Qual foi a maior besteira que você já ouviu sobre Windows?

Bora responder o tópico do ponto de vista de alguém com TDA/Asperger, ninguém vai ler mas vou postar mesmo assim:

  • Windows 10 é tem uma interface simples e intuitiva
  • Windows 10 é o melhor windows

Windows tem uma interface simples e intuitiva

A parte “simples”

Pra começar, sim, eu domino o sistema e sei configurar (veja abaixo o verdadeiro menu iniciar):

No entanto olha a bagunça do visual padrão:

Barra de ações vertical, 3 Listas (Recentes, Mais usados [que não funciona diga se de passagem], lista de apps) empilhadas e a área de blocos

O problema? Simples, informações desnecessárias, isso faz com que se tenha perca de atenção, especialmente se você tem TDA (Transtorno de Déficit de Atenção) isso é um desastre na UX, se você se distrai com pensamento imagina com tanta informação desnecessária… (afinal os apps “comece aqui” são os blocos) e não o resto.

A parte “intuitivo”

Se eu digito “gimp”, no menu iniciar, eu obviamente estou querendo isso:

Isso é fácil de entender, se eu estou no menu de aplicativos, eu estou procurando Apps, não tem complicação

Mas o que o Windows me retorna?

Isso é problemático, primeiro porque o usuário é exposto a muita (mais do que no começo) informação desnecessária, segundo que entra numa quebra de expectativa muito desconfortante, afinal, o Windows Search buscou em literalmente todos os lugares, menos no lugar mais óbvios, é complicado explicar pra uma pessoa neurotípica o motivo de isso ser um problema tão grande, mas seria como jogar uma bola numa cesta de basquete nos últimos minutos de jogo e ao invés da bola cair no chão ela subisse e grudasse no teto, dá pra tirar ela de lá, mas leva tempo e exige uma ação não programada


Windows N é a melhor versão

Isso é uma besteira por 3 motivos:

É algo subjetivo

Algo que envolve UX nunca vai possuir uma formula matemática que permita dizer que algo é melhor ou pior, porque cada pessoa vai priorizar uma coisa

Geralmente se usa ad populum pra justificar

Ad populum, é você justificar que algo é melhor/certo porque a maioria aprova ou porque tem mais recursos, é errado simplesmente porque a maioria pode não ter uma alternativa ou sequer saber saber que existe alternativas e os recursos a mais podem ser inúteis ou nem funcionar

Não é uma experiência universal

Eu por exemplo tive o disco 100% com SSD e uso abusivo de memória (o que somados ferravam o desempenho) e sim, o PC é bem atual no quesito recursos, já que os recursos são muito mais que os recomendados pela MS

5 curtidas

Eu não sei se é correto falar que esse é “o verdadeiro menu iniciar”, até porque o que é produtivo pra você pode não ser tão produtivo para as outras pessoas, eu por exemplo gosto de deixar o menu Iniciar só com o que interessa, que são os botões de sessão e os aplicativos:

De qualquer jeito o visual padrão do menu Iniciar continua sendo esquisito, mas pelo menos vai ficar com um visual um pouco mais consistente na próxima versão do Windows:

2 curtidas

De toda forma você também retirou 2 das 3 informações, na prática só ficou um layout diferentes, eu me expressei mal, mas com “verdadeiro menu iniciar” eu quis dizer que é um menu de início mesmo, sem informações desnecessárias/duplicadas

Só de retirar o multicolorido já ajuda bastante

4 curtidas

Um pouco off topic o que comentarei, mas meu pai comprou um notebook com 12gb ram e um ryzen 3500u (4c/8t) e o bichino demorou horrores no primeiro boot (depois reduziu o tempo, mas mesmo assim demorava a ligar e até mesmo para acessar a internet). Um dos maiores problemas que vejo no Windows atualmente é a questão de bloatware e os updates forçados… Parece androids costumizados da Samsung uns anos atrás hshshshs
(E sim, sei que existem scripts para remover esses lixos todos…)
Obs: fora os bloatwares que vem nas versões “costumizadas” para certas empresas. Ex: acer

3 curtidas

Quando eu usava ele pegava 70% dos meu 4 de RAM com todos os efeitos desligados na Área de trabalho. Com KDE cheio de animação e transparência usa apenas 40%

OBS:Meu notebook ja veio com ele ativado originalmente

2 curtidas

Sim o sistema da Microsoft e cheio (tipo mt cheio) de Bloatware. E também lembro que depois de uma atualização do Windows minha pasta Documentos foi completamente apagada

2 curtidas

Windows Milenium era um bom sistema…

Acho que foi o pior sistema que eu utilizei até hoje

Pra quem ta afim de ver as coisas funcionando com pouca interação o sistema da Microsoft não tem bloatware… Ate pq o produto e completo referente a EULA
A gente substituie os softwares que ja vem por costume
Alias se vc teve os documentos apagados por uma “atualização” pq vc não recorreu aos seus direitos como consumidor?

Sinceramente, o seu comentário sobre o ponto dele não possui nenhuma base e é o mesmo tipo de comentário que elitistas que usam um Arch (ou alguma outra distribuição de difícil acesso) fazem. @Natanael.755 pontuou algo válido, um comportamento de UX que é esperado levando em consideração o workflow apresentado, mas que o Windows acaba deturpando em prol de um sistema de buscas centralizado, algo que poderia ser melhor abordado caso a função de pesquisa via digitação fosse desabilitado quando o menu de aplicativos estivesse aberto, deixando claro que a função de pesquisas por Apps, dentre outros itens, só é possível através do menu de buscas. Não é algo difícil de entender, nem mesmo motivo para “pegar ar”.

4 curtidas

Cara eu tenho 14 anos não sou um advogado e nem tenho dinheiro para contratar um e ainda fazer um processo para a Microsoft.

Então… Nesse caso é bem complicado por causa desse trecho:

Esta garantia limitada não abrange problemas causados por você, decorrentes da não observância das instruções ou causados por eventos além do controle razoável do fabricante, do instalador ou da Microsoft.

Pra alguém inocente pode significar, “Ah, foi um update da Microsoft então a culpada é dela, logo é simples de se resolver, só falar que foi o update”, juridicamente significa sua palavra contra a maior empresa de software da história, tentar provar isso vai custar no mínimo uns 4-8 K fácil e o MP não subsidia esses casos… é inviável pra maioria das pessoas

3 curtidas

Eu usei por um bom tempo, já que não tinha CD do 98 e demorei a conseguir um do XP… e nem era tãooooo ruim, pelo menos sofri pouco com ele… Vista me fez sofrer bem mais

Mds kkkkkkkk essa ai venceu

4 curtidas

Vista usei por pouco tempo. O Windows 8 Não usei…

Eu usei Vista por um tempinho num lap que a prefeitura do Rio primeiro cedeu (comodato) e depois doou aos professores da rede municipal - era um Itautec, mas não lembro mesmo a config. Como era da minha ex-esposa (éramos casados à época), eu usava Win2000 e dps XP no desktop e esse Vista era mais pra ver filmes baixados pelo Torrent ou para ela escrever as coisas dela. Já o 8.1 eu usei por 2 anos numa máquina de trabalho, um Lenovo I3 com 4 GB e 500 de HD. É legalzim, dá pra usar bem (o “kernel” dele é bem construído), mas o “DE” deixa a desejar - coisas que todo mundo aqui sabe. Me acostumei a usar, mas preferia fazer muita coisa no meu mesmo, que era W10, mesmo sendo mais lerdo - o trabalho fluía mais leve. Isso é de uma época em que eu ainda não usava Linux. Hoje tenho uma certa aversão ao Windows, e tento fazer a maior parte do meu trabalho no Manjaro. Poucas coisas me prendem à MS, e pretendo futuramente montar um desktop com Linux como host e rodar W10 em VM, assim uso o que preciso rapidim e volto pro Linux, cujo desempenho pro que faço é absurdamente superior!

3 curtidas

Acho que tanto Linux quanto Windows são bons sistemas. Claro que cada um tem seu ponto forte. O Linux hoje melhorou bastante, apesar de ainda acontecer alguns problemas com drivers, isso porque os fabricantes não dão suporte 100%. Num tempo não muito distante, há uns 20 a 25 anos dava um certo trabalho configurar determinados drivers, como vídeo, rede e outros…
Os aplicativos eram bens simples comparados com os que tinham para Windows. Mas era funcional.
Contudo uma coisa que o Windows não tem é a flexibilidade com a máquina. No Linux não há a necessidade de trocar ou atualizar a máquina para funcionar. Há uma variedade de ambientes desktop que rodam na maioria dos casos em equipamentos mais antigos e não tão potentes.
O Windows já te fornece um garantia que os programas vão funcionar, mesmo que em alguns casos sejam para versões mais antigas do sistema.

2 curtidas

Você está com a percepção errada. O Windows possui uma barra de pesquisa apenas. Não existe uma barra de pesquisa no menu iniciar e outra na barra de tarefas. São a mesma barra de pesquisa. Quando você começa a digitar no menu iniciar, ele simplesmente ativa a única barra de pesquisa que tem. Aqui funcionou corretamente, pesquisando gimp, mesmo na barra de pesquisar tudo, aparece o aplicativo. Talvez o que você tenha é um problema na indexação do Windows. Se ele indexou corretamente todo os seus arquivo, era para o Gimp aparecer.

1 curtida

Você está certo, a barra é a mesma, mas veja abaixo

Como eu mostro no print 1, aparece, mas na aba “Aplicativo”, só que tem um arquivo zip, com o nome “gimp_instagram_effects.zip” na pasta downloads, esse seria o comportamento esperado se eu tivesse digitado diretamente na barra

Isso eu discordo, a função primaria do menu iniciar é listar apps, certo? Então, quando o Windows Search é ativado através do menu iniciar, a intuição leva a crer que a aba ativa seria a “Aplicativos”, porque qualquer coisa digitada teria o objetivo de filtrar os apps e nessa aba além de listar o App desejado ele filtra a lista, ou seja, se eu digitar “g”, aparece o groove, o gerenciador de tarefas… é uma coisa simples até

2 curtidas

Para apareceu o aplicativo Gimp estando na aba Tudo, independe de onde comecei a digitar.

Por isso que falei da percepção errada. A pesquisa do Windows 10 nunca funcionou desse jeito. Você tem que selecionar a aba que quer pesquisar. Independe de onde começou a digitar, a pesquisa é ativada procurando tudo e depois você refina. Não sei da onde que tirou que só porque esta no Menu, vai procurar apenas aplicativos. A pesquisa do Windows nunca funcionou desse jeito, desde o Windows 7 que eu me lembro, a pesquisa é no computador como um todo, começa a digitar um nome no menu do Windows 7 ele procura por tudo, tanto arquivos como aplicativos. Sempre foi assim.

Mas é exatamente isso que eu to falando, uma feature missing

Bom, uma menu que primariamente lista apps… faz sentindo que o objetivo seja procurar apps

Eu nunca disse que já funcionou assim, o Windows 7 morreu, o enfoque de críticas sobre UX sempre será o 10

1 curtida