Antes de qualquer coisa, esse tópico não existe para incitar as DE-Wars ou algo do tipo, mas sim para compartilharmos para a comunidade, qual a interface gráfica que você está usando, as principais razões pelas quais vocês as usam e opcionalmente sua jornada até ela. Esse tópico serve para apresentar para usuários novos, toda a diversidade que distros Linux oferecem, igual a diversidade do Brasil mesmo. Além do mais estou curioso também. Quem sabe tem algum truque com XFCE ou o Openbox que eu nem fazia ideia.
Uso o Ubuntu Mate, porque é extremamente leve e muito estável, e lindo ;D
Também utilizo o mate, foi o único em que me adaptei, com compositor pela gpu. Com o tema blue-submarine e uma Dock embaixo
KDE Plasma. Ambiente relativamente leve para a quantidade de extensões e customizações que ele oferece. Sofre um pouco com a falta de temas Qt, infelizmente.
Estou usando o KDE plasma, sou mais produtivo com o gnome, mas visto que ele anda dando umas travadinhas no meu sistema, nao sei por qual motivo, mas é algo que tava me incomodando muito, fiz a migração para o KDE neon e consegui colocar ele do meu jeito, super personalizado e leve, sem trava em momento algum
Minha produtividade está toda no KDE Plasma também. Até surpreendi a mim mesmo quando usei Windows em outra máquina e logo de cara digitei um atalho no teclado que eu havia definido no Plasma. Outra coisa bacana que acabou sendo o motivo principal para eu permanecer no Plasma, é a modularidade da área de trabalho. Esses dias eu dei kill plasmashell latte-dock
e apertei Alt+Shift+F12 para desativar o compositor e liberar memória e CPU para outro processo que é fominha. O legal é que o atalho para trocar entre desktops virtuais (Meta+Esquerda e Meta+Direita) ainda funciona e ainda consigo chamar programas pelo Krunner usando (Alt+Espaço). Só faltava trocar de Kwin para Openbox, o que aliás o Plasma dá a opção para iniciar a sessão com Openbox no lugar do Kwin, o que é bem interessante.
Uso o Ubuntu Mate. Nãoo me adaptei com quase nenhuma DE. Porém o Mate é muito charmoso e simples. Atalhos, aparência e produtividade.
Uso e gosto de várias DEs. Entre elas o KDE plasma (KDE neon), XFCE (RaDix) e DDE (Deepin). Só não consigo gostar até agora do Gnome.
debian com plasma, uso o plasma so por causa do appmenu nada mais.
Uso o Ubuntu Budgie, pois ele é elegante, bonito e moderno
Estou testando o Debian com KDE, estou achando incrível mesmo com vários efeitos ativados ele é bem fluido e principalmente quando jogo ele automaticamente desativa todos os efeitos (bom pelo menos é o que parece) e o Arch XFCE, XFCE é a minha DE favorita mas gosto de todas
Uso Fedora com Gnome.
Fedora pq decidi sair um pouco da base ubuntu e aprender algo novo e Gnome pq para mim é a interface mais bonita e mais produtiva xD
tou usando hoje o Plasma 5 com o Arch Linux no meu Notebook e o openbox no archbang que tá instalado no pc velho na sala
O plasma eu uso pelo fato de ser extremamente personalizável, enxuto, com uma boa seleção de aplicações disponíveis e por ser bonito também
já o openbox é pra puro desempenho, eu queria usar algo que me desse o máximo de desempenho em um pc antigo sem que eu tivesse que jogar o suporte a mouse fora ,afinal, não sou só eu que uso ele
Atualmente estou utilizando o KDE pois gosto da “user experience” meio que tudo se comunica com você. Mas também gosto do XFCE por sua leveza e capacidade de personalização.
Estou atualmente no GNOME apesar de meu notebook não ser dos melhores. Ainda estou dando uns “DE Hopping” então não é algo definitivo. Estou pensando em testar alguns Tiling Window Managers (I3, bspwm, dwm, etc…).
Se tivesse que escolher, diria que KDE foi onde gastei maior parte do meu tempo, é intuitivo e suas funções e atalhos são muito bons.
Cinnamon (Linux MInt 19.2) e Gnome (Ubuntu 19.04)
Mas meu DE preferido até agora é o KDE Plasma
eu curto bastante o Mate tembém, por que meu pc é bem fraco e o mate é bem estavel, leve e até que bem customizavel, estou utilizando-o com o openSUSE Leap 15.1.
Mas estou pensando em mudar para o budgie pq eu curto ele bastante, o único problema é os ícones na area de trabalho
Hoje em dia uso o KDE Plasma, nos últimos tempos via muitas pessoas elogiarem a evolução da interface, sua capacidade de personalização sem deixar de ser leve, e resolvi dar uma chance depois de muito tempo utilizando apenas o Cinnamon, e venho gostando bastante, no começo foi um pouco difícil de navegar pelas diversas opções de configurações que existem na interface, mas agora já sei mais ou menos o que cada coisa faz por aqui kk, deixei um pouco parecido com o Deepin no estilo fashion (somente dock com menu e indicadores nela) para ter um aproveitamento de tela melhor, já que a tela do meu notebook é de 14 polegadas apenas.
atualmente estou usando o xfce, porque foi umas das únicas DE’s que nao deu problema no meu pc e tb porque gosto bastante dele haha
Fedora com Cinnamon.
Fedora porque foi o único que meu notebook aceitou de boas e Cinnamon por ser minha interface favorita, apesar de eu gostar muito do KDE.