Qual é a distro ideal para esse caso?

Instalei Big Linux na minha máquina como minha primeira distro, mas não consegui aproveitar por vários problemas: não consegui instalar jogos que não estão listados em plataformas como Steam e alguns problemas que por ser iniciante não tinha noção do que instalar com drivers. Após esses problemas busco uma distro que ofereça uma experiência agradável para iniciantes e que consiga jogar uma performance razoável e com uma ampla comunidade pt/br para me amparar. Qual ou quais distros devo baixar para testar através do Virtual Box?

Jogos de interesse: bomba patch, cs 1.6 no steam, Poker Star e seus problemas de análise de mãos.

Notebook: core i5, 8gb ram, nvidia 920 dedicada / Intel(R) HD Graphics 5500

Segindo o site da ferramenta de compatibilidade de software de MS Windows para Linux chamada Wine, o CS1.6 esta compatível, segue: https://appdb.winehq.org/objectManager.php?sClass=version&iId=3507
Platinum significa que funciona tão bem quanto ou superior ao MS Windows. Gold é quase como o Platinum se usando alternativas.
Mas veja o ultimo teste foi feito em 2020
Que driver vc diz?

Eu não sei nada de drive então eu fiquei com essa pergunta hehehe. Você tem um tutorial de como usar o wine? Não faço ideia de como usar.

Tem muito tutorial no youtube, e o diolinux já fez video e tutorial em seu blog, mas olha a data das publicações, se você ver conflito entre conteúdo leva em conta o conteúdo mais recente.
Vê se tem wine nos repositorios do biglinux e se tiver instala por ele.
Tem interface de usuário para o Wine tmb
No site do WineHQ tem muito perguntas e respostas e documentação e wiki de uso e lista de software testado.

O Wine não é compatível com todos os anticheat, para a steam você pode considerar usar o Proton que é um fork do Wine que é desenvolvido pela Valve. Tente ativar o Proton para jogar CS1.6 na Steam.

A lista de software testado no Proton na steam fica neste site: https://www.protondb.com/
Espera olhando aqui o CS1.6 tem sem precisar de Wine, é isso mesmo?

1 curtida

Um detalhe que eu não vejo ninguém comentando sobre isso.

Rodar em VirtualBox é diferente de instalar fisicamente. É que nem aquela expressão que tem no futebol, jogo é jogo e treino é treino.

Na maquina virtual você não terá problemas com drivers, no máximo terá que instalar o “Virtualbox Guest Additions”. Já no sistema instalado no seu pc fisicamente a história é outra.

Você possui uma placa hibrida (notebook nvidia/intel), dependendo da situação pode ter problema em algumas distros e terá que buscar solução para configura-las.

Para instalar jogos além da Steam, você tem o Lutris ou Bottles, além da Heroic Game e outras launchers.

Não é todo jogo que roda no Linux, terá que ver antes se roda. Os que você citou alguns eu não conheço, portanto não posso te dizer se roda ou não.

1 curtida

Então, sobre os drivers. se o OS hospedeiro não tiver o driver de vídeo a maquina virtual não vai dar vídeo 3D, se o hospedeiro não tiver driver de som, a maquina virtual não vai conseguir reproduzir som, ai por diante. É preciso que os drivers dos recursos do hospedeiro a qual você vai utilizar na VM esteja instalado para que a maquina virtual consiga realizar as suas operações.

Quando você quer testar distribuições em uma máquina virtual, presume-se que você tem um sistema no minimo funcional para rodar pelo menos o programa da máquina virtual

A maquina virtual funciona em qualquer driver que esteja carregado no hospedeiro mas qualquer driver não necessariamente vai te entregar o resultado desejado. Então a VM não é independente do driver do hospedeiro.

Agora entendi o que você estava se referindo.

Para que tudo funcione na máquina virtual, o hospedeiro tem que estar todo configurado. No caso dele se ele for usar o Big Linux como hospedeiro, primeiramente tem que terminar de configurar.