Qual melhor distro/kernel(?) para uma máquina Intel Celeron D 1gb de ram e 40gb de HD?

Olá, galera, tudo bem? Tenho um PC com essas configurações, bem atigão mesmo, quando comprei ele já era uma máquina meio defasada também, mas foi o que eu usei por anos como computador principal. Hoje ele está parado e estava pensando em usar ele como central multimídia/smartTV para colocar na TV da sala e deixar meus pais usarem a internet. Eles não têm prática nenhuma com tecnologia, nem têm celular, por exemplo.

Queria saber o que vcs recomendam de distro para usar nesta máquina? Eu queria deixar o mais simples e fluído possível. Pensei no Chrome OS, acho que seria o melhor dos mundos, assim eles até poderiam ter acesso a Apps e pagar contas em casa e etc, porém, acho que não vai dar certo nesta máquina, né? Android x86 também seria uma boa, mas acho difícil rodar…Alguém tem experiência com isso? Pode vir com as sugestões, ideias e possibilidades, estou aberto a isso.

Valeu!

Eu começaria testando o Linux Mint XFCE ou Mate. São fáceis de usar e utilizam poucos recursos do computador.

O problema vai ser utilizar um navegador de internet nele, já que tem pouca memória.

Talvez se eles se mantiverem disciplinados, usando no máximo 1 ou duas abas por vez, poderia dar certo?

Você pode ver se consegue colocar um pouco mais de memória nele.

Teria que ver o modelo dele para saber quanto de memória ele aceita a mais.

Esse notebooks mais antigos eram bem simples de trocar memória.

Aí teria que pesquisar no mercado livre ou lojas de manutenção de micros, vê se acha memórias DDR2 ou 3, dependendo do modelo.

1 curtida

Boa, é uma ideia. Na época eu mesmo troquei a ram dele, bem simples mesmo. Esse computador veio com acho que 256 ou 500 de ram, aí eu comprei um pente de 1 gb e coloquei. Nem note é, é um desktop mesmo.

Vou pensar nesta possibilidade, hoje deve ser barato, né? Se não me engano, era DDR 2 mesmo

20~50 reais em média.

Teria que ver quanto que a placa mãe aceita no máximo.

vishi…é mesmo…eu tinha esquecido que tinha isso…como que eu descubro essa informação?

Eu lembro que tinha isso mesmo…mas esqueci o limite, talvez 2gb de ram

Qual a serie desse Celeron D? se for da serie 300 nem recomendaria usar nada nele atualmente ainda tenho uns 330 e 331 que são peso de papel muito fracos para experiencia web, se for a Serie 400 já é melhor.

precisaria ver aqui…não sei dizer, vou dar uma olhada

Programas como o CPU-Z (Win) ou o CPU-G (Linux) descobrem qual é sua placa-mãe. Aí vc consegue ver o modelo procurando na internet pra ver o quanto ela aguenta de RAM no máximo. E vc poderia colocar uma distro muuuuuito leve (com LXQt ou Enlightment fica ainda mais leve que com que com XFCE), poderia ser o Lubuntu ou o Elive, e usar Webapps para os conteúdos, daí eles abririam uma página de cada vez (por pensar serem “apps”)

Você encontra vários tópicos sobre Linux em PCs antigos aqui no fórum, então não estranhe se a moderação fechá-lo.

Minhas principais dicas seriam:

  • Usar uma distribuição de 32 bits, de preferência, uma que permita ser instalada com um conjunto pequeno de pacotes
    • Debian e openSUSE Tumbleweed são exemplos de distros de 32 bits
  • Não usar um ambiente desktop e preferir um gerenciador de janelas
    • Eu personalizaria um FVWM, porque já tenho familiaridade e posso dispensar programas de terceiros pra colocar botões na tela
  • Escolher os programas a dedo e entender exatamente o que precisa ser feito no computador
    • Calendário, agenda, contatos e tomador de notas: Osmo
    • Processador de texto: AbiWord
    • Planilha: Gnumeric
    • Calculadora: Galculator
    • Editor de texto: Mousepad
    • Terminal: URxvt
    • Gerenciador de arquivos: PCManFM
    • Navegador: SeaMonkey (não tem pt_BR, mas tem pt_PT)
    • Visualizador de imagens: Geeqie
    • Leitor de PDF: muPDF (ou, se o muPDF for muito minimalista, Atril)
  • Para o pagamento de contas, se o banco implicar com um navegador mais leve, tentar usar o Firefox com um perfil bem customizado, feito só pra isso

No passado, uma opção de media center mais leve era o MythTV. Talvez você queira dar uma procurada.

Como eu configuraria o FVWM e o X:

  • Login automático numa conta familiar
  • Limitações para manipulação de janelas
    • Janelas só com o botão de fechar
    • Janelas configuradas pra abrirem no centro da tela (declaração Style * PositionPlacement Center)
    • Nenhum programa poderia ser minimizado (declaração Style * !Iconifiable)
  • Fontes grandes
  • Cursor grande
  • Papel de parede aleatório via script
  • FvwmButtons no fundo da tela, com ícones bem grandes para os poucos programas disponíveis e com botão para desligar o computador, dispostos ao longo da bordas, como se formassem uma moldura

Como o ambiente ficaria na minha visão:

Configurações adicionais:

  • Tuning de swappiness após teste de estresse
  • Tuning de ulimit após teste de estresse com navegador e multimídia
  • Atualizações automáticas

Opções extras:

  • Se a máquina tiver um joystick, fornecer algo como um RetroArch
2 curtidas

Vc é moderador? Pode fechar, irmão. Valeu aí

Não, sou apenas um usuário. :slight_smile:

Está feita a minha sugestão acima. Boa sorte com a máquina.

Tenho uns toques com relação a usar um computador antigo, seja ele notebook ou desktop, para multimédia center.
Me deixa encucado o consumo de energia.

Será que é muita paranoia? rs

Com todo respeito, tive um Celeron com pouca memória ram e odiei a experiência, mal rodava o youtube na máquina hahaha não me lembro ao certo o Celeron e a quantidade exata de memória, anunciei na olx e passei a bomba para frente ahahah acho que você vai só ter trabalho e passar bastante raiva. Mas depois posta aqui o resultado se deu certo pra gente saber…