Qual é a melhor forma fazer uma pergunta?

Eu acompanho há bastante tempo alguns fóruns e grupos de discussão relacionados a tudo quanto é tipo de coisa: administração de redes, distribuições linux, programação, jogos e até culinária.

E tenho ficado alarmado com a quantidade de perguntas do tipo “qual é o melhor isso…” ou “qual é o melhor aquilo…” sem nenhum tipo de contexto, sem introdução à necessidade do autor da pergunta. Aqui onde eu moro, temos uma “gíria” que eu penso que explica muito bem esse tipo de pergunta “plantei a treta e saí da sala”.

Eu não curto muito esse tipo de pergunta e já comentei em algumas de minhas postagens aqui no fórum. Na minha opinião, “melhor” é o que atende sua necessidade e se encaixa no seu fluxo e o que é fantástico para mim pode não ser sequer “legalzinho” para outra pessoa.

Entendam que essa não é uma crítica ao fato de perguntar em si, mas sim, ao tipo de situação que essa abordagem gera, às vezes me parece um pouco de preguiça de quem pergunta.

Sei que esse texto pode parecer uma “cagação de regra” mas tenho visto o quanto o público desse fórum é engajado em ajudar, muitas vezes tendo que praticamente ler a mente de quem fez a pergunta para entender o que está acontecendo e indicar uma possível solução. E nisso realmente tem uma galera de parabéns aqui no fórum. :clap:

Finalizando, talvez seja a hora de usar mais uma gíria e falar "pessoal, nos ajudem a te ajudar’ :slight_smile:

P.s.: eu ia chamar esse post de "Porque você deveria pensar duas vezes antes de perguntar “qual é o melhor ” mas achei que seria mais irônico usar esse título. :stuck_out_tongue:

Att. Eddie

6 curtidas

Concordo, perguntas genéricas resultam em respostas genéricas, ainda mais quando se trata de algo como preferência pessoal. Ironicamente, os posts do tipo “qual distro deve usar?” são sempre muito populares em número de respostas.

4 curtidas

Exatamente! Às vezes isso chega a ser irritante.

E não se trata apenas de perguntas “qual e melhor?”. Às vezes a pessoa realmente precisa de ajuda mas pergunta algo como: “Deu erro ao instalar o driver da placa de vídeo no meu pc, o quê eu faço?”
Sem dizer qual placa de vídeo, qual distro, qual foi o erro…

Aí ao responder qual foi o erro a pessoa fala algo como: “Ah deu um erro de dependências quebradas.”
Ta, mas quê erro? Quais dependências? Cadê o Print do terminal ou a saída do comando?

É realmente bem complicado às vezes… Haha

2 curtidas

Considero leitura obrigatória.
http://clipart-library.com/perguntas.html#intro

2 curtidas