Qual linux seria melhor?

Ola!!! sou iniciante no ramo de linux e queria saber qual distro que vocês me recomendam usar.
uso meu notebook para usos gerais e games, porém o w11 esta muito pesado para meu hardware.
hardware:
I5 1235U
8GB RAM
Iris XE graphics
256GB SSD

1 curtida

Cara utilizo PopOS a uns 3 anos, e rodo games de boa, jogo mais Dota e Project Zomboid, quando ainda dava eu jogava LoL. Nunca tive problemas.

1 curtida

Pra ser sincero, qualquer um…

Resumidamente é o que você gostar mais.

No canal do diolinux tem trocentos bechmarks de distros, você pode ver o suposto mais “rápido”, mas tem várias outras coisas a se considerar, principalmente em relação usabilidade.

2 curtidas

Pelo hardware, literalmente qualquer uma pode ser usada, mas como vc quer jogar tbm, pode tentar as mais comuns(aquelas que a galera sempre recomenda)
Zorin
Mint
Pop
E por ai vai
Problemas com drivers c nao vai ter em nenhuma distro praticamente, eu pessoalmente gostaria de recomendar o linux mint (versão cinnamon) é uma transição suave

1 curtida

Boa tarde, quero deixar minha contribuição.

O seu hardware é o que eu chamaria de mínimo funcional para usar qualquer, qualquer mesmo, distro Linux. Desde um Debian com pacotes antigos até um Arch, você é quem determina.

O i5 vai te atender tão bem ou melhor quanto no Windows, por que ele vai ter mais fôlego. Linux em geral costuma ser mais leve.

Os 8GB de RAM vão ser muito bem vindos em qualquer sistema e DE que você escolher, mas jogar um Xfce para ocupar o mínimo possível com o desktop e salvar o resto pra navegação/programas é uma boa.

Os gráficos intel deverão funcionar out-of-the-box. Só instalar o sistema e ser feliz, muito provavelmente.

O SSD será muito bem vindo; é o mínimo pra usar um computador com uma experiência decente e agradável hoje em dia, e pode ter certeza que o Linux ser aproveitará bastante dele.