Qual interface você usa e porque?

Ok, Vou dar uma olhada no fedora tambem amanhã. Não sabia que ele tinha versão MATE também!

É um dos Fedora spins.

1 curtida

Fedora eu usei muito pouco,o maximo que eu fui foi no xfce! Dando uma olhada no site das spins parece muito legal uma distro como fedora ter até versão i3!

1 curtida

Eu uso o Debian/vuan porque gosto do Mate puro, mas confesso que o Mate do Ubuntu é mais completo, até consegui transformar o Mate no Gnome-Shell (mais ou menos, com hot corner, janela de aplicativos, etc.).

2 curtidas

Vou começar amanhã com o Ubuntu MATE e o fedora,eu até hoje só tinha usado no mint!
Uma pergunta,pelo o pouco que vi ,o MATE parece muito com o xfce,ele é tão personalizavel quanto? também pelo pouco que vi ,muitos falam bem do caja!

Praticidade, leveza, simplicidade e ambiente que geral maneja intuitivamente: XFCE, MATE e LXQt.
Sofisticação, extrema flexibilidade, leveza o suficiente e manejo intuitivo do básico: KDE Plasma.
Sofisticação e “experiência única”: GNOME.

1 curtida

Ambos “competem” no mesmo nicho. O XFCE é mais flexível e com controles de customização mais práticos. Mas a vantagem é pequena. O MATE é mais bonito desde a versão “vanilla”. Gosto demais dos dois ambientes!

1 curtida

Atualmente uso XFCE, to numa fase que não quero muita frescura pra resolver problemas.

3 curtidas

Até hoje o unico xfce que não deu problema para mim foi o do falecido Duzeru…
XFCE foi de longe o que eu mais usei na minha vida.
So que a maioria das vezes que eu pegava uma distro que ja vinha com ele ,a distro dava problema. Com arch e receitas do nix eu nunca tive problema,ja o linux mint MATE que eu usei por 3 dias , eu so sai porque eu ainda sou um adorador do plasma.

KDE Plasma

  • Os K-Aplicativos são muito bons: Okular, Dolphin, KolourPaint…
  • Isso é algo tão básico que deveria ser universal: configuração individual para cada pasta. Além do KDE, só o Cinnamon tem esse recurso, é surreal esse absurdo! :rage:
    • Isso é algo tão básico e importante pra mim que prefiro abandonar o Linux em favor do Windows se esse recurso deixasse de existir em todos os ambientes gráficos
  • É leve para a quantidade de recursos que oferece
  • Deixo por último a resposta clichê: é personalizável
2 curtidas

ao o que você está se referindo?

Configuração da visualização de ícones e ordenação dos arquivos e pastas. Citarei minhas preferências como exemplo:

Para a maioria das pastas, eu prefiro que o gerenciador de arquivos exiba os arquivos e pastas em tamanho de ícones médios e os ordene em ordem cronológica (os mais antigos sendo exibidos em primeiro lugar); mas deixo os arquivos e pastas em ordem alfabética para episódios de séries que baixo. Mas já para a pasta de música, a exibição eu deixo na forma de lista (ou detalhes) e em ordem alfabética.

2 curtidas

Entendi. De vez em quando eu mexo nisso para organização.
Na minha opinião o dolphin é o melhor gerenciador de arquivos.

3 curtidas

Aqui o vídeo comparando os dois (gnome3 e mate customizado para ficar parecido com gnome3):
E não, o Fedora não consome tudo isso de ram.

4 curtidas

Acabei de terminar de ver o video. interessante o workflow que da para ter com o MATE ,não esperava algo assim.agora vou baixar o ubuntu mate,so que ja comecei pelo susto do tamanho da iso:

3 curtidas

Uso Gnome (Com Pop Shell), inicialmente pq queria algo diferente da interface do Windows, hoje uso mais por ser extremamente intuitivo e por ter o melhor workflow (da forma que uso)

Tb uso o i3wm, quando vou mexer mais com texto ou quando to em algum lugar sem mouse, odeio usar touchpad.

2 curtidas

Cinnamon pra mim é a interface perfeita. Personalizável, não muito cheio de coisas e poluída, mas também não tão pobre em recursos, e pra mim, poder trocar a cabeça da janela sem precisar trocar o tema GTK é incrível, eu não achei em nenhuma outra interface. Ela também é bem independente e funciona normalmente em qualquer distro. Por exemplo, estou rodando no Endeavour e não senti nenhuma diferença em comparação com a do Mint. Também o gerenciamento de memória dessa interface é incrível, nunca senti engasgo usando ela. Pra mim, é o perfeito equilíbrio entre poder, simplicidade e customização.

2 curtidas

@Vnp e @swatquest

O KDE Plasma não é tão bagunçado assim e não é necessário forkear o KDE, basta saber fechar ele, o NitruX Desktop por exemplo não é um fork, é apenas uma customização de layout que foi fechada corretamente com um tema próprio

Apenas rode esse comando na primeira vez que o usuário fizer login:

kwriteconfig5 --file=$HOME/.config/kdeglobals --group="KDE Action Restrictions" --key="plasma/plasmashell/unlockedDesktop" false
kstart5 -- plasmashell --replace

Esse é o truque do NX Desktop

5 curtidas

Tem razão!

Aí não! Pegou pesado! :laughing:

2 curtidas

Realmente,cinnamon e legal :smile:

E baguncado para achar as configuracoes ideais,e minha interface favorita so que as vezes ate eu confundo as coisas…
Pretendo Fazer um fork do menu de configuracoes e adicionar algumas coisas extras,Se eu fizer um fork nao vai ser nada demais,so para corrigir algumas coisas que eu considero “ruim”.

pra esse tipo de coisa nada ganha de uma WM :grinning:

1 curtida