Assembly não é, necessariamente, uma “linguagem de programação”. Se a considerar, certamente seria a mais baixo nível.
C ou C++ não são linguagens tão difíceis, eu mesmo gosto muito delas. O que vejo que causa tamanha aflição é o modelo mais voltado à linguagem estruturada, mesmo no caso de C++, em tese orientada a objeto.
Mas C é uma linguagem ótima para você pegar um bom livro de algoritmos e introdução à computação e fazer tudo que está ali, de maneira que você compreende o conteúdo e aí vira um melhor programador para tudo.
A despeito de toda esta defesa, não é a minha favorita, apenas por um detalhe. Gosto muito de PHP e ultimamente também tenho desenvolvido um amor pelo Python por ser algo que tem uma curva de aprendizagem muito rápida, com pouco esforço você já faz coisas legais, mas não perde aquele “contato” com o código para polir um ou outro bit.
E uma menção honrosa a SQL que, bem usada, dá um trato com os dados com meia dúzia de linhas que qualquer linguagem precisaria de páginas.