Qual é a melhor distro para meu pc? + Duvida

Olá pessoal, recentemente estou com sistema Windows 11 instalado no meu novo PC Atual, porém eu não estou tendo uma boa experiencia com o mesmo, principalmente por conta de algum stuttering aleatório e casos raros de erros de “IRQL NOT LESS OR EQUAL” em tarefas básicas como ver vídeos ou jogar jogos simples

Procurei por problemas de driver ou arquivos corrompidos, etc, e nada resolve…

Desde então estive pensando em instalar alguma distro nessa maquina, Ja Estava ficando um pouco farto do windows em si, porém tenho alguns receios, Não instalei nenhuma por enquanto, Pois vejo um Erro especifico ao entrar em modo live em diversas distros e queria saber se não é algum bug de kernel ou algum tipo de incompatibilidade

"AMD VI: unable to write to iommu perf counter"

Placa mãe: Asus a320m/k-br
Memoria ram: 16GB DDR4 (Atualmente 3GB Dedicados para GPU)
Armazenamento:WDC WD10SPZX-75Z10T2(1 Terabyte) e um SSD Generico(240 GB)
Processador com chip grafico: Ryzen 3 3200G Com vega 8(2º Gen)

1 curtida

A resposta padrão está nesse vídeo:

Recomendo que pesquise aqui no fórum, pois já tem muita coisa.

2 curtidas

Olá @Hiro150 tudo beleza contigo?

Em tese esse erro já foi corrigido em versões mais recentes do kernel, sugiro testar em distros como o Pop!_OS 20.04/21.10 ou Manjaro.

Sobre “qual distro é melhor”, apesar de ser uma pergunta justa e comum, não existe uma reposta “certa” para ela. Dando o exemplo da equipe do Diolinux, cada um usa um sistema operacional diferente e nós executamos atividades muito similares.

Minha dica é que você teste várias usando um live pendrive e então, escolha algumas para testar “na máquina de verdade”. Esse me parece o único jeito de você conseguir essa resposta. :slight_smile:

:vulcan_salute:

2 curtidas

No kernel 4.4 dava um erro no boot mas esse erro nunca me prejudico nada no uso do sistema.
Eu ate nunca descobre erro do que que era.
Usei 4.4 por 5 anos.

2 curtidas

Algo bem comum de ocorrer é que o processo de boot mostra alguns avisos, geralmente sobre hardware - um ponto importante é que um kernel “genérico” vai testar qual hardware existe no seu computador e quando não houver ele “vai imprimir um erro”, mas isso não quer dizer que seu PC tem um problema.

Um comportamento comum é que a gente tome um susto vendo estes erros, mas na maioria das vezes, como você mesmo disse, raramente afeta o nosso uso.

:vulcan_salute:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.