Qual driver escolher para Nvidia? Noveau ou Proprietário?

Olá a todos, sou novato no Linux, uso há alguns nunca tinha me aprofundado em questões de drivers e wayland, recentemente essa discussão chamou minha atenção e duvidas. Qual driver eu devo escolher? Proprietário ou Noveau? dei uma pesquisada e tudo o que eu encontrei foi discussões antigas, levando o cenário atual qual eu escolho? e como está o cenário do Wayland em GPUs da Nvidia
Eu gosto de jogar, editar vídeos e estudar programação. Ficaria agradecido se ne respondessem.

se a placa for antiga, esquece ksks, vai de open source mesmo

Sua GTX 1650 suporta o driver proprietário mais atual. É ele que você sempre deve usar. :wink:

O Wayland ainda tem muitos problemas com Nvidia + driver proprietário. Fique no X11 por enquanto, até a situação melhorar (há updates no horizonte para corrigir isso).

2 curtidas

não vi isso, como que ve ?

Ver o quê? O modelo do hardware? Basta clicar na imagem de avatar do usuário e visualizar a descrição. :wink:

1 curtida

hum tendi ksks

Se o usuário for amigável com agente ele vai colocar ate qual o OS que ele usa no perfil, facilita a vida tanto dele caso ele esqueça e facilita a nossa.

Ah sim entendi, uma pena que o Wayland não funciona em GPUs Nvidia, queria muito testar o Hyprland, todo mundo fala desse tiling então eu fico me coçando pra testar logo e ve como ele se comportaria no meu uso.

Opa eu até deixei no meu perfil qual distro e placa de vídeo eu uso:
Distro: Pop!_Os 22.04 LTS
GPU: GTX 1650

Eu uso Pop como distro principal, mas recentemente eu comecei a usar o Arch Linux como distro secundária em outro HD

1 curtida

Talvez o colega @mitosilva possa te ajudar.

Nunca consegui ter boa experiência no Wayland com o driver proprietário da Nvidia, em nenhum ambiente.

A solução definitiva pode estar próxima: Solução entre NVIDIA e Wayland é revelada por desenvolvedor do KDE

1 curtida

A primeira coisa é que a 1650 possui suporte ao módulo aberto da nvidia. Agora se isso influencia algo na estabilidade do Wayland? Não sei.

O que eu sei é que no meu caso (GTX 960) o GNOME sempre foi zuado em Wayland, o KDE Plasma também… Além disso nunca testei tiling wm em Wayland, fim de semana vou meter um Sway e ver o que acontece hehe.

Mas desde o lançamento do Plasma 6 a coisa mudou muito. Migrei do i3wm (xorg) para o Plasma 6 Wayland e as únicas coisas que eu precisei fazer foi ativar alguns módulos do kernel, especialmente o módulo de preservar memória. Precisa de ajuda para fazer isso?

Sinceramente, se você está apenas interessado em experimentar um gerenciador de janelas em mosaico, recomendo começar com o i3 e aproveitar a experiência por alguns dias. O i3 funciona muito bem sobre o Xorg e é simples o suficiente para evitar complicações desnecessárias. Além disso, ficar longe dos potenciais problemas do Wayland pode tornar sua experiência com o gerenciador de janelas muito mais agradável!

Funciona sim, e literalmente cada dia que passa funciona melhor ainda, especialmente se você estiver em uma distribuição que atualiza rápido (Arch). Esse post está sendo escrito em uma placa velha da nvidia no Plasma Wayland.

Sobre jogos, eu só jogo BeamNG pelo Proton da Steam Flatpak, roda tudo normal, Steamdeck foi uma benção.

2 curtidas

Eu já o usei o i3, foi uma experiencia bem amigável e agradável de configurar cada arquivo pra fazer as coisas funcionarem, porém se eu tentasse jogar e gravar a tela no i3 por algum motivo a tela ficava divido ao meio kkkk