Qual interface você usa e porque?

2-18/9/21
Considerações do mate:
Hoje eu passei o dia todo usando mate,so que eu preferi usa-lo no nixOS.
De manha eu estava usando o ubuntu MATE,só que por conta da base e da demora para fazer coisas simples,demorou mais de 40 minutos para instalar como toda flavor do ubuntu.
por hoje eu ter precisado mais do computador do que ontem então eu preferi instalar o mate no nixOS por eu ja conhecer bem ele. Talvez de noite com tempo eu experimente o manjaro MATE que me pareceu muito bem feito e o fedora MATA-compiz. Com o nixOS instalado desde meio dia não tive nem um problema, e assim como o gnome,eu tratei de personalizar bem,e um bom video foi o : MATE DESKTOP | Personalização no Debian Buster - YouTube
Do Pinguim Criativo.
Vi muita gente reclamando que essa interface era pesada e até em alguns casos até mais pesada que o KDE,mais achei a interface leve.Sempre sozinha com 3% cpu e 350 mbs de ram.
Gostei do mate,mais ainda prefiro o xfce.
Talvez depois desses testes que eu estou fazendo,eu deixe o mate nesse computador.

Agora eu não sei qual a proxima interface que eu irei testar,talvez cinnamon. Alguma ídeia alguem?

que tal a lista da arch wiki?
https://wiki.archlinux.org/title/desktop_environment

Mais o que tem a ver com a wiki do arch?

talvez pq essa lista foi feita pelo arch ?

? ainda não entendi.
O que eu gostaria é que vocês falassem o que era para mim testar,quero focar em só uma por vez.
Aliás ,estou ironicamente com a wiki do nix aberta do lado…

no meu mais novo void, uso o 9wm, é minimalista e tem tudo o que preciso no pequeno menu dele.

2 curtidas

9wm? nunca tinha ouvido falar.
void eu estou para testar a um tempo,eu quase instalei ele com mate hoje.

2 curtidas

pesquisa mais um pouco sobre ele, é um wm baseado na interface do Plan9. se você gosta de minimalismo, você vai gostar dele.

2 curtidas

adoro um belo setup minimalista! Vou testar em maquina virtual algo igual o seu,9wm + void.

2 curtidas

boa, já que o void também é super limpo por padrão, vai ser um nível absurdo de minimalismo.

2 curtidas

realmente,quasse tive uma parada cardiaca de ver um sistema completo com xfce com a iso pesando somente 700mb!

2 curtidas

sim, um oponente digno para o gentoo.

2 curtidas

Sugiro testar o LXQt. Na versão original, “vanilla”, não impressiona, mas pode fica bem interessante depois de umas reconfigurações.

O canal do @ailtonbsj traz informações de monte em “pt_br”:

3 curtidas

lxqt ja foi minha interface favorita! so que na epoca que eu sai dele foi por causa de eu ser iniciante e quebrar tudo muito facil kkk mais realmente ,preciso testa-lo novamente.

" 9wm é um gerenciador de janelas de empilhamento de código aberto para X11 , escrito por David Hogan (dhog) em 1994 para emular o gerenciador de janelas Plan 9 Second Edition, . Muitos gerenciadores de janela minimalistas posteriores para X foram inspirados ou diretamente derivados de 9wm. 9wm ocupa apenas 0,4 MB de RAM"
Retirei isso da wikipedia.
Com esse gerenciador de janelas + void ,deve caber em um disquete kkkk

2 curtidas

não consigo instalar isso e nem o Arch Linux, :roll_eyes: já tentei tantas vezes que até memorizei os comandos, sobre o 9wm, é um gerenciador de janela extremamente minimalista:
images (1)

(da pra instalar em um computador antigo do tempo do Win95, pelo q parece.)

3 curtidas

qual o problema? internet?

concordo, é pequeno demais kk

1 curtida

parece feito em paint kkkk
Saudades desse visual no fwm …

Me parece um otimo gerenciador de janelas.

2 curtidas

É o bootloader, nunca consigo instalar.

1 curtida

Só serve para os hipsters. :rofl:

Já escolhi o Mint., o nixOS é baseado no Ubuntu, certo?

1 curtida

teste o nixOS então. Tem uma instalação e wiki mais facil que do arch e não tem problema com bootloader,pois ele se adapta ao seu hardware.(se quiser pode trocar qualquer hora)

kkkkkk

1 curtida