o Governo aposta
Sim, não nego que seja, a questão é que eu sou iniciante (não tanto) no linux, ainda não conheço muito as distribuições, apenas tive contato há muitos anos com Kurumin, Linux 8, depois acho que foi o 12 ou 14 por um breve tempo. Eu sou usuário de Hardware HardCore, no Windows meu Chrome até então estava com 50 abas abertas, meu Firefox com mais de 350 abas, ao mesmo tempo em que via video-conferência, editava imagem em Photoshop com CorelDraw aberto + Camtasia renderizando kkkk… claro que exagerei um pouco, não estava tudo ao mesmo tempo, mas os navegadores sim. Só que após ver um vídeo do Baboo sobre o perigo e as consequências em usar um SO crackeado, além dos programas crackeados, eu decidi não ficar mais sob os olhares dos hackers, pois minha vida já é um livro aberto, não quero perder todos os meus acessos kkk.
Resumindo, não quero perder a praticidade de edição de foto, vídeo, acesso a internet, reprodução de vídeo e tal, porém que isso não afete a minha segurança, ah, é claro, que meu notebook HP Pavilion, placa Radeon dedicada, Core i7 4500U com 8GB DDR3 e SSD de 120GB continue veloz
P.S.: em tempo, acabei de instalar o Ubuntu 20.04 LTS e começando a instalar programas rsssss
Enfim… para ajudar a quem está com a mesma dúvida que eu sobre qual distro escolher, eu optei por instalar o Fedora 32 Workstation em meu notebook e não me arrependo, é uma distro muito tranquila, tanto para usar quanto instalar pacotes, vem com o GNOME muito consistente, é uma distro clean, veloz, e não aconteceu novos bugs que ocorriam no Linux Mint, até o momento estou achando a melhor distro que já utilizei.
Eu iria de Kdeneon ,tem beleza e é leve, como você e intermediário posso indicar também o Debian que e mais estável e leve que o mint, a desvantagem são os programas não tão atualizados,deixei de usar o mint e o ubuntu por achar eles pesados demais, e bom pra usuários bem iniciantes mais se você já tem um bom conhecimento recomendo outras distros, valeu espero ter ajudado.