Qual é o mais rápido? XFCE ou Unity?

Ontem mesmo, ouvi falar em um grupo, onde que, ele trocou GNOME por Unity, e achou bem mais rápido, só que ele não testou o XFCE, e, fiquei com uma dúvida…

Qual é o mais rápido deles para 4GB RAM e tals?

3 curtidas

Realmente, também testei o Unity aqui e achei que ele tem uma performance bem melhor do que a do GNOME. Mas pra 4GB de ram recomendo o Xfce.

1 curtida

Defina rápido, em 4 GB de RAM o que vai mandar é mais sua placa de vídeo, via de regra o XFCE vai ser mais rápido

Mas então… Unity é melhor que o MATE?

É média, antigamente o Unity tinha o mesmo desempenho do MATE. Mas se você usar o Unity no Ubuntu 16.04 hoje, vai ver que o desempenho não é tão ruim.

a diferença é pouca ou é muita?

Só testando na sua máquina para saber o que você considera rápido ou não, pois é algo bem pessoal.
Última vez que usei a Unity foi no Ubuntu 17.04, anos atrás, em um notebook com 6gb de ram e um i5 3230m, não tinha o que reclamar.
Uso o Mate todo papagaiado em um outro laptop e o consumo de ram dele, pós boot, é em torno de 600mb, o vanilla deve ficar uns 50mb a baixo disso.

1 curtida

Uma DE é mais rápida que a outra isso é muito relativo só testando mesmo, por exemplo o Fedora e o Debian com mate são mais rápidos que o Ubuntu Mate ( consumo de RAM e Processador ), em um teste que fiz em um notebook Asus com 4Gb e Pentium B980.

Eu não acho que o Unity seja mais leve que o XFCE ele é um pouco exigente em placa de video, mas como disse o só testando mesmo.

Acho que no geral o Debian é mais leve do que o Ubuntu.

1 curtida

Em meu notebook, o Ubuntu MATE na pós-inicialização já consumia entre 650 e 700 Mb de RAM…

O PCLinuxOS com MATE carrega consumindo a metade disso.

Nunca usei Unity. Mas achei altos os requerimentos de sistema recomendados para o Ubuntu Unity, comparativamente aos das distros em XFCE.