Qual driver escolher para Nvidia? Noveau ou Proprietário?

Olá a todos, sou novato no Linux, uso há alguns nunca tinha me aprofundado em questões de drivers e wayland, recentemente essa discussão chamou minha atenção e duvidas. Qual driver eu devo escolher? Proprietário ou Noveau? dei uma pesquisada e tudo o que eu encontrei foi discussões antigas, levando o cenário atual qual eu escolho? e como está o cenário do Wayland em GPUs da Nvidia
Eu gosto de jogar, editar vídeos e estudar programação. Ficaria agradecido se ne respondessem.

se a placa for antiga, esquece ksks, vai de open source mesmo

Sua GTX 1650 suporta o driver proprietário mais atual. É ele que você sempre deve usar. :wink:

O Wayland ainda tem muitos problemas com Nvidia + driver proprietário. Fique no X11 por enquanto, até a situação melhorar (há updates no horizonte para corrigir isso).

2 curtidas

não vi isso, como que ve ?

Ver o quê? O modelo do hardware? Basta clicar na imagem de avatar do usuário e visualizar a descrição. :wink:

1 curtida

hum tendi ksks

Se o usuário for amigável com agente ele vai colocar ate qual o OS que ele usa no perfil, facilita a vida tanto dele caso ele esqueça e facilita a nossa.

Ah sim entendi, uma pena que o Wayland não funciona em GPUs Nvidia, queria muito testar o Hyprland, todo mundo fala desse tiling então eu fico me coçando pra testar logo e ve como ele se comportaria no meu uso.

Opa eu até deixei no meu perfil qual distro e placa de vídeo eu uso:
Distro: Pop!_Os 22.04 LTS
GPU: GTX 1650

Eu uso Pop como distro principal, mas recentemente eu comecei a usar o Arch Linux como distro secundária em outro HD

1 curtida

Talvez o colega @mitosilva possa te ajudar.

Nunca consegui ter boa experiência no Wayland com o driver proprietário da Nvidia, em nenhum ambiente.

A solução definitiva pode estar próxima: Solução entre NVIDIA e Wayland é revelada por desenvolvedor do KDE

1 curtida