Qual linux seria melhor?

Ola!!! sou iniciante no ramo de linux e queria saber qual distro que vocês me recomendam usar.
uso meu notebook para usos gerais e games, porém o w11 esta muito pesado para meu hardware.
hardware:
I5 1235U
8GB RAM
Iris XE graphics
256GB SSD

1 curtida

Cara utilizo PopOS a uns 3 anos, e rodo games de boa, jogo mais Dota e Project Zomboid, quando ainda dava eu jogava LoL. Nunca tive problemas.

1 curtida

Pra ser sincero, qualquer um…

Resumidamente é o que você gostar mais.

No canal do diolinux tem trocentos bechmarks de distros, você pode ver o suposto mais “rápido”, mas tem várias outras coisas a se considerar, principalmente em relação usabilidade.

2 curtidas

Pelo hardware, literalmente qualquer uma pode ser usada, mas como vc quer jogar tbm, pode tentar as mais comuns(aquelas que a galera sempre recomenda)
Zorin
Mint
Pop
E por ai vai
Problemas com drivers c nao vai ter em nenhuma distro praticamente, eu pessoalmente gostaria de recomendar o linux mint (versão cinnamon) é uma transição suave

1 curtida

Boa tarde, quero deixar minha contribuição.

O seu hardware é o que eu chamaria de mínimo funcional para usar qualquer, qualquer mesmo, distro Linux. Desde um Debian com pacotes antigos até um Arch, você é quem determina.

O i5 vai te atender tão bem ou melhor quanto no Windows, por que ele vai ter mais fôlego. Linux em geral costuma ser mais leve.

Os 8GB de RAM vão ser muito bem vindos em qualquer sistema e DE que você escolher, mas jogar um Xfce para ocupar o mínimo possível com o desktop e salvar o resto pra navegação/programas é uma boa.

Os gráficos intel deverão funcionar out-of-the-box. Só instalar o sistema e ser feliz, muito provavelmente.

O SSD será muito bem vindo; é o mínimo pra usar um computador com uma experiência decente e agradável hoje em dia, e pode ter certeza que o Linux ser aproveitará bastante dele.

Enfim, se quiser uma recomendação, eu diria pra usar Endeavour OS com Xfce, ou Void Linux com Xfce. Esse segundo é mais leve que o primeiro, funcional e adequado. Se não gostar de Xfce, use logo um KDE Plasma, mas sabe que irá pedir mais recursos por que, afinal, ele traz mais recursos. O Endeavour OS já vem pronto, é só instalar. O Void Linux pra usar KDE você terá de fazer tudo manual. Hmm… pensando bem, só use o Void Linux se tiver com vontade de aprender a instalação dele, que apesar de simples, não é next-next install com uma interface bonitinha e tals.

Enfim, vá de Endeavour OS Xfce e seja feliz com o pinguim.

1 curtida

Qualquer distribuição Linux seria boa nesse Hardware.
Aqui já se torna uma questão de gosto.

• Quer algo mais fácil e que é mais familiar? Vá de Mint, TigerOS ou ZorinOS
  • Quer uma distro que se atualize continuamente? Tem o Arch Linux (e as distros baseadas nele) e o OpenSuSE Tumbleweed
  • Quer algo que tenha versões que tenham um suporte maior? Vá de Ubuntu
  • Quer algo que não se atualize continuamente, mas tem pacotes mais recentes? Tem o Fedora

E assim vai. Com um Hardware desse, se torna questão de gosto e do que você gostaria numa distro, pois qualquer distro rodaria bem.

A mesma coisa, são os Ambientes Gráficos. O KDE Plasma e o Gnome são os mais completos que você pode encontrar. Se você quer algo mais familiar e/ou personalizável, vá de KDE Plasma, mas se você quer um ambiente com um fluxo de trabalho diferente, vá de Gnome.

Embora tenha outros ambientes (XFCE, Mate, LXQT, Cinnamon), é o Plasma e o Gnome que são os mais completos e que normalmente são os que as distros usam.

eu estava entre o fedora e o zorin mas fiquei em duvida em questão as novas versões dos sistemas, quando lançar uma nova versão de sistema vou ter que formatar de novo o pc ou atualiza sozinho ?

Ah, você está começando no maravilhoso mundo do Linux, hein? Bem-vindo ao clube! Se o Windows 11 está pesando no seu hardware, talvez você queira tentar algo mais leve e ágil, como o Pop!_OS ou o Ubuntu. Esses são populares, oferecem bom suporte para hardware e, em teoria, não vão deixar o seu notebook tão lento quanto uma tartaruga com Wi-Fi ruim. Claro, se você for realmente corajoso, pode se aventurar em algo como o Arch Linux, mas aí já é para quem gosta de desafiar o próprio sistema nervoso. Seja como for, qualquer uma dessas opções vai te tirar do pesadelo do Windows 11.

1 curtida

Você pode atualizar o seu Fedora sem ter que reinstalar o sistema. Acho que o mesmo se aplica ao ZorinOS.

Em relação ao Fedora ele não é tão amigável assim para atualização de versões do sistema em comparado ao Zorin, tendo em vista que você é iniciante. Mas, nos dois casos é algo relativamente simples. No caso do Fedora não é nenhum bicho de 7 cabeças, pelo próprio site do Fedora eles ensinam como fazer essa atualização, pode precisar de algum comando de terminal, mas lendo com atenção se torna algo bem tranquilo e rápido de fazer. No Zorin(Nunca usei), mas já usei Linux Mint e ambos utilizam a base Ubuntu, então quando tiver disponível uma nova versão, irá surgir uma notificação perguntando algo como “Olha, temos uma nova versão do sistema, você que atualizar para esta nova versão?” E terá algum botão perguntando se você quer fazer agora ou não. E sobre a pergunta de formatação, para ambos os casos é Não. Você não precisa formatar seu PC para fazer a atualização do sistema.

Pop, Manjaro ou Mint

Como você é iniciante comece por alguma distro base Ubuntu pois eles são cheias de facilidades e direcionadas para uso em Desktop. Te indico Linux Mint ou ZorinOS. Com o Zorin OS você vai ter uma experiencia de interface parecida com o Windows.

2 curtidas

Boa sorte.

1 curtida