Boa noite, estou decido a usar dual boot ou linux numa VM pra testes mas além de não saber qual distro escolher também não sei qual interface gráfica escolher e nem a diferença entre elas podem me ajudar tanto na distro quanto na escolha da interface gráfica? lembrando que eu quero deixar o mais parecido possível do MacOS ou pelo menos que seja uma distro “bonita” num contexto geral.
e outra duvida como usarei o linux para estudar e trabalhar se eu começar com isso na VM consigo fazer backup dos arquivos da VM para colocar na distro no dual boot depos?
Dependendo de como você estiver fazendo com a máquina virtual, pode salvar seus arquivos fora dela. Você pode colocar a máquina virtual em rede com o sistema operacional que você roda no seu computador e trocar arquivos.
Como é uma máquina virtual, mesmo que ela esteja no mesmo computador, pode ser “enxergada” como outro na rede. Vamos supor que você tem um roteador aí e que vai usar o VirtualBox. Se você colocar a interface de rede em modo bridge na máquina virtual, vai ver que ela vai pegar um IP na mesma faixa da máquina hospedeira, como se fosse outro computador conectado fisicamente ao roteador.
O VirtualBox possui uma funcionalidade embarcada de troca de arquivos, que funciona com Linux e Windows e você também pode usar as funcionalidades dos sistemas operacionais, usando Samba no Linux, por exemplo.