Pessoal, estou pensando em refazer um vídeo antigo do canal que fala sobre “a melhor interface gráfica do mundo Linux”, e no vídeo de alguns anos eu fiz uma enquete como esta, então participem para que a sua opinião seja registrada neste novo vídeo!
Já oscilei muito entre o KDE e XFCE. Gnome Shell foi algo que não consegui usar de maneira alguma. O cinnamon se adapta totalmente ao meu ambiente de trabalho hoje.
Atualmente uso Gnome, pois acho ele bem original e foge do que conhecemos de tradicional, muito ligado a interface do windows. Mas o que gosto mesmo é a variedade de interfaces gráficas que temos no mundo Linux. Isso sim faz com que este mundo seja fascinante e trás grandes vantagens a quem o uso.
Puts, to gostando do Gnome, mas do ZorinOS, q é tipo outro gnome quase, mas tbm gostava bastante do cinnamon, sai dele por conta da falta de detalhes e novidades
Meu favorito é (ou era) o Cinnamon, mas como a equipe do Mint é pequena eu acabei ficando desanimado com o futuro (novidades, Wayland, correções de bugs que levam anos etc.), bem como não gostei da postura e decisões recentes do Clement.
O workflow do Gnome puro é bem legal. É um ambiente muito conciso e com um foco incrível nos detalhes. Infelizmente a falta de opções e escolhas é sufocante, recursos padrões do mercado não são suportados por padrão e há outras decisões estranhas pela equipe deles, o que acabou me afastando desta DE.
Então cheguei ao Plasma. A versão 5.20 corrigiu alguns ‘defeitos’ básicos que eram insuportáveis para mim (como a falta de opção para alternar janelas no gerenciador de aplicativos). O espaço para customização que o Plasma oferece me permitiu replicar as coisas boas que aprendi no Gnome de uma forma que me agrada um pouco mais, além de se mostrar bem estável no Xorg. Então, atualmente, é a minha escolha de DE (vamos ver quanto tempo dura kkk. Não sou membro do SDA, estou muito confortável no Arch, mas quanto a DE’s…).
Desde sempre meu ambiente principal vem sendo gnome, apesar de ter tentado outras como kde, Dde, Unity mas não me adaptei, então só teve a mudança do gnome 2 para o 3 com gnome-shell. Com Unity até fiquei um bom tempinho até a Canonical abandonar o projeto, mas tinha algumas coisas q achava desnecessário nele.