Qual escolha você faria entre Fedora x Distros Based Debian?

Qual motivo desse post ?, Já fiz a migração do windows pra linux com isso já fiz a famosa trocas de distro pra fazer teste, sendo assim testando varias, porém estabelecendo em distro based debian mas estou em impasse pelo fedora que também gostei muito.

Sendo que muita das vezes os usuarios ou cumunidade vai usar apenas “Use a que você mais gostar”, ou coisa do genero que realmente faz sentido.

Mas em questão que a maior parte dos pacotes distribuidos são em .deb, e .rpm ficam de fora oque fazer ?

Assim sendo maior parte da minha duvida oque fazer se não tiver algum pacote especifico para Fedora ?

Qual utilizar primeiro rpm-fusion ou Flatpak ?

Flatpak com certeza, e flatpak ainda dá pra ser instalado em modo usuário facilmente, permitindo você manter seus apps e configurações dentes ao manter a /home em uma partição ou hd separado.

Cara, realmente isso já é um clichê mas é o mais correto a se fazer mesmo. Utilizo linux já há algum tempo, mas nunca utilizei por muito tempo distro como debian ou baseadas, sempre fui mais pro lado dos .rpm. Sempre fui muito usuário do Opensuse(Que é meu primeiro amor rsrsrs), porém atualmente estou no Fedora, gosto muito da distro também e que pra mim funciona muito bem. Já em relação a rpm-fusion ou flatpak, eu estou dando prioridade aos flatpaks ultimamente. E como uso o KDE Plasma, até os aplicativos do KDE muitos instalei em formato flatpak. Já o rpm-fusion utilizo apenas um, pois ainda dependo do driver proprietário da nvidia.

Essa questão, muito provavelmente se não tiver o pacote em .rpm, vai ter em flatpak, appimage ou snap. Aqui mesmo o único obstáculo que tive foi com o warsaw(módulo de segurança do banco necessário pra banco do brasil, caixa, etc..) Mas nesse caso utilizo pelo celular mesmo.

1 curtida

Eu prefiro base Debian, mas não pelo motivo de ter mais pacotes nativos disponíveis, pois hoje uso muito flatpaks, mas sim pelo modelo de atualizações que em distros base debian ou ubuntu são mais “tranquilos”. Não tenho necessidade de pacotes nativos nas últimas versões (no meu notebook), e se preciso de algum software de terceiro muito novo acabo recorrendo a flatpaks.
Sobre a questão do rpmfusion eu sempre instalo no fedora, pois gosto de deixar o sistema com vários softwares e codecs proprietários que só estão disponíveis nesse repositório, mesmo que flatpaks não usem nada dele, mas gosto de deixa o sistema “completo”.

Particularmente, entre base debian e fedora eu fico com fedora, mas isso é o meu perfil, prefiro sempre os pacotes mais atuais e se o sistema der algum problema basta ajustar para corrigir. Na base debian, pode ser que os pacotes demore mais para serem lançados, mas em geral são mais estáveis. Embora que das ultimas vezes que testei o ubuntu estava estava dando report de bug só de iniciar o sistema rsrsr

E olhe que as instituições bancárias do país usam o linux em seus ATM exceto o Itaú que ainda utiliza do win7 em seus ATM.

Agora respondendo a pergunta do rapaz desse tópico..
Eu uso 3 distros em minha máquina que são o Fedora XFCE, Ubuntu e o Peppermint.
As 3 distros eu os configurei para o Flatpak, funciona bem (as vezes até demais kkk)
No Fedora eu instalei a Steam via flatpak que funciona muito bem, agora já no Ubuntu dei uma chance ao Snap que até o momento tá funcionando bem, tem seus bugs mas dá pra passar. Antes usava o Linux mint, adoro o linux mint MAS… como o mesmo é baseado no Ubuntu então resolvi migrar para o mesmo, tem suas diferenças ? tem, mas são mínimas. Entre o Fedora XFCE e o Workstation ambos fazem praticamente a mesma coisa tanto em produção quanto outros assuntos. Agora sobre entre o RPMfusion e o Flatpak eu prefiro o flatpak pois é mais direto e simples e funciona meu rapaz, o Snap tem seus defeitos (E como ..kkk) mas dá pra passar.

Agora eu deixo o melhor para o último…
Minha distro Peppermint (sistema chefe executivo senior) nessa distro dos meus sonhos eu decidi desbloquear TODOS os pacotes existentes para ela exceto o RPMfusion, tirando isso tenho APPimage, Snap, Flatpak e Gnome. Sempre é bom conhecer um pouco de tudo, as vezes um programa de pacote diferente pode ser interessante.