Qual é o clone do Red Hat com menor delay?

A Oracle diz que o OracleLinux atualiza mais rápido que o CentOS (pré-stream), e que por isso é uma melhor opção:

A dúvida é qual dos 3 clones do RHEL que tem o menor delay,
Oracle Linux, Alma Linux ou Rocky Linux?

Clone? mas num usa os mesmos pacotes, clone num seria software diferente que faz as mesmas coisas?
Se um pacote é o mesmo como vai ser clone, sendo que eles são os mesmos?
Tipo uma calculadora que o código é:
abcd
e uma que é:
bdac
e tem o comportamento idêntico então é um clone.
Mas uma calculadora que o código das outras são idêntico tipo:
abcd
e a outra também:
abcd
não pode ser um clone.

O software pode ser clonado por engenharia reversa ou reimplementação legal de documentação ou outras fontes, ou observando a aparência e o comportamento de um programa.

…não falo nada…

Eu não sei sobre esses projeto, mas num seria fork?
Uma bifurcação de projeto?
Nessa imagem aqui parece que é fork.
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/1b/Linux_Distribution_Timeline.svg

Tanto faz se é clone/fork. Quero saber qual tem menos delay.

Acho que a única informação que você vai ter é o que o projeto diz.
A maior parte dos usuário aqui deve ser desktop.

1 curtida

Ou então pegando periodicamente os dados da API de algum site que monitora repositórios de distro como o pkgs.org ou repology.org e analisando.

1 curtida

Difícil achar uma resposta para isso. Oracle Linux tem uma grande equipe por trás porem, atitudes da Oracle no passado deixa a galera com pé atrás. A comunidade acaba preferindo o Alma Linux e o Rocky linux onde o tempo de atualizações de ambas e muito variável, vai depender no que cada equipe está focando.

Porque não utilizar o próprio Red Hat já que hj ele é gratuito se caso não for utilizar em mais de 16 servidores.

Verdade ele é gratuito para certa condição que eu não lembro.

Pelo que sei, o CentOS deixou de ser um clone gratuito do Red Hat Enterprise Linux, agora o CentOS é uma espécie de intermediário entre o Fedora e o RHEL e isso significa que o CentOS.
O CentOS é rolling release, sempre é atualizado e não tem versões lançadas.
O CentOS agora é usado para construir o RHEL, não mais o contrário.

Com certeza CentOS Stream.