Qual ferramenta vocês costumam a usar para programar

Oi pessoal, qual a ferramenta mais completa e qual você vocês usam?

1 curtida

Existem vários meios de programar. Você pode usar um editor de texto ou uma ide. O que você vai usar depende da linguagem que você vai usar. Para c e python eu costumo usar o kate junto com o compilador e interpretador pelo terminal. Para Java eu costumava usar o netbeans e o Android studio dependendo se era pra computador ou smartphone. Para arduino e esp8266 eu uso a ide própria do arduino. A vantagem de usar uma ide é que diminui o trabalho mas a vantagem de usar um editor de textos é que você aprende melhor. Existem linguagens que são extremamente desconfortáveis de se usar um editor de texto. A ferramenta que você irá usar depende da linguagem. Mas algumas ides que você pode experimentar é o pycharm, o eclipse, o netbeans, o codeblocks, o visual code, o Android studio. Tudo depende do que você quer fazer.

2 curtidas

Eu programo em C, então uso Visual Studio Code para escrever, o clang (do LLVM) para compilar e o make para facilitar a construção do binário.

2 curtidas

Programo em C++, uso Vim pra editar o código, GCC ou Clang pra compilar e make pra facilitar a vida.

2 curtidas

Mexo com desenvolvimento web, programo em PHP, javascript, etc… Então uso o Sublime. Mas já usei Netbeans, Atom, VS Code, etc… O que mais me atende é o Sublime pela sua simplicidade e leveza.

3 curtidas

vscode, tem extensão pra quase tudo!

2 curtidas

Mais completa, diria algo entre VIM e Emacs.

Majoritariamente utilizo Visual Studio Code, bom intelisense, builtin terminal, facilmente customizável e principalmente, mais que o suficiente para o utilizo, diria que sua maior desvantagem é a performance, não é tão personalizável quanto Sublime e muito menos que o VIM, nem todo template e extensão são tão bem acabados.

Como vim do Sublime, utilizo a extensão de atalhos do mesmo no VSCode e mais umas configurações de atalhos adicionais.

No final, é apenas uma ferramenta, quando sinto que analogamente estou “pregando um parafuso com uma furadeira”, momento de trocar. :sweat_smile:

1 curtida

Visual Studio Code, basta colocar as extensões para linguagem que você quer programar

1 curtida

Para Web (basicamente Node.js): Atom Editor com quase nenhum Package instalado.
Para Unity (C#): JetBrains Rider com o Plugin Material Theme UI instalado.
Para openFrameworks (C++): JetBrains CLion.

1 curtida

Como programo para Java e PHP, uso bastante o Netbeans. Ajuda muito na codificação, indentação e navegação entre os arquivos.

Mas, muita gente odeia esse IDE.

As linguagens de marcação e de programação:

  • BBCode
  • C
  • C++
  • C##
  • CLIPS
  • CoffeeScript
  • Go
  • Haml
  • Java (embora eu deteste)
  • JavaScript
    • Angular
    • Electron
    • Native
    • Nodejs
    • Reactjs
    • Syr.js
    • Vue.js
  • Markdown
  • neo4j
  • PHP
  • Prolog
  • Python
  • Ruby
  • SASS e SCSS
  • Swift
  • TeX
    • BibLaTeX
    • BibTeX
    • LaTeX
    • XeLaTeX
  • Yaml

As ferramentas para programar:

  • Android Studio Para desenvolver os aplicativos para Android
  • Atom Para extrair as cores para gerar uma paleta, escrever em BBCode, otimizar os ficheiros em CSS, HTML e PHP, utilizando o *plugin* CSSComb.
  • BCompare primeiramente para comparar os ficheiros faltados a fim de copiá-los externamente para outra pasta.
  • Emacs e Neovim Para projetos muito grandes.
  • Gitkraken Para atualizar dos e enviar para os repositórios do GitHub e da GitLab, e corrigir a mensagem, reverter para o *commit* anterior, etc.
  • Meld para comparar os ficheiros faltados para copiá-los para meus projetos.
  • Sublime Merge Apenas no caso de repositórios muito grandes que não ficam bons no GitKraken e no VSCode
  • Sublime Text 3 Para substituir algo no texto de todos os ficheiros, de uma vez por todas, utilizando a expressão regular sem me stressar com a lentidão);
  • VSCode Insiders Utilizo para desenvolver, programar e escrever, na maioria do tempo, mas apenas no caso de projetos pequenos, e por causa de muitos *plugins* que me agradam.

Sublime Text, Qt Creator e Leafpad