Qual é a diferença entre MANJARO E UBUNTU ?

manjaro
ubuntu

tem diferença ?
resolvir usar o manjaro porque me parece bem mais atualizado que o ubuntu isso e uma vantagem muito boa.

sem contar que o Manjato Linux Xfce achei bem melhor que Xubuntu bem mas bonito quero dizer.

1 Like

Estou usando o Ubuntu e o Manjaro KDE. Estou gostando mais do manjaro. Já tem o kernel 5 disponível, simplesmente a máquina está uma bala. Recomendo.

2 Likes

Manjaro é baseado em Arch, Ubuntu em Debian.
Arch/Manjaro são rolling release ( Rolling release – Wikipédia, a enciclopédia livre ) por isso são mais atualizados que o Debian/Ubuntu, que tem releases fixos (no caso do Ubuntu 2x ao ano).

3 Likes

O Manjaro é base Arch, então algumas coisas são diferentes, como alguns comandos para instalar programas no terminal.
Por exemplo: sudo pacman -Sy para fazer update, é como se fosse o sudo apt update no Ubuntu. sudo pacman -Su para fazer upgrade, tipo o sudo apt upgrade. E também tem o sudo pacman -Syu que sincroniza os repositórios e faz o upgrade num comando só.
Para instalar programas se usa o sudo pacman -S “programa”, o mesmo que o sudo apt install "programa’ no ubuntu.
Se você quiser algo mais parecido com o apt, tem o pamac.

3 Likes