Troquei de pc recentemente, agora estou com um aspire core i5 da setima geracao com 8gb. Tenho um pequeno conhecimento com linux, trabalhei com ubutun server em 2012, mas logo depois só mexi com windows. Hoje trabalho como QA, faco teste automatizados para android, e gostaria de saber qual linux se encaixaria pra mim que estou “iniciando”. O melhor para rodar emulador android. O motivo da saida do windows é que no novo pc nao tenho SSD e o win 10 trava o disco sempre em 100%. Andei pesquisando me chamaram atenção o mint, manjaro e o pop_os, mas como tenho pouco conhecimento gostaria de opnioes…
No windows 10 2004 (May Update) a microsoft diminuiu o indexador de pesquisa do windows, o que fez o uso de disco ser bem menos intenso do que era anos atrás, se seu notebook está com o uso em 100% deve ser por causa de algumas instalação que o windows esteja fazendo, você deveria esperar o fim desta e ver se o disco vai continuar assim.
Sobre as distros, o mint é o que mais tem programas instalados por padrão, isso é legal pq a gente economiza tempo no pós instalação, mas em contrapartida é o mais feio na minha opinião, e eu não tenho muita paciência para ficar fazendo customizações. Você disse que tem pouco conhecimento, por esse motivo eu diria para não ir de manjaro, não que ele seja difícil, mas quando você encontrar algum problema, as soluções que se acha na net são abundantes para as distros baseadas em debian e ubuntu, minhas indicações de distro são Pop_os, zorin os e ubuntu budgie.
O pop usa o gnome perto do puro, é bom você ver esse vídeo para ter uma ideia do workflow dele (que pode ser mudado para o jeito windows de ser, claro)
O zorin os core usa gnome com várias extensões o que o deixa parecido com o windows 7, infelizmente ainda esta usando a lts 18.04 do ubuntu, o zorin 16 baseado no ubuntu 20 deve chegar perto do fim do ano
Já o Ubuntu budgie por padrão lembra um pouco o mac os com aquela dock, ele vem com um programa chamado budgie desktop settings que dá pra mudar um pouco a interface, tanto para algo mais mac de ser com a barra de menu como para algo mais windows com uma barra de tarefas no canto inferior
Então, sobre a parte do emulador Android, contando que você vai usar o Android Studio e o AVD, qualquer sistema Linux vai ter mais ou menos a mesma performance, se o seu processador suportar o KVM.
Agora, sobre o sistema, desses que você listou, eu recomendo fortemente o Manjaro, é acessível, não é debian-based e, como é baseado em Arch linux, você pode usar a Wiki do Arch linux para procurar soluções.
Dai, é só escolher o desktop enviroment, o que, novamente, Manjaro leva um ponto, pois não te força a usar o Gnome, como o Pop, ou te da duas opções, como o Mint, só no site, tem 12 opções e o Manjaro Architect, que permite você instalar com outras DEs, e como é baseado em Arch tem o suporte para várias outras DEs.
Penso que deve experimentar o Linux. Eu mesmo estou gostando. Algumas questões ainda me seguram mas em casa pra uso civil realmente gostei muito. E experimente. Que bom que esse tópico foi diferente dos demais onde cada um tenta empurrar sua distro e interface preferidas.
Sobre os 100% disco tem várias causas: cracks, ativadores, erro do próprio Windows. Nesse artigo aí tem 27 possíveis causas e soluções pra cada uma delas: 27 soluções para o problema do disco a 100% (HD100) (com vídeo) | BABOO
Infelizmente a internet traz muita informação mas também muita confusão. Muita coisa é colocada na conta dos sistema (acontece o mesmo com Linux) e na verdade é o Chrome lá enchendo o saco, um HD defeituoso. Pra piorar as pessoas não conseguem diagnosticar e acabam perpetuando informações que só leram mas não necessariamente é o caso delas. E repito, com Linux acontece a mesma coisa.
Eu sei que muitos vão (provavelmente) recomendar (ou empurrar) suas distribuições favoritas, mas vindo de mim, que passei por basicamente todas as distros mainstream, recomendo que você use o Ubuntu. Motivo? Não vale a pena ficar quebrando a cabeça pensando em qual usar ou qual não usar, use aquilo que funcionar, for fácil e que seja fácil achar ajuda. Eu perdi muito tempo pensando no que usar e mudando de sistema em vez de ser produtivo e usar o computador de fato. Enfim, minha recomendação é que você use o Ubuntu por ser o gigante que é e siga com sua vida. Caso você não goste de como o Ubuntu padrão é, use alguma variação do Ubuntu como o Kubuntu, Xubuntu ou Ubuntu Budgie. Ademais, fique bem