Spoiler: Não é tão óbvio assim
O público alvo teórico é óbvio: Pessoas baixa renda de países em desenvolvimento que tem uma internet de qualidade não confiável
Mas e o público alvo real? Veja, o sistema usa GNOME e a cada versão altera sua interface, além de usar Javascript e HTML 5 pra renderizar os apps offline, como resultado você tem um sistema que é comparável ao Windows em requisitos, isso não afeta o público alvo deles? A maioria das pessoas baixa renda (dado o preço de um computador mínimo viável pra rodar) não conseguiria usar pelo menos olhando por fora, você faz parte do público alvo do Endless OS? Se sim, ele realmente te ajudou?
1 curtida
Também pensei isso de cara. O trabalho deles é util ao ajudar o gnome a ser melhor, mas realmente faria mais sentido a iso de 8 gb trazer um fluxbox ou twm configurado para ser user friendly pois em tese até o xfce deve ser pesado para alguém que de fato vá se beneficiar das enciclopédias e afins que acompanham o sistema. Entretanto eu deve dizer que ainda tá longe do peso de um windows 11, sobretudo o windows 11 como vem instalado.
2 curtidas
Então, o Windows 11 nesse contexto não é tão pesado assim:
|
Endless |
Windows 11 |
Processador |
2 GHz* |
2 GHz* |
RAM |
4 GB |
4 GB |
HD |
32 a 64 GB |
32 GB |
* Até dá pra usar com menos mas fica significativamente lento
Eles são relativamente equivalentes
Cara, você me desculpe porém essa forma de avaliar é simplesmente infundada pois esse números são arbitrariamente definidos com base nos interesses e percepção dos desenvolvedores . O que acontece é que a microsoft, por óbvios motivos comerciais, estima pra baixo os requisitos mínimos recomendados. O gnome com roda relativamente muito bem com 4 gigas de ram e um celeron de 2GHz (o sistema inicia aplicações até mais rápido do que o kde, é possível alterna espaços de trabalho e usar o dash com fluidez, aplicações como o libreoffice funcionam normalmente, e ainda sobra uns 2 a 3 gigas de ram digo isso por experiência própria). O windows com 4 gigas de ram mal dá pra usar o office + navegador. Esses valores são postos até em distros com kde, como o big linux. Note que eu não tô dizendo que o endless os é leve para os padrões linux, não dá pra comparar com um archcraft da vida, eu tô dizendo que ele consideravelmente mais leve do que um sistema com mil processos em segundo plano como windows.
1 curtida
O windows com 4 gigas de ram mal dá pra usar o office + navegador. Esses valores são postos até em distros com kde, como o big linux. Note que eu não tô dizendo que o endless os é leve para os padrões linux, não dá pra comparar com um archcraft da vida, eu tô dizendo que ele consideravelmente mais leve do que um sistema com mil processos em segundo plano como windows.
Olha, já faz um tempo que isso aí virou mito, o Windows 11 usa RAM on Demand, se tem RAM ele aloca, isso significa que se eu tenho o Chrome aberto num PC de 8 GB ele vai usar 69% da RAM, se eu tiver a mesma coisa num PC de 4GB ele vai usar 69% de RAM, mas isso porque ele cacheia tudo que é possível na RAM, os “mil processos” do Windows, pelo menos no 11 ficam ou em suspensão, atualmente fora os que eu mesmo ativei o Windows iniciou com 30 processos, todos com uma média de 150 KB, isso deu 4,5 MB usando 0% de CPU na prática o Windows mesmo usa cerca de 625 MB de RAM, todo o resto é cache + apps que eu abri, eu já usei Windows 11 num PC com 4GB de RAM e pelo mesmo pra uso básico (Navegador, Word e Excel) com planilhas com dezenas de milhares de linhas funcionou bem fluido
Resumo: Windows 11 tem dezenas de processos? Sim, Isso ferra o desempenho? Não porque a maioria dos processos faz nada, a maior parte da RAM usada é cache
3 curtidas
acho que se eles usassem um lxqt poderia dar certo,e uma interface leve e facil,bem modular e customizavel,ou usar um openbox customizado pra ser desse user friendly como vc disse,lxde seria bom pois na teoria consegue ser mais leve que o lxqt,xfce e openbox ou outros twm