Qual linguagem de programação vocês gostam mais?

Olá Pessoal, criei esse tópico pra vocês falarem as Linguagens de Programação que gostam mais, e o porquê.

A minha resposta para a minha própria pergunta é essa: Python, é ótimo pra iniciantes e o máximo que fiz nele foi um programa de soma, que somava dois números que o usuário colocava. Mas aí, parei com a programação e agora estou resolvendo voltar a programar.

7 curtidas

Eu também, apesar de não ter grandes conhecimentos, tenho minhas favoritas. C em primeiro lugar, por ser uma linguagem bastante flexível, rápida e fácil.
Python em segundo lugar, por ter uma sintaxe muito fácil, e é a primeira linguagem de programação que eu aprendi.

4 curtidas

Acho que sempre tem uma linguagem melhor e mais robusta para uma determinada solução, então eu acabo usando as linguagens abaixo:

  • Shell Script - para automação de servidores;
  • C - para embarcados;
  • Python - para bots;
  • Java - para backends;
  • Typescript (superset do Javascript) - para frontends.
6 curtidas

C eu vou deixar pra quando eu for mais experiente, dizem que é uma das mais difíceis. :sweat_smile:

Por isso que eu gosto do Python, é ótimo pra iniciantes, super fácil pra qualquer pessoa e assim como eu, você também começou com ele naa programação.

2 curtidas

Digamos que C é um pouquinho mais “casca grossa”, mas apesar disso, ainda é uma linguagem que é ensinada para iniciantes. Enquanto que o Python tem um grau um pouquinho mais elevado de abstrações, recursos em implementados nativamente na linguagem, prontos para serem usados, no C você tem que lidar com isso de uma forma mais manual. Um exemplo são as Strings, que não tem de forma nativa em C.
Acho que se fosse fazer uma comparação entre linguagens de programação e distribuições Linux, o Python seria um Linux Mint, e o C um Debian, ou mesmo um Arch Linux.

5 curtidas

Exato, mas o C seria mais o Gentoo.

3 curtidas

Acho que um Assembly que estaria mais pra Gentoo ou LFS, e o C entre Arch e Gentoo…

3 curtidas

Python e Java Script

4 curtidas

Faço as palavras do Danilo as minhas.
As duas que mais tenho afinidade:

  1. C# (ambiente .Net Core)
  2. Transact-SQL

Porém, dependendo da situação do cliente, sei um pouco de Visual Basic For Application (sim, jurássico) e tenho domínio da sintaxe usada no Access.

As vezes dou uma brincada com Shell Script também, mas nada avançado.

Em fim, vida longa e próspera :lizard:

5 curtidas

Minha segunda escolha é a mesma do @deyvidd, o JavaScript.

2 curtidas

Ouço falar que o C++ é muito rápido, logo é essa que eu curto.

(Sou muito ignorante quanto a linguagens de programação. Sei nem como fazer um hello world.)

1 curtida

1 curtida

Tem algum dev ai codando agora?

1 curtida

if people do ´type like this´, then
fox = not understand
fi

1 curtida

Raposa Shell Scripteira! :heart:

2 curtidas

HOW

(99 characters)

1 curtida

Outra coisa que eu gosto: Shell Script, depois de criar um script de pós-instalação pro meu Slack, me aproximei mais dele.

1 curtida

Fun Fact: Sempre que for aprender alguma linguagem de programação nova, use o Hello World, pois reza a lenda que se você não usar ele, você nunca vai conseguir aprender essa linguagem.

3 curtidas

Assembly não é, necessariamente, uma “linguagem de programação”. Se a considerar, certamente seria a mais baixo nível.

C ou C++ não são linguagens tão difíceis, eu mesmo gosto muito delas. O que vejo que causa tamanha aflição é o modelo mais voltado à linguagem estruturada, mesmo no caso de C++, em tese orientada a objeto.

Mas C é uma linguagem ótima para você pegar um bom livro de algoritmos e introdução à computação e fazer tudo que está ali, de maneira que você compreende o conteúdo e aí vira um melhor programador para tudo.

A despeito de toda esta defesa, não é a minha favorita, apenas por um detalhe. Gosto muito de PHP e ultimamente também tenho desenvolvido um amor pelo Python por ser algo que tem uma curva de aprendizagem muito rápida, com pouco esforço você já faz coisas legais, mas não perde aquele “contato” com o código para polir um ou outro bit.

E uma menção honrosa a SQL que, bem usada, dá um trato com os dados com meia dúzia de linhas que qualquer linguagem precisaria de páginas.

2 curtidas

Isto aqui já demonstra bem porque Java é um saco:

Java

class Simple {  
   public static void main(String args[]) {  
      System.out.println("Hello, World!");     
   }  
}  

Python

print("Hello, World!")

4 curtidas