Inspirado no tópico sobre a “PIOR distro que você já utilizou”.
Qual foi a melhor que utilizou até hoje?
Esse é um tópico que visa apenas saber a opinião dos usuários. Você pode dar muitos ou poucos detalhes, e no final vale o de sempre: a melhor distro é a que te atende melhor hoje, isso pode mudar, e está tudo bem.
Agradeço as contribuições.
Quem sabe esse tópico sirva também para ajudar a quem tem interesse em Linux a entender o por que das escolhas diversas dos usuários e ajudar a formar opiniões e prover insights. Sendo assim, compartilhe com todos sua opinião pessoal.
Se me forçarem a responder com uma arma apontada pra minha cabeça, eu diria que é o Debian, depois de alguns ajustes finos para meu uso.Outras que gostei foram : Ubuntu, Mint, Trisquel.
Mas brincadeiras a parte, eu acabei esquecendo de deixar a minha.
O Linux Mint foi a distro que melhor me atendeu até hoje com pouquíssimos paper cuts, mas depois eu acabei gostando do Plasma e hoje eu acabo preferindo o Debian 12 com Plasma em dual boot com Artix Linux Plasma. Se tudo funcionasse em uma só porém, se fosse pra ir de systemd eu iria de OpenSUSE Tumbleweed ou fullzão de Artix Linux.
Se for colocar as melhores, eu diria: Debian, Mint, Crystal Linux e Madbox.
O Debian por ele ser bem estável, o Mint por cumprir bem o seu papel de ser uma distro pronta para usar, o Crystal Linux por ser um Remaster do Arch no ponto que gosto (enxuto e com poucos programas instalados por padrão e ter o Gnome como desktop) e o Madbox, por um certo apego emocional
Arch Linux
Foca muito em ter programas úteis no repositório, sem politicagem escrota com software proprietário e imposições malucas, velocidade superior as demais (com exceção de distribuições compilaveis)
Nem preciso render sobre segurança, evitar de ficar fazendo gambiarras nos pacotes já e um grande benefício
Tenho tbm o OpenSuse Leap que e minha aliada em servidores de produção kkkkk não e insegura como um Debian da vida e bem prática/rápido na prontidão
Tbm vou colocar o MX já que e bem preparado como remasterização fora que tem ferramentas independentes
Pra mim, Slackware e Debian.
Num passado distante usei muito o Suse, gostava muito. Depois que virou OpenSuse, não curti muito não. Qualquer dia instalo pra ver como está agora.
Eu diria que foi o pop os 19.10 andes de abandonar o gnome puro e adicionar diversas extenções
Era a distro que eu sempre quis, base ubuntu/debian, super atualizado para jogos, otima compatibilidade com notebooks de duas gpus, estavel e com gnome puro.
Agora estou no fedora, infelizmente não conheço nem uma distro com base ubuntu, foco em notebooks, kernel atualizado e gnome puro, e acho que mesmo se encontrasse iria continuar no fedora
Foi o Arch Linux. Ele tem quase tudo o que eu preciso no repositório e só recorri ao AUR para obter um ou dois programas. O chato é que atualiza bastante, e às vezes cansa mantê-lo em dia.
Tentei usar por muito tempo, mas nunca curti, Manjaro me deu inúmeros problemas, cachy nem instalou no meu notebook, Endevour até estava promissor, mas eu não sou o maior fã do mundo de instalar tudo no terminal, além de que querendo ou não, Fedora é bem mais estável, sem perder em quase nada na questão de atualização de pacotes.
Não pretendo sair dessa distro por alguns anos.
em 5 minutos eu instalo ela, em 2 os drivers da nvidia, e já ta tudo funcionando. Vou deixar a base ubuntu pra servidor mesmo que é onde os snaps brilham!
Além disso, usando o distrobox eu não sinto falta nem uma do AUR, sempre que eu preciso de algo consigo instalar.
Pena que você enfrentou problemas com as distros com base do Arch… Bom, até agora eu não enfrentei nenhum problema com o Crystal Linux, mesmo fazendo uns três meses que estou usando ele. E o Crystal me passa muito a sensação de ser apenas um Arch prś-configurado com o Gnome, alguns poucos aplicativos instalados por padrão e um AUR Helper.
Boa noite galera, posso participar da brincadeira ?
Todos aqui já sabem a minha distro favoritíssima que não largo ela por nada tanto que ela está colada no meu ssd, nem mesmo o “sudo rm -rf” pode me separar dela.
Na alegria e na tristeza até que o debian nos separe kkkk