Qual distro você recomenda para iniciantes no mundo Linux? (Votação! Resultado 17/06/19 - 15:40.)

  • Antergos.
  • Arch Linux.
  • Cent OS.
  • Debian.
  • Deepin.
  • Elementary OS.
  • Fedora.
  • KDE Neon.
  • Kubuntu.
  • Manjaro.
  • Mint.
  • MX Linux.
  • openSUSE.
  • Slackware.
  • Solus OS.
  • Ubuntu.
  • Zorin OS.
  • Outra distro.

0 votantes

4 curtidas

Votei mas essa questão depende de n fatores, onde está o Endless OS?

5 curtidas

Endless OS ficou para a opção “Outra distro”.

A votação é com base na experiência de cada usuário de Linux, sem discussões técnicas (já tem muitas). Veremos o que a maioria acha.

3 curtidas

Participem da votação pessoal.

1 curtida

Ajudem na votação pessoal. 47 visualizações e apenas 19 votos.

Deepin,por ter sua base no debian o que leva a ser um sistema mais seguro,e em segundo a sua bela loja o que facilita muito as coisas pra que em novato…

3 curtidas

Tem uma coisa curiosa em relação a esse “iniciante”. Algumas pessoas são mais curiosas ou mais interessadas que outras. Logo, a própria distribuição que a gente pode indicar varia de acordo com o perfil do usuário iniciante. Conheço pessoas que começaram no linux com o Debian e, rapidinho, conseguiram se adaptar. Já vi gente que começou com o Ubuntu e custou, mas, custou mesmo, a se adaptar. Outras que começaram com o Linux Mint e demoraram a se adaptar também. Então isso vária, obviamente, de acordo com perfil do usuário iniciante. Essa é uma discussão meio sem fim, a gente pode ficar anos citando e recomendando distros e não chegar a lugar nenhum.

1 curtida

Concordo plenamente contigo. Fiz a votação porque tenho visto algumas discussões sem fim, então por meio da votação pode-se saber o que cada um acha diretamente sem discussões disso e daquilo.

Eu acho que o mint devido a semelhança com windows, facilita a migração para o sistema

2 curtidas

De modo geral, distros como o Mint vão bem para iniciantes. Gosto também do OpenSuse, do Mageia e do Debian. As duas primeiras, possuem ferramentas que facilitam a instalação e manutenção de pacotes, principalmente o poderoso Yast do OpenSuse e bom Centro de Controle Mageia (que lembra o Yast, porém, é um pouco mais simples, mas, muito bom também). O ponto central, pelo menos para mim, é que, para um iniciante, quanto mais estável for a distro, melhor.

Mas, só para complementar minha resposta anterior, acho mais importante existir material farto sobre a distribuição. Assim, quando o iniciante encontrar alguma dúvida, ele logo se depara com material sobre aquele tema. Ou então que ela possa recorrer a espaços que encontrará ajuda, como muitos fóruns que se tem por ai, inclusive os da própria distro, ou fóruns como esse aqui

4 curtidas

Votei no Mint porque acho ele lúdico e com uma interface semelhante a do Windows. Porém Ubuntu também seria uma ótima devido ter muito material na internet para tirar dúvidas, se encontra quase tudo para o Ubuntu.

2 curtidas

É só clicar e tá feito? Ou confirma a votação em algum popup?

1 curtida

Só clicar e pronto colega.

Participem da votação pessoal. Temos 127 visualizações e apenas 48 votos.

Depende do tipo de usuário, pra alguém que tem um pouco mais de conhecimento em informática ou curiosidade, eu indicaria o Mint, já pra alguém que é um usuário mais simples, eu indicaria o Deepin

1 curtida

Mint. Sem sombra de dúvidas.

2 curtidas

Acho que Arch e Slakware não deveriam tá na lista para iniciantes.

8 curtidas

Obrigado por lembrar do Endless OS.
Considero uma das principais distros para iniciantes.
Uma distro quase inquebrável, visualmente funcional e que abarca os programas necessários para quem utiliza o pc com propósitos medianos.

2 curtidas

Na minha opinião, as distros Deepin e Linux Mint são as melhores opções para um iniciante, podemos considerar o Linux Mint para quem vem do Windows e o Deepin para quem vem do macOS, tendo uma migração mais adaptável e semelhante de ambiente gráfico do seu SO anterior. De ante de tantas distribuições Linux e de diferentes opiniões, é difícil especificar apenas uma ou duas distros para iniciantes, sempre terá várias recomendações. Estou aguardando curiosamente para saber quais serão os resultados dessa votação. :smile:

2 curtidas

Eu recomendei o Mint, mas depende muito do usuário.
Quando alguém pergunta isto, o que deve fazer é algumas perguntas básicas e analisar também o nível do usuário e também o gosto.
Dependendo eu indico o Deepin ou até o Manjaro.
O ruim é indicar um Slackware ou pior, o Arch pra um iniciante, que até a instalação é manual via modo texto. Vai é dar um convite para voltar pro Windows ou MAC, dependendo do usuário.
Deixa a pessoa conhecer o mundo Linux e se o mesmo quiser se aventurar mais, dá pra indicar estes.

4 curtidas