Qual ferramenta vocês costumam a usar para programar

Oi pessoal, qual a ferramenta mais completa e qual você vocês usam?

0 Likes

Existem vários meios de programar. Você pode usar um editor de texto ou uma ide. O que você vai usar depende da linguagem que você vai usar. Para c e python eu costumo usar o kate junto com o compilador e interpretador pelo terminal. Para Java eu costumava usar o netbeans e o Android studio dependendo se era pra computador ou smartphone. Para arduino e esp8266 eu uso a ide própria do arduino. A vantagem de usar uma ide é que diminui o trabalho mas a vantagem de usar um editor de textos é que você aprende melhor. Existem linguagens que são extremamente desconfortáveis de se usar um editor de texto. A ferramenta que você irá usar depende da linguagem. Mas algumas ides que você pode experimentar é o pycharm, o eclipse, o netbeans, o codeblocks, o visual code, o Android studio. Tudo depende do que você quer fazer.

1 Like

Eu programo em C, então uso Visual Studio Code para escrever, o clang (do LLVM) para compilar e o make para facilitar a construção do binário.

1 Like

Programo em C++, uso Vim pra editar o código, GCC ou Clang pra compilar e make pra facilitar a vida.

1 Like

Mexo com desenvolvimento web, programo em PHP, javascript, etc… Então uso o Sublime. Mas já usei Netbeans, Atom, VS Code, etc… O que mais me atende é o Sublime pela sua simplicidade e leveza.

1 Like

vscode, tem extensão pra quase tudo!

1 Like

Mais completa, diria algo entre VIM e Emacs.

Majoritariamente utilizo Visual Studio Code, bom intelisense, builtin terminal, facilmente customizável e principalmente, mais que o suficiente para o utilizo, diria que sua maior desvantagem é a performance, não é tão personalizável quanto Sublime e muito menos que o VIM, nem todo template e extensão são tão bem acabados.

Como vim do Sublime, utilizo a extensão de atalhos do mesmo no VSCode e mais umas configurações de atalhos adicionais.

No final, é apenas uma ferramenta, quando sinto que analogamente estou “pregando um parafuso com uma furadeira”, momento de trocar. :sweat_smile:

0 Likes

Visual Studio Code, basta colocar as extensões para linguagem que você quer programar

0 Likes