Qual é o seu ambiente de desktop atual e por quê você o usa?

tópico feito dia 14 de janeiro

Eu uso o bom e velho Debian,
No caso a verso 10 (que mais me atende pela atualidade dos pacotes) com o GNOME,
o GNOME pode consumir sim uma quantidade de RAM , mas mesmo assim ele mora no meu coraçao,
ja que quando eu usava o ZorinOS, fiquei apaixonado pelo GNOME e decidi faze-lo com a programaçao do ZorinOS, lembro que tinha conseguido, mas hj n lembro como fiz.:rofl:

Como sempre ouvi falarem muito bem do Plasma, troquei o Budgie por ele, foi mais por curiosidade, por enquanto tô gostando, bem leve pra quantidade de recursos que tem.

1 curtida

O meu propósito não foi criar uma votação mas sim um tópico para os usuários falarem qual interface usa juntamente com um motivo, potencialmente mostrando para iniciantes, as opiniões da comunidade sobre os ambientes de desktop, já que existem muitas. Foi para puxar papo, não para conseguir números

1 curtida

Eu acho bacana o Plasma justamente por isso. O ambiente de desktop Plasma é bem completo e modular. Posso trocar o Kwin pelo Openbox, usar tema GTK no lugar do Breeze, modificar as regras do gerenciador de janelas, literalmente deixando o desktop com o comportamento que eu quero. Só que também tem a parte de ser um pouco guloso em recursos se o próprio usuário for. No meu caso, o processo do plasmashell ocupa por volta de 50MB de RAM, com o Kwin ocupando 44MB. Só que em contraste, o Latte-dock está ocupando 241MB. Se eu matar o Dock e usar só Alt+Espaço para abrir os programas e trocar entre eles com Alt+Tab, poupo isso tudo de memória. Então cabe ao usuário saber como configurar o Plasma, porque ele pode ser leve mas também pode ser pesado.

2 curtidas

Usei o Cinnamon por um bom tempo mas após testar o Ubuntu com GNOME 3.32 resolvi migrar, hoje uso o GNOME e estou gostando bastante e não sinto falta nenhuma do Cinnamon.

O que mais estou gostando no GNOME é que os bugs que tinha no Cinnamon não acontecem nele, fora a integração com os apps que parece muito melhor e mais fluída.

Bacana cara. Eu também usei o Cinnamon por um bom tempo e depois o GNOME. Eu só não continuo usando GNOME porque ele dava umas travadas no meu computador que levava uns 15 minutos para reiniciar o shell sozinho. Nem o mouse funcionava. E eu também me acostumei com o Plasma, então…

1 curtida

Eu testei o Plasma um tempo e gostei muito, eu achei ele perfeito na época, mas aconteceu um bug com dois monitores e como uso muito isso tive que abandoná-lo, mas o plasma está em meu coração e pretendo um dia voltar pra ele.

Quanto ao GNOME nessas últimas versões melhorou bastante, tem até um vídeo do Dio que ele comenta isso, tem alguns detalhes que ainda podem melhorar, mas ta muito bom.

O vídeo é esse aqui.

Já sou maior de idade 19 anos só de GNOME :heart_eyes: ,11 anos de GNOME 0.90* até 2.32, mais 8 anos de GNOME 3, gosto do ambiente e do que ele se propõe, que é ser um ambiente desktop integrado, acessível, simples e fácil de usar para qualquer tipo de usuário independente das suas condições físicas.
Experimento outras interfaces somente para verificar recursos.

1 curtida

Boa. Acho que agora sei com quem falar quando tiver uma dúvida sobre Gnome

Não é pra tanto, mas no que puder ajudar estamos aí.
Gosto da simplicidade do shell, desde que comecei a utilizar não consegui mais voltar para o modelo tradicional desde o 3.0.

Uso GNOME Shell por trazer boa usabilidade, integração com Wayland e por ser a DE que a distribuição que uso da mais atenção (Fedora) também uso XFCE por ser simples e leve e principalmente para quando preciso do Xorg…

Tranquilo.
Só coloquei como informação.
Não foi para reclamar do tópico, como você pode ver, apenas informei que tinha um tópico feito no dia 14 de janeiro.

Utilizo principalmente o gnome, o mate e o budgie. Acho o Budgie o mais bonito, o mate o mais familiar (nostalgia dos tempos do gnome2) e gosto do gnome (versão customizada para o Ubuntu) porque estava muito acostumado com o jeitão do Unity, que ainda uso em uma instalação do 16.04 em um dell.

Tenho muita simpatia pelo KDE Plasma e sua configurabilidade e pela simplicidade do XFCE, mas usei bem pouco esses ambientes. Além disso, tenho muita curiosidade por DEs/window managers como Openbox, I3, Fluxbox etc por causa do minimalismo, leveza e porque queria realmente me adaptar mais aos atalhos de teclado, já que usar o mouse têm começado a me incomodar, além de querer poder deixar o sistema todo bem leve e despoluido.

O problema é que até hoje não consegui me ajustar a um fluxo de trabalho específico e otimizado para mim, o que me faz sempre querer variar e sentir falto de algo que existe em outra DE. Pode ser uma droga para minha produtividade, mas, pelo menos, me divirto. :wink:

Estes dias testei o sway que é uma alternativa ao i3 rodando sobre wayland, mas como minha tela é pequena acabei desistindo de experimentar todos recursos.
https://swaywm.org/
No caso de tiling, também testei a extensão material-shell, mais uma vez a tela pequena não ajuda, para quem curte.

1 curtida

arch linux com gnome shell.
Estava usando anteriormente mint com cinna, mas sentia que faltava algo.

2 curtidas

meu favorito é o mint Cinnamon, to usando o Ubuntu agora e se for trocar vou experimentar o Manjaro KDE, Deepin só gostei da propria distro Deepin, não curti o manjaro deepin, uma pena que é base Debian stable.

1 curtida

Xfce, porque foi a primeira e a única DE que eu usei e eu só tenho 1 GB de RAM.

1 curtida

Depois de 2 anos no KDE eu acho que agora vou ficar por muito tempo no Gnome mesmo.

Eu amei o KDE mas os pequenos bugs foram me incomodando bastante e agora ultimamente tava intolerável o problema de Screen Tearing, tenho uma placa dedicada da Nvidia no notebook, com o drive da Nvidia ficava terrível e com o Noveau ficava ruim “apenas”. Usando 2 monitores ainda pro cima, parece que piorava muito, eu amo as personalizações e tudo mais que só o KDE pode me proporcionar, mas usar o computador daquele jeito não tava dando mais.

Estou a 2 semanas com o bom e velho Ubuntu Gnome, está tudo rodando muito liso, fino do fino. Infelizmente vou sentir falta das minha milhares de modificações visuais que tinha no KDE, mas hoje em dia estou prezando mais pela simplicidade e eficiência.

2 curtidas

Já utilizei de tudo um pouco, mas sempre acabo voltando para o Plasma. O Plasma foi o primeiro DE que utilizei no Linux (na época chamado de KDE), em 1999, até hoje permanece como meu favorito. O Plasma é de longe o DE mais customizável disponível para Linux, e é surpreendentemente leve pelo que oferece.

4 curtidas