Qual é melhor, AMDGPU (Open Source) ou AMDGPU-PRO (Proprietário)?

No mundo das rx série 5, qual o melhor driver que extrai o máximo da placa?

• Uma boa compatibilidade com distros.
    *Gerenciamento eficiente de energia.
    *temperatura.
    *clock estável.
    *desempenho.
2 Curtidas

O driver proprietário basicamente só é utilizado em ambientes profissionais que requerem OpenCL, ele está disponível apenas para o Ubuntu LTS e o RHEL. O driver open source tem melhor performance em jogos e funciona out of the box em qualquer distro.

2 Curtidas

Existe alguma central de gerenciamento da placa ao estilo Nvidia Settings ?

Não, nenhum dos dois drivers.

2 Curtidas

Vi um programa chamado wattman gui, ja utilizou ? GitHub - BoukeHaarsma23/WattmanGTK: A Wattman-like GTK3+ GUI

1 Curtida

Não, eu só utilizo Intel Graphics, não jogo no PC.

2 Curtidas

Tem esse Radeon Profile; um tempo atrás baixei, mas não reconheceu a minha GPU - suspeito que instalei errado, mas não cheguei a ver a fundo.

2 Curtidas

Qual é a sua placa ?

1 Curtida

Olá @Dsr, tudo beleza?

Vou compartilhar minhas impressões até o momento, eu não tenho um RX e sim uma R9 380x G1 - e o que tenho percebido, já que os drivers são os mesmos para todos os modelos: se você precisa fazer qualquer coisa que exija OPENCL (cad, render, etc.) somente irá conseguir utilizar esse recurso em distros LTS como o Ubuntu e usando o driver proprietário.

No meu caso, está sendo impraticável usar o Davinci Resolve no Linux devido à vários bugs sem explicação enquanto consigo usá-lo normalmente no Windows com o mesmo hardware.

Para jogos, no entanto, consegui resultados melhores com o driver OpenSource (usando o Proton+Vulkan) do que usando o driver proprietário da AMD, só para dar um exemplo simples: no Super Tux Kart o driver opensource bate 90FPS fácil enquanto no driver proprietário mal chega a 40FPS.

Eu não sou um usuário hardcore que fica fuçando cada bit da placa, se eu instalo o driver e o que eu preciso roda eu me dou por satisfeito. Dessa forma, não sei responder sobre o gerenciamento de energia e etc. A única coisa que olho com alguma frequência é a temperatura e nisso, não observei diferença significativa independente do driver.

2 Curtidas

Boa tarde. Entendo, é que eu gostaria de controlar a velocidade dos fan.

1 Curtida

Tem essa aqui que eu conheço GitHub - jlHertel/adriconf: Advanced DRI Configurator e a versão dela em Flatpak.

2 Curtidas

Dio postou um dia desses um programa de controle da fan para placas de vídeo vou pesquisar o nome aqui…

Edit 1: Achei algo útil na Wiki do Arch Fan speed control - ArchWiki
Edit 2: Achei essa ferramenta interessante mas não sei se ela vai te suprir GitHub - BoukeHaarsma23/WattmanGTK: A Wattman-like GTK3+ GUI

2 Curtidas

Está semana adquiri uma RX580 8GB DDR5 e fiquei receoso em instalar na minha máquina, pois não sei c as versões Linux Mint 19.1, Ubuntu 19.04 e Manjaro 18.0 Illirya vai dar KP pois venho usando c/ drivers proprietários da nVidia.

1 Curtida

Pelo que pesquisei e vi relatos os drivers proprietários além de apresentarem desempenho inferior em alguns jogos dão mais trabalho para instalar o correto seria somente manter o kernel e os pacotes atualizado para usufruir o máximo do desempenho da placa de vídeo no Linux

1 Curtida

Vlw mas vou esperar + um pouco antes de instalar minha RX580.

1 Curtida