Qual melhor alternativa do AutoCAD Electrical para linux?

Já faz um tempo que estou procurando um software para mapeamento elétrico residencial, tipo AutoCAD Electrical, PRO-Elétrica e QiElétrico, e só encontro com requisito de SO para Windows. Alguém conhece um alternativo para Linux? De preferência que seja livre ou gratuito para estudante universitário :sweat_smile: :sweat_smile:

Bom vindo ao fórum @SaruMan64!
Encontrei algumas alternativas, porem teria que testar para verificar se supre a sua necessidade:

Alternativas sugeridas ao AutoCAD Electrical (pode ser uma boa guardar esse site, para que futuramente consulte alternativas de outros aplicativos):

2 curtidas

Acabei de testa-los, porém, eles não se adequam para o que preciso, esses programas são mais para circuito eletrônico, o que estou precisando mesmo é de um programa que faz o esquema elétrico de uma casa, apartamento ou um edifício, como uma planta feita por um arquiteto, mostrando onde cada tomada, lâmpada ou outro terminal esta e onde passa os fios pela parede.
Agradeço muito a sua atenção pelo poste.

Entendi.

Quando vi a imagem do 3D View: nmosGate(lay) pensei que tivesse essa possibilidade, porque mostra o prédio (ou será outra coisa e eu que imaginei que é a estrutura de um prédio? :smile:):

1 curtida

Se eu não me engano, o BricsCAD tem um plugin de elétrica.

Eu tenho um amigo que é engenheiro mecânico e ele usa o cad e o solidworks e pelas palavras dele ele não encontro nenhum programa que substituísse eles e como ele tem uns anos de experiência nessa área eu acredito que seja meio difícil acha algo que substitua isso.
O caso que eu citei foi quando falei do Linux pra ele e ele decidiu testa e procura alguma alternativa e como eu já disse ele não encontro nada que fizesse algo descente e volto pro Windows e isso foi bem recente, foi a uns 4 meses e até hoje pelo que sei ele continua com o mesmo pensamento.

1 curtida

Quando vi também achei, mas isso é a estrutura das trilhas de cada camada de uma placa eletrônica.

1 curtida

@Miura, quando você falou desse plugin, fui correndo buscar informação, porém ele pede requisito de SO Windows, fiquei boladão quando vi isso, e isso me faz as vezes pensar igual ao amigo do @YugiMoto, só que já faz meia década que estou usando Linux direto, e eu nem sei mais usá-lo :laughing: :laughing:.
Vou continuar a procurar por um sistema desses para Linux, mas por enquanto, vou usar um dual boot como alternativa.
Obrigado a todos pela ajuda.

1 curtida