Qual distrubuiçao mais estavel no momento ?

Eu estava querendo migrar para um versão linux, mas acabei de deparar com um erro que nao encontro soluçao, meu deepin nao iniciava mais, com o seguinte erro “tocblock, database…”
enfim, quero uma distru estavel, que nao venha me supreender com esses erros.
qual voces me indicam?

Debian é a distro mais estável que já utilizei. CentOS é outra boa opção.

4 Likes

Instale o Linux Mint 19.1 e seja feliz! Rápido, leve, fácil e estável!
O Debian é, provavelmente, um dos mais estáveis, mas eu ñ indico-o para um usuário q está começando!

5 Likes

O Debian é certamente a distro mais estavel que tem, porem eu te recomendaria o Mint, por ser uma distro estavel, não tanto quanto o Debian, e por ser amigavel.

2 Likes

Olá @voljin, existem algumas distribuições que são reconhecidamente estáveis mas isso está diretamente ligado ao seu hábito como usuário. Por exemplo, eu estou usando o Elementary 5 Juno no momento e da forma como a distro é originalmente ela é muito estável (usa como base o Ubuntu 18.04 LTS) - porém, eu fiz um monte de coisas nela: mudei o kernel, mudei o tema, estou usando aplicativos ainda em beta, flatpaks e snaps de monte… então se a distro de repente começar a travar não vai ser culpa do elementary certo?

Geralmente distros LTS (long term support) e suas derivadas costumam ser muito estáveis, mas fique ciente que normalmente isso significa utilizar versões um pouco mais antigas de software.

Agora minhas recomendações: Elementary OS 5 Juno e Pop!-OS LTS

3 Likes

Vc tinha o Deepin em dualboot? Pelo que pesquisei rapidamente, parece ser um problema com o Grub (o negócio que inicia qualquer distribuição linux).

Resta saber o que causou esse problema; antes de acusar o sistema em si.

4 Likes

Estou com o Deepin há uns 6 meses +/- e está bastante estável.
Migrei prá 15.10 e, até agora, tudo normal, mesmo com uns programas “mais atuais”.

3 Likes

Debian. O foco do Debian é justamente a estabilidade.

2 Likes

Depende tem que ver o quanto de estabilidade você quer, digo que até distros RR conseguem ser satisfatoriamente estável para mim, mas se o seu foco é uma distro 100% estável recomendo usar o Debian se estiver familiarizado com os pacotes .deb ou CentOS caso esteja familiarizado com os .rpm (ambos são muito usados em servidores pelas politicas de atualização que adotam de Segurança e estabilidade) :slight_smile:

2 Likes

O pessoal já falou várias coisas importantes. Só vou acrescentar algumas que aprendi com o pouco que sei de linux.

1. Estabilidade varia de acordo com o usuário. Se você fuçar muito e não souber o que está fazendo, pode quebrar até um Debian ou Slackware da vida. Porque? O linux te permite tudo.

2. Se usar distros da família do Debian, como Ubuntu, Mint, Linux Lite etc. evite usar PPA’s, além de bagunçarem seu sources.list existem alguns que são meio obscuros e é melhor evitar o uso, a não ser que seja indispensável e que o PPA seja atestadamente seguro.

3. Como disse acima, uma distro estável pode deixar de ser rapidamente por causa do usuário, então, quando escolher uma distro, sempre fiquei de olho no fórum oficial e em sites que tragam conteúdo sobre a distribuição que você escolheu.

Eu considero bem estáveis as seguintes distros: Debian, OpenSuse, Mageia, Slackware (eu evitaria o Slack se for iniciante).

6 Likes

Tem também o Linux Mint Debian Editon(LMDE), ele vem com quase todas as funcionalidades e facilidades do Linux Mint com base Ubuntu, só que rodando com a base Debian Stable.

Como já disseram uma distro estável depende muito do usuário e do que vc quer fazer com o sistema. Se for usar sistemas de base Ubuntu e que ter mais estabilidade, evite mexer de mais nas configurações do sistema, evite usar PPA, a não ser que seja estritamente necessário e dê preferência a aplicativos em flatkpak, snap e appimages.

3 Likes

sim, em dual boot com o windows 10

E tem diferença o Linux Mint 19.1 para o Mint 18.3? Como sou iniciante um amigo me respondeu em um vídeo d canal onde fiz essa pergunta, porquê como meu pc é bem limitado ele me recomendou o Linux Mint 18.3, mas aí eu vi que tinha essa nova atualização, porém não sei se tem alguma diferença de uma para a outra. Abraços.

Xubuntu 18.04, atualmente na minha opinião

2 Likes

Linux Mint 19.1 é a versão mais recente, com novas funcionalidades e tals. Recomendo utilizar a versão 19.1.
E como você disse que seu PC é “limitado”, eu recomendo o Linux Mint 19.1 com XFCE que é mais leve. :slight_smile:

5 Likes

Pois então, eu disse limitado porque não entendo de pc aí usei o programa CPU-Z e os dados que saíram foram esses:

Processador Via C7-D Processor 1800 mhz 1.80 ghz
Memória instalada (RAM): 2,00 GB
Package: Socket nanoBGA2 / Technology:90 nm / Core Voltage: 1.264 V
Chipset: VIA P4M900/CN896/VN896/PT890
Southbridge: VIA VT8237S
LPCIO: ITE IT8712
Memory Slot Selection: DDR2
GPU: Adaptador de Vídeo Básico da Microsoft

Eu estou com bastante vontade e formatar e instalar Linux Mint 19.1 Xfce, será que dá conta?

Meu amigo… processador Via… chipset Via… Acho que só windows XP vai rodar bem nessa máquina.

Eu não sei se o Mint 19.1 tem os drivers, mas se não tiver teste a versão 18.3, me lembro quando usava um computador com driver gráfico VIA os únicos sistemas operacionais que ficaram redondinho (no seu limite porque 64MB de vídeo é dificil) foram o Lubuntu 14.04 e o Xubuntu 16.04, tive trabalho para instalar os drivers no Windows 7, no Windows 10 nem conseguir fazer funcionar, recomendo testar o Mint XFCE 19.1 32bits e se tiver problema com video teste o Mint XFCE 18.3, se esse ter problema teste o Lubuntu 16.04 que esse quase certeza que vai ficar redondinho

2 Likes

Olha, segundo o site do Linux Lite, ele funciona com esse processador.

https://www.linuxliteos.com/hardware_results.php?q=Via+C7#search_results

1 Like

Cara, uso Ubuntu 19.04, não tenho nenhum problema. Agora, depende do que vai fazer.

2 Likes