Instalei Big Linux na minha máquina como minha primeira distro, mas não consegui aproveitar por vários problemas: não consegui instalar jogos que não estão listados em plataformas como Steam e alguns problemas que por ser iniciante não tinha noção do que instalar com drivers. Após esses problemas busco uma distro que ofereça uma experiência agradável para iniciantes e que consiga jogar uma performance razoável e com uma ampla comunidade pt/br para me amparar. Qual ou quais distros devo baixar para testar através do Virtual Box?
Jogos de interesse: bomba patch, cs 1.6 no steam, Poker Star e seus problemas de análise de mãos.
Segindo o site da ferramenta de compatibilidade de software de MS Windows para Linux chamada Wine, o CS1.6 esta compatível, segue: https://appdb.winehq.org/objectManager.php?sClass=version&iId=3507
Platinum significa que funciona tão bem quanto ou superior ao MS Windows. Gold é quase como o Platinum se usando alternativas.
Mas veja o ultimo teste foi feito em 2020
Que driver vc diz?
Tem muito tutorial no youtube, e o diolinux já fez video e tutorial em seu blog, mas olha a data das publicações, se você ver conflito entre conteúdo leva em conta o conteúdo mais recente.
Vê se tem wine nos repositorios do biglinux e se tiver instala por ele.
Tem interface de usuário para o Wine tmb
No site do WineHQ tem muito perguntas e respostas e documentação e wiki de uso e lista de software testado.
O Wine não é compatível com todos os anticheat, para a steam você pode considerar usar o Proton que é um fork do Wine que é desenvolvido pela Valve. Tente ativar o Proton para jogar CS1.6 na Steam.
A lista de software testado no Proton na steam fica neste site: https://www.protondb.com/
Espera olhando aqui o CS1.6 tem sem precisar de Wine, é isso mesmo?
Um detalhe que eu não vejo ninguém comentando sobre isso.
Rodar em VirtualBox é diferente de instalar fisicamente. É que nem aquela expressão que tem no futebol, jogo é jogo e treino é treino.
Na maquina virtual você não terá problemas com drivers, no máximo terá que instalar o “Virtualbox Guest Additions”. Já no sistema instalado no seu pc fisicamente a história é outra.
Você possui uma placa hibrida (notebook nvidia/intel), dependendo da situação pode ter problema em algumas distros e terá que buscar solução para configura-las.
Para instalar jogos além da Steam, você tem o Lutris ou Bottles, além da Heroic Game e outras launchers.
Não é todo jogo que roda no Linux, terá que ver antes se roda. Os que você citou alguns eu não conheço, portanto não posso te dizer se roda ou não.
Então, sobre os drivers. se o OS hospedeiro não tiver o driver de vídeo a maquina virtual não vai dar vídeo 3D, se o hospedeiro não tiver driver de som, a maquina virtual não vai conseguir reproduzir som, ai por diante. É preciso que os drivers dos recursos do hospedeiro a qual você vai utilizar na VM esteja instalado para que a maquina virtual consiga realizar as suas operações.
Quando você quer testar distribuições em uma máquina virtual, presume-se que você tem um sistema no minimo funcional para rodar pelo menos o programa da máquina virtual
A maquina virtual funciona em qualquer driver que esteja carregado no hospedeiro mas qualquer driver não necessariamente vai te entregar o resultado desejado. Então a VM não é independente do driver do hospedeiro.
Para que tudo funcione na máquina virtual, o hospedeiro tem que estar todo configurado. No caso dele se ele for usar o Big Linux como hospedeiro, primeiramente tem que terminar de configurar.