Qual é a melhor distro para impressionar alguém que nunca usou linux?

Bom, meu pai vai aproveitar a black friday e comprar um notebook novo, e o antigo dele ficará no trabalho para administrar o negócio. Ele é de 2013, i3 3°gen, 4gb ram, HDD 320gb, GPU integrada, várias distros iriam rodar bem nele, estava pensando no Mint com XFCE, mas por ele ser Ubuntu based, acho que não compensaria muito pro lado do desempenho, mas iria ser ótimo na questão de usabilidade. Agora, partindo pro lado do desempenho, eu pensava em um Debian com XFCE, mas o meu medo é que mesmo eu configurando ele e deixando o mais amigável o possível ele ainda “passar raiva” para aprender a usar, que é o que a gente menos quer pra um novo usuário no linux.

No momento estou entre esses dois, mas aceito sugestões, lembrando que ele nunca usou nenhuma distro linux na vida. Puxando para usabilidade e driver iria de Mint, mas pelo desempenho acho que o Debian iria melhor.

3 curtidas

Eu me preocuparia mais com a DE, se for alguém que usou Windows ou macOS por vários anos aconselharia o KDE Plasma, qualquer outra DE ele vai sentir limitado e com falta de opções, até o Cinnamon não tem tanta opção, estou falando por experiência própria, minha equipe no trabalho só ficou 100% contente com o KDE Plasma.

4 curtidas

A melhor distro para um parente ou familiar é aquela que você sabe configurar para deixar presentável. Mesmo o PC “compartilhado” aqui de casa tem Arch Linux (uma distro que seria “difícil”). Deixei configurado conforme as necessidades da casa e ninguém viu muita dificuldade.

O mesmo vale pro Debian ou para qualquer distro que você for instalar, o importe é o que ele precisa estar lá.

4 curtidas

Olá @Andrey_Arthur tudo beleza?

Você quer ver essa pessoa realmente impressionada? Faça uma lista das coisas que ela necessita/gosta e instale um sistema de forma que atenda as necessidades dela.

Na real, a distro é o que menos importa. O que é realmente importante é que a pessoa que irá receber o sistema se sentirá bem “atendido” nas ferramentas de trabalho e necessidades diárias.

Minha sugestão é que você não comece pelo fim, escolhendo a distro primeiro.

:vulcan_salute:

5 curtidas

Vai de Mint com Xfce, para unir leveza e visual win-like, sem deixar de lado o q o @eddiecsilva comentou.

Ou Zorin Lite, com a vantagem dele ser lindão e bem-documentado

No computador de familiares, incluindo meus pais, coloquei Ubuntu e Fedora. Eles sabem usar o celular e a sistemática é a mesma do Gnome - o visual não assusta e é familiar pra quem usa Android. Gostaram por ser simples e acabou aquela ladainha de “sumiu tal coisa” ou “como faço tal coisa”. Fazem uso básico de computador.

1 curtida

Imagina tu instalar arch na frente de alguém que nunca usou linux, essa pessoa vai pensar q tu tá hackeando os Estados Unidos ksksksksks

5 curtidas

Boa tarde a todos!

Bom lá vai a minha opinião ,
antes de instalar qualquer distro converse com seu pai , procure entender qual o tipo de atividade será realizada com o notebook , logo de entrada não instale nenhuma distro que seja muito complexa , procure uma que seja mais clic-intall , eu testei varias e entre elas para mim que tambem sou iniciante:
( ZorinOS 15.3 xfce , Mint 20 xfce , Xubuntu 20.04 , Lubuntu ) são faceis de se adaptar , ai com o tempo voçe vai apresentando a ele outras disros mais elegantes , mas se ele precisa de desempenho eu recomendo que não apresente a ele sistemas cheio de efeitos visuais que as vezes reduz o desemenho.

bom só não deixe ele virar um saltador de distros tambem ,kkkkkkkkk.

Ubuntu com algumas extensões básicas…

Deu super certo aqui. Nem percebem que estão usando GNU/Linux… Qualquer distro roda extremamente bem nesse seu hardware.

1 curtida

Desempenho + Simplicidade + customização = Xubuntu 20.10