Troquei de pc recentemente, agora estou com um aspire core i5 da setima geracao com 8gb. Tenho um pequeno conhecimento com linux, trabalhei com ubutun server em 2012, mas logo depois só mexi com windows. Hoje trabalho como QA, faco teste automatizados para android, e gostaria de saber qual linux se encaixaria pra mim que estou “iniciando”. O melhor para rodar emulador android. O motivo da saida do windows é que no novo pc nao tenho SSD e o win 10 trava o disco sempre em 100%. Andei pesquisando me chamaram atenção o mint, manjaro e o pop_os, mas como tenho pouco conhecimento gostaria de opnioes…
No windows 10 2004 (May Update) a microsoft diminuiu o indexador de pesquisa do windows, o que fez o uso de disco ser bem menos intenso do que era anos atrás, se seu notebook está com o uso em 100% deve ser por causa de algumas instalação que o windows esteja fazendo, você deveria esperar o fim desta e ver se o disco vai continuar assim.
Sobre as distros, o mint é o que mais tem programas instalados por padrão, isso é legal pq a gente economiza tempo no pós instalação, mas em contrapartida é o mais feio na minha opinião, e eu não tenho muita paciência para ficar fazendo customizações. Você disse que tem pouco conhecimento, por esse motivo eu diria para não ir de manjaro, não que ele seja difícil, mas quando você encontrar algum problema, as soluções que se acha na net são abundantes para as distros baseadas em debian e ubuntu, minhas indicações de distro são Pop_os, zorin os e ubuntu budgie.
O pop usa o gnome perto do puro, é bom você ver esse vídeo para ter uma ideia do workflow dele (que pode ser mudado para o jeito windows de ser, claro)
O zorin os core usa gnome com várias extensões o que o deixa parecido com o windows 7, infelizmente ainda esta usando a lts 18.04 do ubuntu, o zorin 16 baseado no ubuntu 20 deve chegar perto do fim do ano